Devolução do dinheiro Radio popular

Helderpt

Banido
Ola pessoal !
Já usei a pesquisa exaustivemente e não encontrei!
A minha dúvida é a seguinte!
Comprei um disco externo na Radio popular e avariou dentro dos 15 dias e a politica deles é darem um equipamento novo ou um vale para gastar na loja. Acontece que eu não quero nem uma coisa nem outra, quero o meu dinheiro de volta.

Pergunto,há alguma lei que me proteja e que faça com que me devolvam o dinheiro? Em que me posso "apoiar" para reaver o dinheiro,pois é só o que me interessa?!

Obrigado!

Tens o direito ao dinheiro, se eles te derem um vale pede o dinheiro. Se disserem que tem de ser em vale pede o livro de reclamações.

Por lei tens direito ao dinheiro. Dec Lei 84/2008.

Ola pessoal !
Comprei um disco externo na Radio popular e avariou dentro dos 15 dias e a politica deles é darem um equipamento novo ou um vale para gastar na loja. Acontece que eu não quero nem uma coisa nem outra, quero o meu dinheiro de volta.

Pergunto,há alguma lei que me proteja e que faça com que me devolvam o dinheiro? Em que me posso "apoiar" para reaver o dinheiro,pois é só o que me interessa?!

Obrigado!

Já tive uma situação desse estilo na Radio Popular: a minha irmã comprou um GPS lá para a minha mãe e perguntou como funcionava no caso de devolução: "ah, sem problemas, se tiver tudo direitinho devolvemos o dinheiro sem problemas"
Bem, o que é certo é que a minha mãe estava virada para um Tom Tom e nem se abriu o NDrive... mas quando se foi lá tentar a devolução do dinheiro pois eles não tinham o Tom Tom que pretendíamos foi-nos dito que "no caso dos GPS não fazemos devoluções do dinheiro..." [8b][8b][8b][8b]

Tivemos 2 semanas à espera que "encontrassem" aquele modelo numa das lojas deles e o enviassem para a loja...
Mas de qualquer maneira não se livraram duma queixa no livro para a próxima avisarem as pessoas dos "pormenores" [8b][8b][8b]

Mas queres devolver porque simplesmente não te interessa? Ou o produto tem algum defeito?

É que se o produto não tem qualquer inconformidade, eles não têm a obrigatoriedade de devolver o dinheiro.

Abraço

se avariou, vai para garantia. não há NENHUMA obrigação legal de devolver o dinheiro, a não ser que seja política comercial da loja, o que pelos vistos não é.

quer dizer, compras um produto, avaria dentro dos 15 dias iniciais, o mínimo que têm a fazer é devolverem-te o dinheiro ou darem-te um igual em troca, não um arranjado, seja teu ou de outro qualquer. pesquisa pelo decreto-lei que o fapoc mostrou e aí já ficas ciente dos teus direitos.

in DL 84/2008

Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

Agora a duvida é... quem escolhe qual a forma a que é reposta a conformidade do produto!? O vendedor ou o comprador!?

Já agora, no DL 84/2008 não há nenhuma referencia aos tais 15 dias que toda a gente fala. Em que DL se pode encontrar essa informação?

quer dizer, compras um produto, avaria dentro dos 15 dias iniciais, o mínimo que têm a fazer é devolverem-te o dinheiro ou darem-te um igual em troca, não um arranjado, seja teu ou de outro qualquer. pesquisa pelo decreto-lei que o fapoc mostrou e aí já ficas ciente dos teus direitos.
não, não têm de devolver dinheiro nenhum. até podia ser no 1º dia. quando saiu da loja estava bom, avariou um dia depois, não há nada que obrigue a aceitar uma devolução. vai para garantia.

os 15 dias (que são 14) são só para compras à distância, e mesmo assim a justificação não pode ser "avariou", tem de ser algo com o produto não satisfazer as necessidades do consumidor (e estar avariado não é a desculpa para isso [:D])

Última edição:
Não conformidade seria comprar um disco de 1TB e na realidade ser só de 750GB ou então a imagem da caixa ter um aspecto e o produto não ter nada a haver.

Mas sou um pouco leigo na matéria.

não, não têm de devolver dinheiro nenhum. até podia ser no 1º dia. quando saiu da loja estava bom, avariou um dia depois, não há nada que obrigue a aceitar uma devolução. vai para garantia.

os 15 dias (que são 14) são só para compras à distância, e mesmo assim a justificação não pode ser "avariou", tem de ser algo com o produto não satisfazer as necessidades do consumidor (e estar avariado não é a desculpa para isso [:D])

Artigo 6.º
[…]
1 — Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar
impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para
o consumidor.

Note-se que o Dec, Lei 67/2003, entretanto revogado pelo 84/2008, não previa a devolução do dinheiro, mas sim e apenas a reparação ou substituição.

Comprei o ano passado na Radio Popular de Braga um aquecedor. Fiz a experiência durante um ou dois dias e cheguei à conclusão que o aparelho não aquecia a àrea pretendida como a funcionária me garantiu. Cheguei lá com o talão e expliquei a situação. Queria devolver o aquecedor e o meu dinheiro de volta. Iam dar-me um vale mas eu disse que queria receber da mesma forma como paguei, ou seja, em dinheiro. Foram cerca de 70 euros dados um pouco contrariados, mas deram. Se são obrigados ou não desconheço, mas o tratado, entre mim e eles, é que devolvia o produto se não correspondesse às expectativas.

nao é bem assim...

