Diesel ou Otto?

Não é o carro mais indicado para fazer Lisboa - Alentenjo todos os fim-de-semana![s)]

Começo a fazer olhinhos a um Yaris D4-D.

Pois... tenho uma colega minha que fez uma viagem Lisboa-Porto-Lisboa e gostou de fazer a viagem num Smart(gasolina). É um bocado sugetivo, antigamente o pessoal fazia a viagem ao Algarve num Mini carregado... :sh) Eu sei que não é mesma coisa, mas para mim não era razão para não comprar um Smart.

Pá... ouvi dizer que o Getz 1.1 (Top, que é para não te faltar nada) é um passarinho a beber gasolina... não sei se gostas ou se te faz comichão os coreanos.

E também há de serviço... não é (muito) usado mas também não é novo...

Não tens para aí nenhuma lata velha com + de 15 anos para abater? Eles agora têm uma promoção e tudo (mas quem é que não tem promoções agora?).

Pá... ouvi dizer que o Getz 1.1 (Top, que é para não te faltar nada) é um passarinho a beber gasolina... não sei se gostas ou se te faz comichão os coreanos.

E também há de serviço... não é (muito) usado mas também não é novo...

Não tens para aí nenhuma lata velha com + de 15 anos para abater? Eles agora têm uma promoção e tudo (mas quem é que não tem promoções agora?).

Já cá andam dois coreanos em casa. Ainda não tenho latas para abater, é pena![8b] Contudo, gostava de ter algo com mais alma.

A questão é sempre a mesma, os papás oferecem o carro mas depois sou eu que o tenho que manter. Ora, eu sou estudante e não nado em notas de 500€![s)]

O meu perfil:

- 18 anos;
- Estudante universitário que está longe de casa;
- Combustível vai sair da mesada;
- Família que assume uma postura anti-usados, logo, o carro terá que ser obrigatoriamente novo.

Ou seja, não faço kms para compensar um diesel no curto prazo, mas dava-me jeito à carteira![kiss]
Mas o GPL não é opção?

Repara que cada vez que encheres o depósito desenbolsas menos !!!

Ibiza 1.4 TDI* 70 CV
CONSUMOS Urbano (l/100 km) 5,9 Extra-urbano (l/100 km) 4,1 Ponderado (l/100 km) 4,7
ibiza 1.2 70 CV
CONSUMOS Urbano (l/100 km) 7,9 Extra-urbano (l/100 km) 5,1 Ponderado (l/100 km) 6,0

Vamos assumir o consumo médio de cada um.

Vamos assumir 40 litros de combustivel.

Vamos assumir 1,15 para gasoleo, 1,35 para SC95, e 0,60 para GPL

40 litros de diesel = 46€

40 litros de SC95 = 54€

40 litros de GPL = 24€

Diesel : consumo médio 4,7

40 litros á média de 4,7 dão para 851kms

gasolina : consumo médio 6

40 litros á média de 6 dão para 667kms

Ou seja:

com 46€ de diesel fazes 851kms

com 54€ de SC95 fazes 667kms

com 24€ de GPL fazes 667kms

Fazendo 450km/semana, a 4 semanas por mês, dá 1800kms / mês .

vais precisar de cerca de 100€ de gasoleo por mês

vais precisar de cerca de 140€ de gasolina por mês

vais precisar de cerca de 65€ de GPL por mês

Isto para as médias de kms que referistes, usando um Ibiza 1.4 TDI ou então um 1.2 a gasolina.

[;)]

underground se quiseres o carro para mais de 4 anos( penso que sim pois nao deves mudar de carro durante o curso) e preferivel a diesel.

Fiz um simples calculos no excel e deu isto:

Yaris D4-D Yaris 1,3vvti
Preço 18.115,00 € 16.450,00 €

Consumo 4,50l 6,00l
preço combustiveis 1,06 € 1,38 € (95 octanas)

k/ano 25.200 25.200
Gasto combustivel ano 1.134,00 € 1.512,00 €

Custo total 1 ano 19.249,00 € 17.962,00 €
Custo total 2 anos 20.383,00 € 19.474,00 €
custo total 3 anos 21.517,00 € 20.986,00 €
Custo total 4 anos 22.651,00 € 22.498,00 €
Custo total 5 anos 23.785,00 € 24.010,00 €

depois tambem tens de ter em conta a manutenção e seguros.

espero ter ajudado.

não fiz com gpl pois nao sei o consumo.

