Direcção assistida - adaptação

Texuga

New member
Mais uma pergunta estupida:sh)

Tenho um Citroen ZX 1.4 de 1991. O carro está irrepreensível, não estivesse nas mãos do meu falecido avô há mais de 15 anos, mas tem um enoooorme "defeito"... Não tem direcção assistida:( .

Alguém me sabe dizer se é possível instalar a dita e respectivos custos?

Não vale a pena sugerir vender o carro ou trocar por outro ou que não vale o investimento porque acabei de "herdar" o carro, com 80.000km reais, sempre de garagem e com todos os "rócócós" pois o meu avô tratava melhor o carro do que a minha avó[:D] ...

Obrigado!!!

Marisa

Não tenho grandes conhecimentos, mas acho que isso é impossível...

Impossível não é porque o meu pai tem um Golf ainda mais antigo e tinha lá "o sítio" para pôr o servo-freio, mas os valores que pediram por um na sucata desanimou-o:( ...
Mas do golf haviam as versões com DA, já no Citroen eu acho que só a versão 1.6 é que tinha DA, daí a minha dúvida [;)]

Obrigado na mesma[;)]

xuga

É possível.

É dispendioso.

Terá que se montar a bomba da direcção assistida hidraulica, provavelmente mudar a correia de distribuição para outra de perímetro diferente e talvez trocar a caixa de direcção.

Acresce o custo de mão de obra.

Agora acredita: o meu Clio anda nas minhas mãos há 9 anos, tem uma direcção pesadíssima (apesar do baixo peso do motor 1.2 e dos pneus relativamente estreitos) e o raio de viragem é miserável (o que significa manobrar mais em certas ocasiões). Recomenda-se uma tijela de caldo verdo (com chouriço) e um bom naco de broa de milho antes de estacionar em espaços apertados. Mas um tipo "habitua-se" (leia-se: não se manobra o carro totalmente parado mas a 1km/h) e vive feliz.

Um último retoque: a direcção assistida é fixe para manobras, mas o feeling em estrada é muito melhor sem ela.

É possível.

É dispendioso.