Desgaste irregular dos Pneus

VMPM

Well-known member
Tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV com 141.000 KM.

À cerca de um ano coloquei dois pneus novos à frente (na altura o carro tinha 124.000 KM), agora reparo que o pneu dianteiro direito está a ficar "comido" pelo lado de dentro. O esquerdo apesar de também não estar a ser "comido" todo por igual (está a ficar pior também pelo lado de dentro), está melhor em relação ao direito.

Foram calibrados e alinhados à dois meses.

Recentemente fui verificar o ar dos pneus e reparei que os pneus do lado direito do carro (frente e trás) marcavam 1.2 Bar e os do lado esquerdo marcavam 2.4 Bar (valor normal para as quatro rodas).

Noto também que o carro visto de trás parece que está mais descaído para o lado esquerdo, mas é uma diferença insignificante.

Cumprimentos,

Última edição:
Devido a essas surpresas se deve verificar a pressão dos pneus 15 em 15 dias e com pneus frios.

1.2 Bar = 17 PSI
2.4 Bar = 35 PSI

Essa pressão 1.2 Bar é muito baixa, inclusive devia-se notar bem na condução.
Por incrível que pareça, não se notava nada, via era o carro desequilibrado do lado direito.

Sim a pressão normal são 2.4 bar frente e 2.0 atrás.

Trata disso o quanto antes, pode nem ser furo mas sim problema na válvula.
Segundo o manual é 2.4 Bar à frente e atrás.

Nota- Recentemente mudei de discos e pastilhas à frente e a pastilha do lado esquerdo estava a metade do uso, a do lado direito já não tinha quase pastilha.

Também tenho uma ligeira folga na rótulo axial do lado direito, poderá vir daqui o problema?

Nota- Recentemente mudei de discos e pastilhas à frente e a pastilha do lado esquerdo estava a metade do uso, a do lado direito já não tinha quase pastilha.

Também tenho uma ligeira folga na rótulo axial do lado direito, poderá vir daqui o problema?
Se diz que é 2.4 é essa pressão que tens de meter.

Começa por acertar a pressão que é o mais barato depois vais vendo senão resultar vês o pneu se continuar vês a rótula.

Em Junho montaram-me num carro 4 pneus 215/45 R18 Michelin Sport Contac 3 a uma sexta feira.

Andei sábado e domingo em AEs, percursos urbanos, marginal, empedrados da zona Cascais, Sintra, Parede e Crel, sempre a velocidades no âmbito do meu padrão de condução.

Na segunda feira fui a empresa dos pneus para reacalibrar, foram muitos km efectuados com muito calor e quando me disseram que estavam a ser comidas as laterais (2 dias apenas), causa pressões baixas, tinham colocado 32 PSI - 2,2 Bar.

Recomendado pela marca seria 2 pessoas a bordo com 2.6 Bar a frente e 2.2 Bar na traseira ou com 4 pessoas e carga 41 PSI - 2.8 Bar frente e 38 PSI - 2.6 Bar traseira.

A partir desse dia coloco sempre 39 PSI - 2.7 Bar a frente e na traseira e o carro anda sempre apenas com uma pessoa ou raramente 2 e sem carga.

Faço 2 vezes por mês verificações de pressão e com pneus sempre em frio.

Aqueles 2 dias com o tipo de condução alto e percursos levam-me a ter que fazer mudança de pneus (troca traz para a frente e vs) antes dos 10k km, os da traseira estão como novos ainda com os espigões todos e frente nota-se desgaste!
Pois foi como eu disse comi uns há frente por dentro e ainda tinham mto para rolar mas devido à baixa pressão estavam no arame tive de os trocar para n ser multado pela bófia.

Por isso convém ter as pressões bem senão sai nos do bolso.

Isso é normal, quando troco calços os da direita tem sempre mais desgaste do que a esquerda devido a nossa condução pela direita, e sim essas tuas folgas em rótulas e componentes da suspensão influenciam o desgaste dos pneus porque deve andar desalinhado

Enviado do meu Vodafone 890N através de Tapatalk

Por isso convém ter as pressões bem senão sai nos do bolso.
Pois aí o problema mas ainda o factor segurança, em velocidades xxx com chuva, em curvas que obriga a trajectórias seguras e não só!

Muitas pessoas comentam pneus com pressão acima do recomendado perde o conforto, consome mais, etc... eu nunca notei falta de conforto nem sequer os consumos, dá gozo sim mas é circular com pneus que ofereçam segurança em determinado tipo de condução.

E um furo lento, "Comia-me" o pneu todo no lado de dentro?

Já me aconteceu.. o furo deixava a roda mais em baixo, mas chegava a um ponto em que não saia mais ar. Se andares muito tempo nestas condições, o pneu acaba por deformar de um dos lados.. E o da outra roda com o desequilíbrio ia atrás, mesmo estando bom.

Já me aconteceu.. o furo deixava a roda mais em baixo, mas chegava a um ponto em que não saia mais ar. Se andares muito tempo nestas condições, o pneu acaba por deformar de um dos lados.. E o da outra roda com o desequilíbrio ia atrás, mesmo estando bom.
Poderá ser esse o problema, vou ter de ver isso com mais atenção.

vi noutro tópico que tem um barulho na transmissão e agora este problema....não serão os bieletes da direcção com folga????

Como é óbvio, a diferença de pressão nos pneus não ajuda nada neste caso

vi noutro tópico que tem um barulho na transmissão e agora este problema....não serão os bieletes da direcção com folga????

Como é óbvio, a diferença de pressão nos pneus não ajuda nada neste caso
Os bieletes é a mesma coisa,que tirantes, correto?

Se for, já foram trocados os dois da frente.

Tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV com 141.000 KM.

À cerca de um ano coloquei dois pneus novos à frente (na altura o carro tinha 124.000 KM), agora reparo que o pneu dianteiro direito está a ficar "comido" pelo lado de dentro. O esquerdo apesar de também não estar a ser "comido" todo por igual (está a ficar pior também pelo lado de dentro), está melhor em relação ao direito.

Foram calibrados e alinhados à dois meses.

Recentemente fui verificar o ar dos pneus e reparei que os pneus do lado direito do carro (frente e trás) marcavam 1.2 Bar e os do lado esquerdo marcavam 2.4 Bar (valor normal para as quatro rodas).

Noto também que o carro visto de trás parece que está mais descaído para o lado direito, mas é uma diferença insignificante.

Cumprimentos,

Rotula da manga de eixo e topos de amortecedor? Como é que está isso?

Voltar
Superior