Disco com CD-ROM prompt

Zell

New member
Pois é, meus caros. Ando a tentar preparar um disco para que seja possivel aceder à drive de CD-ROM sem a disquete de arranque e não estou a conseguir. Já procurei na web mas só ensinam a fazer a dita disquete. Sei que tem que se copiar o driver do cdrom para o disco, o mscdex.exe, e fazer um autoexec.bat e config.sys, não acerto é no código destes ficheiros.
Experimentei, por exemplo:

Config.sys</u>
DEVICE=himem.sys
DEVICE=emm386.exe
DOS=high, umb
DEVICE=oakcdrom.sys /D:MSCD001

Autoexec.bat</u>
MSCDEX.EXE /D:MSCD001

Já tentei várias coisas e nada resultou. Se alguém me puder dar uma ajudinha, fico agradecido.

Mas queres arrancar por um disco duro para DOS e ter acesso ao CD ou arrancar pelo CD e ficar em DOS e ter acesso ao disco e CD?

cumps,
[dio]

citação:Originalmente colocada por Zell

citação:Originalmente colocada por blink

Por essa configuração tens de copiar também os ficheiros himem.sys, emm386.exe e oakcdrom.sys.

Foi tudo copiado para o disco.
e o path está correcto? estão na root? senão tens de indicar o caminho. por exemplo:

DEVICE=a:\windows\himem.sys

e quando arranca quais as mensagens que aparecem?

Não é uma questão de ficheiros, é uma questão também de boot sector, mais não te posso ajudar, já que utilizo sempre o CD do Windows Me que anda praí...

citação:Originalmente colocada por dio

Mas queres arrancar por um disco duro para DOS e ter acesso ao CD ou arrancar pelo CD e ficar em DOS e ter acesso ao disco e CD?

cumps,
[dio]

Exacto. Ter em DOS acesso ao CD sem o auxilio de disquetes.

Por essa configuração tens de copiar também os ficheiros himem.sys, emm386.exe e oakcdrom.sys.

Foi tudo copiado para o disco.
e o path está correcto? estão na root? senão tens de indicar o caminho. por exemplo:

DEVICE=a:\windows\himem.sys

e quando arranca quais as mensagens que aparecem?

Vou explicar os passos:
Para o disco sem nada, a partir da disquete:

sys c:
depois copio o himem.sys, emm386.exe, oakcdrom.sys, mscdex.exe
depois copio o autoexec.bat e o config.sys com o código que meti aí noutro post.

Mensagem, arrancando com o disco:

DEVICE DRIVER NOT FOUND: 'MSCD001'
NO VALID CDROM DRIVERS SELECTED

O driver é este, o caminho no config.sys já experimentei apontar para a root do c: que é onde estão os ficheiros todos e nada. Dá-me sempre esta mensagem.

Ou o driver oak não carregou, ou mscdex não o encontra.

No primeiro caso, deveria aparecer alguma mensagem de aviso tipo "oak driver not loaded", ou parecido. O Cdrom é IDE?

No segundo caso, pode ser porque o nome do device não está correcto. Confirma se MSCD001 está bem escrito (com 2 zeros e não com OO's).

Ou o driver oak não carregou, ou mscdex não o encontra.

No primeiro caso, deveria aparecer alguma mensagem de aviso tipo "oak driver not loaded", ou parecido. O Cdrom é IDE?

No segundo caso, pode ser porque o nome do device não está correcto. Confirma se MSCD001 está bem escrito (com 2 zeros e não com OO's).

Obrigado a todos os intervenientes. Já resolvi a questão. Não percebi muito bem onde estava o erro. Num dos reinicios começou a funcionar. E pronto... enfim...

Voltar
Superior