Grandes contas Baiones!apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Mas o GPL seria opção se:

1. Não tivesse que usar o autocolante. Não pelo tó em si, mas sim pela estética.

2. Não posso estacionar em parques subterrâneos apesar de a lei me permitir circular lá dentro[8b].

3. Existem poucos sítios para abastecer.

Obrigado

underground se quiseres o carro para mais de 4 anos( penso que sim pois nao deves mudar de carro durante o curso) e preferivel a diesel.

Fiz um simples calculos no excel e deu isto:

Yaris D4-D Yaris 1,3vvti
Preço 18.115,00 € 16.450,00 €

Consumo 4,50l 6,00l
preço combustiveis 1,06 € 1,38 € (95 octanas)

k/ano 25.200 25.200
Gasto combustivel ano 1.134,00 € 1.512,00 €

Custo total 1 ano 19.249,00 € 17.962,00 €
Custo total 2 anos 20.383,00 € 19.474,00 €
custo total 3 anos 21.517,00 € 20.986,00 €
Custo total 4 anos 22.651,00 € 22.498,00 €
Custo total 5 anos 23.785,00 € 24.010,00 €

depois tambem tens de ter em conta a manutenção e seguros.

espero ter ajudado.

não fiz com gpl pois nao sei o consumo.

Muito obrigado, mais um conjunto de cálculos a analisar.[;)]

Eu percebo bem o teu dilema.
Os 18 anos de juventude e a paixão pelos automóveis pedem um brinquedo a gasolina, mas a vida de estudante pede um fumarolas.

Olha que esses kms que fazem correspondem a cerca de 50€ de diferença mensal.

Se calhar, o melhor é optares, para já, por um carro a diesel. Depois, quando tiveres a vidinha orientada, compras um segundo carro só para a diversão.

Grandes contas Baiones!apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Mas o GPL seria opção se:

1. Não tivesse que usar o autocolante. Não pelo tó em si, mas sim pela estética.

2. Não posso estacionar em parques subterrâneos apesar de a lei me permitir circular lá dentro[8b].

3. Existem poucos sítios para abastecer.

Obrigado

Pois, o problema é que o Alentejo é o sitio com menos bombas em Portugal e em Portalegre penso que só existem duas, mas pelo caminho tens uma carrada delas. Mete este kml no Google Earth e vais ver, faltam lá muitas bombas mas já têm umas quantas nas estradas "principais".

Pois, o problema é que o Alentejo é o sitio com menos bombas em Portugal e em Portalegre penso que só existem duas, mas pelo caminho tens uma carrada delas. Mete este kml no Google Earth e vais ver, faltam lá muitas bombas mas já têm umas quantas nas estradas "principais".

Em Portalegre só funciona uma neste momento e mal...

Vou instalar isso para dar uma vista de olhos!

Thanks! [:cool:]

Eu percebo bem o teu dilema.
Os 18 anos de juventude e a paixão pelos automóveis pedem um brinquedo a gasolina, mas a vida de estudante pede um fumarolas.

Olha que esses kms que fazem correspondem a cerca de 50€ de diferença mensal.

Se calhar, o melhor é optares, para já, por um carro a diesel. Depois, quando tiveres a vidinha orientada, compras um segundo carro só para a diversão.

[pesadelo on]Depois ainda me caso, engravido a moça e lá se vai o carro para a diversão![/pesadelo off]

É bem provável que isso venha a acontecer![;)]

[pesadelo on]Depois ainda me caso, engravido a moça e lá se vai o carro para a diversão![/pesadelo off]

É bem provável que isso venha a acontecer![;)]

Tem calma, pah!

Eu comprei um roadster e ainda vivo em casa dos meus pais. O casamento, ou mesmo viver junto, não é coisa para breve. Primeiro há que curtir a vida!

Não é o carro mais indicado para fazer Lisboa - Alentenjo todos os fim-de-semana![s)]

Começo a fazer olhinhos a um Yaris D4-D.

Achas memso que um Yaris é muito mais confortavel que um Smart? Eu comprava um Smart, se tas com problemas em manter um carro nao ha melhor opçao. So nao o compras porque pensas que nao é confortavel o suficiente para fazer essa viagem tdasa semanas... experimenta primeiro, para mim dava perfeitamente, se nao gostares é porque definitivamente das muita importancia ao conforto, escolhe um Clio.

Voltar
Superior