Desde ja as boas-vindas ao forum!
Quanto ao disco, pelo que vejo ja é o 300tdi, ou seja tem ja umas pequenas evoluções em relação ao 200tdi o primeiro disco (que é o meu[

]).
Segundo o que sei essas evoluções, alem das evidentes de estetica exterior e interior, passam acima de tudo pelo motor e pela suspensão!
Em relação ao motor tenho ideia que é um pouco mais potente que o do 200tdi o que o torna mais despacahdo em estrada o que o seu antecessor mas que seja dono de um pode esclarecer-te disso!
A suspensão acho que tem uma barra estabalizadora na suspensão traseira mas disto não tenho a certeza!
O facto de estar babado por baixo penso que n seja muito grave... o meu também anda assim no IPO chateiam mas eu lavo-o por baixo antes de ir e passa, penso que esse problema se deve aos a algumas borrachas que apesar de n serem caras, a mao de obra que leva a chegar a elas aumenta o custo da reparação.
Em relação aos quilometros que tem a apartida não são problema so mesmo o facto de que segundo o que disses-te não ter tido grande manuntenção e isso sim pode ser uma fonte de problemas futuros.
Quanto ao valor dele não sei mesmo tenta ver na net se encontras algum semelhante.
Abraço e boa sorte