Discos ovalizados

ZeBitaite

New member
Bom dia

Tenho um amigo que comprou um BMW série 5 novo, um 520D.
O carro tem 4 meses e 10.000 kms e apareceu-lhe agora 1 problema. Quando trava o volante treme muito, mas não se trata de rodas descalibradas ou direcçao desalinhada, daí que penso só poder ser discos ovalizados. Por outro lado, o indicador de desgaste de pastilhas indica um desgaste de 50% à frente e 30% atrás. Tambem se nota, o que é estranho, que a superficie do disco onde aperta a pastilha, não está totalmente lisa.
Alguem me sabe dizer se isto é normal poder acontecer, os discos ovalizarem? Pelo tremor descrito, não acham ser isto que possa ter acontecido?
Na minha opinião deverão ter os discos ovalizado e poderá ser devido a alguma travagem mais forte, que pensam vocês?

Por ultimo, a garantia costuma cobrir estes casos?

Ponto Nº1: Este tópico pertence às boxes.

Ponto Nº2: Todos os carros podem empenar discos. Travagens fortes prolongadas, choques térmicos (tipo estar a ferver depois de uma travagem e levar com àgua fria de uma poça).
Ainda existe a hipótese de um problema nas bombas que impeça as pastilhas de se afastarem o necessário dos discos.
A diferença que notas no disco onde a pastilha passa deve ser o desgaste e isso é normal.

Ponto Nº3: Normalmente é substituido em garantia. O cliente paga as pastilhas novas.

Bom dia

Tenho um amigo que comprou um BMW série 5 novo, um 520D.
O carro tem 4 meses e 10.000 kms e apareceu-lhe agora 1 problema. Quando trava o volante treme muito, mas não se trata de rodas descalibradas ou direcçao desalinhada, daí que penso só poder ser discos ovalizados. Por outro lado, o indicador de desgaste de pastilhas indica um desgaste de 50% à frente e 30% atrás. Tambem se nota, o que é estranho, que a superficie do disco onde aperta a pastilha, não está totalmente lisa.
Alguem me sabe dizer se isto é normal poder acontecer, os discos ovalizarem? Pelo tremor descrito, não acham ser isto que possa ter acontecido?
Na minha opinião deverão ter os discos ovalizado e poderá ser devido a alguma travagem mais forte, que pensam vocês?

Por ultimo, a garantia costuma cobrir estes casos?

Boas ,

Os discos estão empenados e não ovalizados.Os tambores (quando existem), é que ficam ovalizados.

Se ele for á BMW, eles rectificam os discos e deve resolver o assunto.As pastilhas continuam a ser as mesmas.

Quanto á razão do empenar, deve ter sido alguma travagem MUITO FORTE, ou tipo passar numa poça e os discos estarem quentes e apanharem com água, provocando o empeno.

Quanto á percentagem de desgaste das maxilas, o condutor desse carro deve ter uma condução em que usa muito o pedal de travão, pois isso não coincide com o desgaste de um 530d que conheço.

De qualquer forma, se é assistido na marca, podem até oferecer o serviço de rectificar os discos.

Abraço

É má política rectificar os discos dos travões! Por um lado, ficam mais finos e com menor resistência à fadiga, por outro lado, ao rectificar, a têmpera praticamente desaparece!

Deverão ser substituídos e procurar não lavar o carro e/ou evitar poças de água com os discos quentes.

É má política rectificar os discos dos travões! Por um lado, ficam mais finos e com menor resistência à fadiga, por outro lado, ao rectificar, a têmpera praticamente desaparece!

Deverão ser substituídos e procurar não lavar o carro e/ou evitar poças de água com os discos quentes.

Por acaso até discordo. Os discos têm uma espessura mínima, a partir da qual já não devem ser usados. Até lá, são tolerâncias admissíveis pelo fabricante e como tal podem ser rectificados.

