Despedir um funcionário

frugal

New member
Bom dia.

Como se pode em Portugal se pode despedir alguém que não trabalha ou não obedece ou estraga o ambiente de trabalho?

É mesmo impossivel?

Obrigado

impossível não é pode-se despedir com justa causa, mas atenção que não podes pegar por qualquer coisa que te dê na telha só porque sim, se não tens o ATC á perna logo e claro ter de pagar a indemnização então nem se fala...

Podes despedir.
Tens é que pagar o que o funcionario tem direito.
Há simuladores para isso. O ideal é falar com a contabilidade e não inventar muito.

Bom dia.

Como se pode em Portugal se pode despedir alguém que não trabalha ou não obedece ou estraga o ambiente de trabalho?

É mesmo impossivel?

Obrigado

Se não obedece a ordens no âmbito da sua função profissional, podes abrir-lhe um processo disciplinar e despedi-lo com justa causa.

Convém que leias bem o código do trabalho e consultes um advogado, pois trata-se de uma área pantanosa e rapidamente se pode virar o feitiço contra o feiticeiro.

Mas caiu te algum tacho num cargo alto nos recursos humanos ? É com cada tópico .. se te pagam para isso e andas sempre no autohoje e sei la mais onde a perguntar como trabalhar (Não é so deste topico é dos outros) se calhar tu e que estas aí mal.

Mas caiu te algum tacho num cargo alto nos recursos humanos ? É com cada tópico .. se te pagam para isso e andas sempre no autohoje e sei la mais onde a perguntar como trabalhar (Não é so deste topico é dos outros) se calhar tu e que estas aí mal.
Deve ter saído na farinha Amparo. Estão sempre a trocar os brindes...

Claro que é possível, até um funcionário público (nestes casos é mais complicado)...

Que me lembre, há várias formas/razões:

Justa causa;
Comum acordo;
Fim de contrato;
Inadaptação;
Extinção de posto de trabalho;
Infração grave;
Despedimento coletivo...

Em todos os casos existem regras para ambas as partes. Não considero aqui as práticas "terroristas" do género da pressão psicológica ou da sobrecarga de tarefas porque roçam a ilegalidade...

PS: sou dos que defende que a nossa lei laboral é muito rígida, nomeadamente em matéria de despedimentos, mas isso sou eu...

Bom dia.

É mesmo impossivel?

Obrigado

Qual é a dificuldade?!? Despedes e pronto, pagas o que ele tem direito, fazes a cena para o fundo de desemprego e adeus. Às tantas ate lhe estas a fazer um favor.

Voltar
Superior