Decreto Lei nº 82/2008

de 20 de Maio

CAPÍTULO II
Contratos celebrados a distanciâ

- Artigo 6º Direito de Livre Resoluçao

1- Nos contratos a distanciâ, o consumidor dispõe de um prazo minimo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.

isto porque nas vendas a distancia por lei so se deve pagar o artigo quando este for recebido, e conta-se 14 dias a partir da data de recepçao. apos a resoluçao do contrato (limite de 14 dias), o consumidor tem 30 dias para a devoluçao do mesmo, e ser reembolsado sem quaisquer despesas para o consumidor. (artigo 8º Direitos da Resoluçao, linha 1)

nas vendas directas, o consumidor tem direito a devoluçao do dinheiro caso a sua substituiçao ou reparaçao dentro de um prazo maximo de 30 dias, nao seja possivel.

Última edição:
Ola pessoal !

Obrigado!

Não te "apoias" em lado nenhum, pois, como é óbvio, não tens qualquer direito de pedir o dinheiro de volta!

Então, compras uma coisa e agora já não a queres?!:sh)

Se avariou tens 30 dias para receber um novo (ou, o que compraste, reparado)!

Se a politica deles é dentro dos 15 dias darem um equipamento novo ou um vale, já é bem bom!
Se não queres uma coisa nem outra, não tens direito mais nada!!!

Eu leio cada coisa neste fórum...

Há aqui muitos que gostam de ser comidos, está visto.

Comidos? Desculpa lá, onde é que a lei diz que a loja tem que te dar o dinheiro de volta, diz-me.
A loja já está a fazer uma grande coisa em dar-lhe um vale ou um produto novo na hora! Porque não é nem de perto nem de longe obrigada a isso. A maioria das lojas de informática manda para RMA e se vier em 30 dias já é bem bom!
O user não tem razão absolutamente nenhuma em pedir o dinheiro de volta, e nem sei porque o está a fazer, visto que eles se propuseram a dar um vale ou um produto novo de imediato.

Última edição:
Ola pessoal !

Obrigado!

Boas, como já disse a loja por lei tem 30 dias para te arranjar. Mas a Rádio Popular pelos vistos vai mais longe, ou te dá um vale ou um produto novo, o que ultrapassa largamente as obrigações da referida loja. Logo não te podes apoiar em absolutamente nada para reaveres o dinheiro, pois não tens direito ao mesmo.

Dá-te por extremamente satisfeito da loja ter a extraordinária política de te trocar o produto defeituoso na hora ou ir ao ponto de dar um vale para comprares outro produto, que não conheço mais nenhuma que faça isso.

Boas, como já disse a loja por lei tem 30 dias para te arranjar. Mas a Rádio Popular pelos vistos vai mais longe, ou te dá um vale ou um produto novo, o que ultrapassa largamente as obrigações da referida loja. Logo não te podes apoiar em absolutamente nada para reaveres o dinheiro, pois não tens direito ao mesmo.

Dá-te por extremamente satisfeito da loja ter a extraordinária política de te trocar o produto defeituoso na hora ou ir ao ponto de dar um vale para comprares outro produto, que não conheço mais nenhuma que faça isso.

a loja é obrigada a trocar o produto, por outro igual em caso de defeito, pelo menos é o q diz a lei, ate deixa a resalva que fica ao criterio do consumidor optar por uma ou por outra. ( 84/2008 Artigo 6º, linha 1)

em relaçao ao vale, nao é pratica anormal nem invulgar, as lojas passarem um "cheque" do mesmo valor do produto! nao estou a dizer que é politica de todas as lojas, mas nao é de modo algum uma novidade.

a unica forma legal de ele ser reembolsado no valor do produto em dinheiro, é envia-lo para a garantia e esperar que passe o prazo de 30 dias.

Última edição:
a loja é obrigada a trocar o produto, por outro igual em caso de defeito, pelo menos é o q diz a lei, ate deixa a resalva que fica ao criterio do consumidor optar por uma ou por outra. ( 84/2008 Artigo 6º, linha 1)

em relaçao ao vale, nao é pratica anormal nem invulgar, as lojas passarem um "cheque" do mesmo valor do produto! nao estou a dizer que é politica de todas as lojas, mas nao é de modo algum uma novidade.

a unica forma legal de ele ser reembolsado no valor do produto em dinheiro, é envia-lo para a garantia e esperar que passe o prazo de 30 dias.

Boas, li agora e parece que tens razão em relação à troca imediata, desconhecia por completo, mas cheira-me que essa alínea pode ter segundas e terceiras interpretações, vou-me informar melhor.
Já agora, quanto a troca imediata nenhuma grande superfície nem loja que conheço troca (Vobis, Fnac, etc).
E mais, nem tem muita lógica troca directa sem ser por DOA porque senão quem vai ficar com prejuízo? A loja claro, que nem tem culpa.

EDIT: Estive a ver agora e a lei diz isto: Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante
o vendedor, o consumidor que tenha adquirido
coisa defeituosa
pode optar por exigir do produtor a
sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar
impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor
que o bem teria se não existisse falta de conformidade,
a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa
ser concretizada sem grave inconveniente para
o consumidor.

Ora, só se aplica se o consumidor comprou um bem defeituoso (vulgo DOA), como o user não comprou o bem não foi DOA, pois avariou depois já não se deve aplicar.
Cumprimentos.

Última edição:
Voltar
Superior