Direcção assistida - adaptação

Texuga

New member
Mais uma pergunta estupida:sh)

Tenho um Citroen ZX 1.4 de 1991. O carro está irrepreensível, não estivesse nas mãos do meu falecido avô há mais de 15 anos, mas tem um enoooorme "defeito"... Não tem direcção assistida:( .

Alguém me sabe dizer se é possível instalar a dita e respectivos custos?

Não vale a pena sugerir vender o carro ou trocar por outro ou que não vale o investimento porque acabei de "herdar" o carro, com 80.000km reais, sempre de garagem e com todos os "rócócós" pois o meu avô tratava melhor o carro do que a minha avó[:D] ...

Obrigado!!!

Marisa

Não tenho grandes conhecimentos, mas acho que isso é impossível...

Impossível não é porque o meu pai tem um Golf ainda mais antigo e tinha lá "o sítio" para pôr o servo-freio, mas os valores que pediram por um na sucata desanimou-o:( ...
Mas do golf haviam as versões com DA, já no Citroen eu acho que só a versão 1.6 é que tinha DA, daí a minha dúvida [;)]

Obrigado na mesma[;)]

xuga

É possível.

É dispendioso.

Terá que se montar a bomba da direcção assistida hidraulica, provavelmente mudar a correia de distribuição para outra de perímetro diferente e talvez trocar a caixa de direcção.

Acresce o custo de mão de obra.

Agora acredita: o meu Clio anda nas minhas mãos há 9 anos, tem uma direcção pesadíssima (apesar do baixo peso do motor 1.2 e dos pneus relativamente estreitos) e o raio de viragem é miserável (o que significa manobrar mais em certas ocasiões). Recomenda-se uma tijela de caldo verdo (com chouriço) e um bom naco de broa de milho antes de estacionar em espaços apertados. Mas um tipo "habitua-se" (leia-se: não se manobra o carro totalmente parado mas a 1km/h) e vive feliz.

Um último retoque: a direcção assistida é fixe para manobras, mas o feeling em estrada é muito melhor sem ela.

É possível.

É dispendioso.

Terá que se montar a bomba da direcção assistida hidraulica, provavelmente mudar a correia de distribuição para outra de perímetro diferente e talvez trocar a caixa de direcção.

Acresce o custo de mão de obra.

Agora acredita: o meu Clio anda nas minhas mãos há 9 anos, tem uma direcção pesadíssima (apesar do baixo peso do motor 1.2 e dos pneus relativamente estreitos) e o raio de viragem é miserável (o que significa manobrar mais em certas ocasiões). Recomenda-se uma tijela de caldo verdo (com chouriço) e um bom naco de broa de milho antes de estacionar em espaços apertados. Mas um tipo "habitua-se" (leia-se: não se manobra o carro totalmente parado mas a 1km/h) e vive feliz.

Um último retoque: a direcção assistida é fixe para manobras, mas o feeling em estrada é muito melhor sem ela.

Pois, os custos seriam elevados... ainda não é desta que tenho um carro com DA[s)]:sh)...
A minha dificuldade é mesmo no estacionamento, a conduzir é igual ao litro...

Quanto ao caldo verde...[:D][:D][:D]

Obrigado pelo esclarecimento [;)]

Xuga

boas!
para saberes se esse carro pode levar uma direcçao assistida nada melhor de que um sucateiro para te dizer... esse modelo de carro pode nao haver nenhum com DA mas pode haver uma de um outro modelo que encaixe ai na perfeiçao... dizias ao sucateiro que era para adaptar e ai ele ja te entregava tudo o que fazia falta. parafusos, apoios da bomba de direcçao, bomba de direcçao, caixa de direcçao, tubos, reservatorio do oleo... depois era so montar, o que se calhar ficava mais caro é sempre a mao de obra, pois eu ha pouco tempo montei uma DA num golf II e o sucateiro pediu 250 euros por tudo...

Voltar
Superior