Disciplinas

Pacheco90

New member
ola pessoal, é assim...

eu tenho o 12º ano incompleto de ciencias e tecnologias, tenho todas as disciplinas feitas menos a matematica a pk chumbei no exame

a minha duvida é: posso substituir a Mat A por outra ddisciplina tipo Mat B ou macs ou ate outra disciplina sem ser matematica para completar o 12º?

Sim. Podes até mudar para módulos das antigas Unidades de formação de curta duração (UFCD) no âmbito das antigas Novas Oportunidades e se só te falta Matemática...trocas isso por um módulo de 50horas e depois ficas com a equivalência do 12º ano. Informa-te porque hoje em dia isso mudou de nome mas ainda existe...
Tenta saber junto do centro de emprego ou procura no site do IEFP o centro mais próximo de ti

Sim. Podes até mudar para módulos das antigas Unidades de formação de curta duração (UFCD) no âmbito das antigas Novas Oportunidades e se só te falta Matemática...trocas isso por um módulo de 50horas e depois ficas com a equivalência do 12º ano. Informa-te porque hoje em dia isso mudou de nome mas ainda existe...
Tenta saber junto do centro de emprego ou procura no site do IEFP o centro mais próximo de ti

mas tenho de ir a exame?

posso substituir por qualquer disciplina?

Podes substituir por outra disciplina que tenha exame.
Não podes terminar o secundário sem esses exames, logo podes trocar, desde que a outra também tenha exame, pois visto que é matemática só podes trocar alguma trienal.

Já existe páginas de contestação no FB sobre os exames no secundário[:D], e não fui eu que criei.

Uma coisa é certa,eu que tenho amigos supostamente frequentaram o 12º ano,mas porque reprovaram nos exames importantes(12º incompleto) ,no fundo têm 9º ano.

E acho que devia haver esta regulamentação,não sei se o rapaz quer frequentar universidade ou não.

Mas no caso da resposta ser negativa,e porque as escolas não começam a reger pelas 3 negativas(média por cada disciplina),só no caso do aluno querer frequentar universidade é que tinha obrigatoriedade de realizar exame nacional

Eu lembro-me que em 2004,para passar para o 7º ano(3º ciclo) não havia exame,bastava ter 3 negativas ou menos(tás passado),9º ano para secundário devia ser igual,e para completar o 12º ano também,só no caso de o aluno querer frequentar a universidade ai é que devia ser obrigado a realização de exame.

Corrijam-me se estou errado.

Já existe páginas de contestação no FB sobre os exames no secundário[:D], e não fui eu que criei.

Uma coisa é certa,eu que tenho amigos supostamente frequentaram o 12º ano,mas porque reprovaram nos exames importantes(12º incompleto) ,no fundo têm 9º ano.

E acho que devia haver esta regulamentação,não sei se o rapaz quer frequentar universidade ou não.

Mas no caso da resposta ser negativa,e porque as escolas não começam a reger pelas 3 negativas(média por cada disciplina),só no caso do aluno querer frequentar universidade é que tinha obrigatoriedade de realizar exame nacional

Eu lembro-me que em 2004,para passar para o 7º ano(3º ciclo) não havia exame,bastava ter 3 negativas ou menos(tás passado),9º ano para secundário devia ser igual,e para completar o 12º ano também,só no caso de o aluno querer frequentar a universidade ai é que devia ser obrigado a realização de exame.

tens toda a razao

que pagina é?

nos cursos profissionais nao é obrigatorio ir a exame, so se quiseres ir pra faculdade, no secundario é sempre obrigatorio mas o nosso país é assim, tem maneiras estranhas de fazer as coisas, em tudo mesmo

Ao contrário do que já foi dito aqui...não precisas de ir a exame nem trocar por uma disciplina com exame. Daí ser um programa ao abrigo das novas oportunidades (antigamente era esse o nome, e mais uma vez reforço que não sei o nome actual). Mas tenho amigos que frequentaram estes ditos módulos e ficaram com a equivalência ao 12º ano. Depois se quiseres ir para a faculdade...bem isso aí já tens que fazer os exames nacionais, mas caso pretendas ficar por aí...então podes trocar matemática por uma disciplina/módulo sem ser preciso exame algum.

