Deus existe ? O mal existe ?

Não, não existe, é uma criação do homem para colmatar algumas falhas psicológicas e também para controlar e ganhar uns bons cobres à custa de muita gente. Quanto ao mal, claro que existe, quase todas as religiões fazem uso dele.

Felizmente os meus pais não me forçaram a religião pela boca abaixo e pude escolher se queria ir para a catequese ou não, escolhi não ir, nunca me identifiquei com aquilo. O conceito de adorar uma figura mitológica é no mínimo estranho. Mais estranho ainda e à medida que ia crescendo era ver quem acreditava a desvirtuar tudo aquilo que pregavam.

Já há muito tempo que não me lembrava de Christopher Hitchens, revejo-me em muitas das suas ideias, não todas pois eu já passei a fase de 'combate' e não sou anti religião.

Última edição:
Bem, pensei que o tópico já se tinha afundado completamente.
Afinal parece que continua "Bem Vivo".

[;)]

Já agora, só para o pessoal não ficar com ideias distorcidas...

Como se costuma dizer: "Da discussão nasce a razão". Na minha perspetiva ninguém tem verdades absolutas sobre estas matérias.
Cada um terá a sua verdade.

O relevante nestas coisas é saber "ouvir" a outra parte e "opinar" respeitando sempre também a visão da outra parte. Sem radicalismos!

De tempos a tempos conseguem-se arranjar temas aqui no fórum em que se faz uma discussão salutar e inteligente sobre certas matérias.
Já não me lembro é quando foi a última vez que isso aconteceu .... [:D]

Fizeste parte da JARC - Juventude, agrícola e rural cristã?

Grande mokas que lá se apanhavam, e basta ver o nome que se percebe que o mal existe... Hehehehehe

Não. Nem sei o que isso é.
Apenas li esse artigo numa revista que assino e como está muito calor achei que era um tema bom tirar o sono ao pessoal do fórum. [:D]

Eu cá não acredito em nada relacionado com Deus, tudo invenções do homem de quando ainda não havia ciência para provar o porquê de alguma coisa.

Deve existir ...mas tem vergonha de aparecer.

A minha vizinha do lado todas as noites grita por ele, farta-se de chamar mas ele não vem.
Ela diz está quase esta quase ... e depois cala-se, penso que ele se arrepende e volta para trás.

Já houveram outros profetas antes de Jesus.

Tanto que as outras religiões abraâmicas acreditam no mesmo Deus e no entanto identificam Jesus como "mais um" entre muitos. O culto a Jesus é uma coisa cristã.

Também não era a isso que me referia. Digo como figura conhecida em termos históricos. Independentemente do motivo pelo qual seja conhecido, Jesus é das figuras mais conhecidas e durante mais tempo. Podemos pensar, sei lá em Júlio César, Alexandre, Genghis Khan, Atila, por aí fora. Todos conhecidos por muitíssima gente e os seus feitos são imensamente antigos. Mas Jesus dever ser conhecido por praticamente qualquer ser humano à face da Terra, e os acontecimentos que motivaram o seu lugar na história não são de conquista, de victória militar ou de liderança de uma nação (bem, em certa parte sim, mas diferente dos demais). Isso é fora do normal.

Mais do que interrogar-me sobre se deus existe, custa-me a compreender como é nós ainda somos reféns de esse tipo de crenças. É algo que não tem qualquer lógica, as crenças religiosas têm provocado mais mal do que bem em toda a história da humanidade, no entanto é uma praga que continua a dominar-mos o pensamento.

Se fosse à dois mil anos atrás, ainda percebia, hoje faz-me muita confusão.

Mais do que interrogar-me sobre se deus existe, custa-me a compreender como é nós ainda somos reféns de esse tipo de crenças. É algo que não tem qualquer lógica, as crenças religiosas têm provocado mais mal do que bem em toda a história da humanidade, no entanto é uma praga que continua a dominar-mos o pensamento.

Se fosse à dois mil anos atrás, ainda percebia, hoje faz-me muita confusão.

Lá está, não percebes! [;)]

Voltar
Superior