Na vossa opinião, quando é que se deve mudar os discos há algum sintoma???:confused:

Ou confiamos no nosso mecanico, que nunca sei se está a falar a serio ou simplesmente quer mais qualquer coisa€€€, quando nos diz
-"ESSES DISCOS JÀ ESTAM NAS LONAS":(

eu tneho os meus empenados...acima dos 120km/h se toco no pedal treme a direcçao...fugir nao foge, travar, trava na mesma...ja tao assim á uns bons km , é obivo que faz impressao mas como nao há €€ para uns novos e as pastilhas estao optimas...deixo assim...

BTW desconfio de todos os mecanicos...prefiro estar preparado para o pior orçamento para me supreender quando me apresentam o melhor...tenho feito isto em todas as minhas deslocações a oficinas e felizmente até agora nao tenho razao de queixa...mas há sempre um manel GT a querer trocar o novo pelo novo...

olha os meus foram retificados!!!! mas o meu mecanico tambem disse logo:"vamos retifica-los, mas vai pensando em comprar uns pois nao vamos poder fazer sempre o mesmo que eles nao aguentam".... ate hoje nao me falharam, mas e obvio que nao vou correr o risco de andar com eles assim pra sempre!!!

Na vossa opinião, quando é que se deve mudar os discos há algum sintoma???:confused:

Ou confiamos no nosso mecanico, que nunca sei se está a falar a serio ou simplesmente quer mais qualquer coisa€€€, quando nos diz
-"ESSES DISCOS JÀ ESTAM NAS LONAS":(

Como já foi dito há uma espessura mínima definida pelo fabricante abaixo da qual os discos devem ser substituídos.
As oficinas das marcas conhecem esses valores e medem os discos.
A espessura dos discos é uma questão de segurança por isso nem sequer dá para discutir ou pensar duas vezes.

Como já foi dito há uma espessura mínima definida pelo fabricante abaixo da qual os discos devem ser substituídos.
As oficinas das marcas conhecem esses valores e medem os discos.
A espessura dos discos é uma questão de segurança por isso nem sequer dá para discutir ou pensar duas vezes.

Esta questão normelmente é colocada ao cliente, mas a maioria não quer gastar dinheiro e os mecânicos fazem o que os clientes mandam.

Por acaso até discordo. Os discos têm uma espessura mínima, a partir da qual já não devem ser usados. Até lá, são tolerâncias admissíveis pelo fabricante e como tal podem ser rectificados.

OK, quanto à espessura mínima até posso estar de acordo, mas quanto à perda da têmpera já não... De qualquer modo, os discos não se trocam com tanta regularidade e até não custam nehuma fortuna. Tratando-se de uma questão de segurança, penso que será de substituir por novos.

OK, quanto à espessura mínima até posso estar de acordo, mas quanto à perda da têmpera já não... De qualquer modo, os discos não se trocam com tanta regularidade e até não custam nehuma fortuna. Tratando-se de uma questão de segurança, penso que será de substituir por novos.

Mais uma vez, discordo.Enquanto os discos estiverem nos limites da espessura, terão uma têmpera tolerada. Abaixo disso, já não terão massa (material ) suficiente , corrento o risco de destemperar.

É muito provável que sejam os discos e normalmente o empeno não é perceptível a olho.

Rectificar os discos não recomendo uma vez que vão ficar mais finos e susceptíveis de voltar a empenar. Já mo fizeram e foi isso que acabou por acontecer.

antes demais, rectificar uns discos é como somar aos mesmos uns quantos milhares de kilometros e nao tou a ver ninguem a trocar discos de 2 em 2 meses aqui!

se soubessem quantos discos novos vêm com imperfeiçoes e dps de rectificados ficam prontos para valentes anos a fazer o que lhes compete!

de qualquer maneira, eu nao rectificava lol... uma vez que leva as pastilhas, gasta se mais uma beca e mete se discos em vez de rectificar mas tb os discos para o bmw nao devem ser baratos

Voltar
Superior