Ao contrário do que já foi dito aqui...não precisas de ir a exame nem trocar por uma disciplina com exame. Daí ser um programa ao abrigo das novas oportunidades (antigamente era esse o nome, e mais uma vez reforço que não sei o nome actual). Mas tenho amigos que frequentaram estes ditos módulos e ficaram com a equivalência ao 12º ano. Depois se quiseres ir para a faculdade...bem isso aí já tens que fazer os exames nacionais, mas caso pretendas ficar por aí...então podes trocar matemática por uma disciplina/módulo sem ser preciso exame algum.
É claro que é preciso ir a exame se quer ficar com Ciências e Tecnologias feitas.
Ele para fazer esses processos que vocês falam tinha de voltar lá mais um ano ou mesmo os 3 anos, não é assim sem mais nem menos.
Ou então faz os tais módulos(que nem há em todo o lado) mas depois fica sem a principal disciplina de ingresso...
E nem sei se esses modulos estão disponíveis para todos, deve ser daquelas coisas que só dá a partir de uma certa idade e bla bla bla...
Vou constatar o obvio, mas... se chegaste a ir a Exame a Matematica, porque nao tentar explicaçoes e ires novamente a exame?
Ele disse no primeiro post que foi e chumbou, eu sei é da hora[:p][:D]

Mas pode tentar ter umas explicações mais "intensivas" e passar.
Eu no ano passado fiz Geometria A com 2 semanas de explicação e já não tinha Geo á 1 ano e nos anos anteriores nunca tinha tido boas notas, tanto que num ano nem cheguei a ir a exame, e mais, para esse exame nem estudei, era ali na explicação 2h por dia durante 2 semanas, depende é do explicador que se arranjar...

Tens a certeza?
Fala me mais sobre isso

Basicamente é isso que expliquei...
Tens algumas condições de acesso que podem ou não aplicar-se a ti, e depois o objectivo também dependerá dos teus planos (faculdade ou não).
Se o teu objectivo for completar o 12º ano e ficar por aí...então aconselho-te esses ditos módulos, e depois se quiseres ir para um curso superior ainda tens essa oportunidade, se bem que fica mais complicado porque as condições de acesso ao ensino superior limitam-se para ti (apesar de não se fecharem!).

Como disse o Paulo14...se trocares Matemática e essa disciplina for necessária para prova de ingresso...já foste. Mas como estás com dificuldade nessa disciplina, duvido muito que fosses escolher um curso superior baseado em Matemática.

Não consigo adiantar muito mais...não sei a tua idade nem área de residência...o meu conselho é procurares o centro de emprego mais próximo e informares-te das condições para ti. Ou então dá uma olhadela aqui Formação e tenta ver qual se adequa mais á tua situação. Mas nada melhor que ir ao centro e falar com alguém entendido no assunto.

Basicamente é isso que expliquei...
Tens algumas condições de acesso que podem ou não aplicar-se a ti, e depois o objectivo também dependerá dos teus planos (faculdade ou não).
Se o teu objectivo for completar o 12º ano e ficar por aí...então aconselho-te esses ditos módulos, e depois se quiseres ir para um curso superior ainda tens essa oportunidade, se bem que fica mais complicado porque as condições de acesso ao ensino superior limitam-se para ti (apesar de não se fecharem!).

Como disse o Paulo14...se trocares Matemática e essa disciplina for necessária para prova de ingresso...já foste. Mas como estás com dificuldade nessa disciplina, duvido muito que fosses escolher um curso superior baseado em Matemática.

Não consigo adiantar muito mais...não sei a tua idade nem área de residência...o meu conselho é procurares o centro de emprego mais próximo e informares-te das condições para ti. Ou então dá uma olhadela aqui Formação e tenta ver qual se adequa mais á tua situação. Mas nada melhor que ir ao centro e falar com alguém entendido no assunto.

se nao quiser faculdade, esses tais modulos, sao o que?

explica melhor

em quanto tempo se fazem e essas cenas...

São formações de curta duração,se não me engano UFCD,que têm duração entre 25/50 horas,também tens formação na areas práticas.

UFCD
Não é isso.

Pacheco informa-te na tua escola secundária, como é que funcionam esses modulos para ficar com a disciplina feita e consequentemente o 12º ano feito, sem provas de ingresso, é mesmo para ficar com o 12º apenas.
Isso existe, eu não te sei explicar ao certo mas sei que existem, e é muito fácil, são testes feitos pelos professores só mesmo para acabar aquilo, aqui á uns dias em conversa falei nisso e um amigo de um amigo que fez é que explicou assim por alto.
O que o Batista87 e o André queriam dizer era esses tais cursos de curta duração com aulas práticas e teóricas, mas visto que apenas te falta matemática há uma maneira mais fácil, o problema é que acho que a inscrição é feita na altura dos exames normais e já é tarde... Tenta procurar na escola se já não der tenta ir então ao IEFP

Voltar
Superior