Desafio: O que é ser português?

Ja agora, pensando bem nessa imagem que o Jimbo postou, é o tal desenrascanço que a correr mal mete alguns feridos no hospital [:blush:]

Mas que é romantico , é [:D]

Com o surgimento massificado do maravilhoso mundo da www e seus videos, começo a achar que essa história do tuga desenrascado tem muito floreado à volta.
cada vez vejo e até vivo mais situações que me mostram que o tuga contemporâneo tem zero de desenrascado comparativamente a outros povos.
talvez tenha a ver com a evolução civilacional tuga em que o desenrasque já não é o de outros tempos....

Eu não sou portuguesa mas vou participar do jogo falando sobre o meu povo. Um povo trabalhador e generoso. Se dispõe a ajudar o outro mesmo não tendo muito ou tendo menos ainda. Por outro lado barulhento, gosta de ouvir música alta todo final de semana o que é extremamente irritante. Sem a menor cultura política, elegem e reelegem políticos corruptos. São cúmplices do nepotismo, do clientelismo acham o máximo colocar amigos em cargos bons sem passar por um processo legítimo. Sem compreender o quanto isso prejudica o país.
Extremamente conformados com a situação ruim em que vivem reclamam, reclamam e nada fazem para mudar. Na hora do vamos ver não querem fazer nada. Dizem que não vai adiantar mesmo, sozinho eu não mudo nada, reclama você primeiro se surtir efeito eu vou depois. Reclamam e reclamam das condições da empresa aí nas reuniões fica todo mundo calado e você fala sozinho. Por isso eu não falo mais nada.

Eu não sou portuguesa mas vou participar do jogo falando sobre o meu povo. Um povo trabalhador e generoso. Se dispõe a ajudar o outro mesmo não tendo muito ou tendo menos ainda. Por outro lado barulhento, gosta de ouvir música alta todo final de semana o que é extremamente irritante. Sem a menor cultura política, elegem e reelegem políticos corruptos. São cúmplices do nepotismo, do clientelismo acham o máximo colocar amigos em cargos bons sem passar por um processo legítimo. Sem compreender o quanto isso prejudica o país.
Extremamente conformados com a situação ruim em que vivem reclamam, reclamam e nada fazem para mudar. Na hora do vamos ver não querem fazer nada. Dizem que não vai adiantar mesmo, sozinho eu não mudo nada, reclama você primeiro se surtir efeito eu vou depois. Reclamam e reclamam das condições da empresa aí nas reuniões fica todo mundo calado e você fala sozinho. Por isso eu não falo mais nada.

E portanto, a tua última frase confirma que és tão brasileira quanto os restantes brasileiros![;)]
Agora mais a sério, será que num país continental como o Brasil é possível reconhcer uma só brasilidade?

E portanto, a tua última frase confirma que és tão brasileira quanto os restantes brasileiros![;)]
Agora mais a sério, será que num país continental como o Brasil é possível reconhcer uma só brasilidade?
Sim é possível. Baseado em estatísticas e observações. Mas não se trata de tal comportamento ser típico de uma identidade ou nacionalidade. Nós fazemos muitas coisas porque não somos punidos. Se fôssemos punidos não faríamos. Pode ver que em países que a lei funciona os brasileiros se comportam direitinho. Se não dá ruim para eles. Eu posso afirmar que todo mundo dos bairros no país inteiro que tem cachorro solta cachorro para fazer cocô na rua. E o faz porque ninguém pune. E se você começar a brigar com todo mundo vai se irritar. E como ninguém é punido você faz também. Se eu fosse punida não o faria. Os meus fazem no mato mas eu deixo. se a justiça colocasse uma multa ninguém faria. É aquela velha história zucas que foram criados por país que deram educação não escutam som alto. Porque houve uma reação e punição. Os que foram criados deixando correr solto fazem isso. é tudo questão de educação. E não nacionalidade. Tem muitos pais aqui que acham que podem deixar o filho fazer o que quiser. Não estão nem aí. Acham que pai bom é que não dá limites.

Última edição:
Sempre tive uma duvida sobre o ser português.
tenho, entre outros, um primo na França, na casa dos 60 mais velho do que eu, origens 100% tugas mas não sabe falar português sabe zero deste país e deve ter cá vindo umas duas vezes por arrasto.. curiosamente o irmão mais novo nascido lá vem todos os anos, tenta falar português e tenta conhecer o maximo do país e cultura.

Por outro lado cresci, brinquei, estudei e fiz toda a vida com 2 familias que ainda hoje com mais de 40 anos tenho laços, ima indiana e outra chinesa cujo a vida é toda portuguesa.

Quais destes se inserem mais no "que é ser Português"?

O nosso grande líder(Montenegro) já disse, que os novos portugueses estão aí.

Que explicação querem mais? São iguais a todos os que por cá habitam á 900 anos, mais coisa menos coisa. [:cool:]

Isto também é ser português:

Ouvi esta música em 1978, quando estava algures nessa Europa profunda e aí, com este som, tive a primeira lição do significado da palavra saudade...

Isto também é ser português:

Ouvi esta música em 1978, quando estava algures nessa Europa profunda e aí, com este som, tive a primeira lição do significado da palavra saudade...

Esta canção remete mesmo para a saudade e a solidão do emigrante. De certo modo ser-se português é ser-se emigrante de facto.
Já agora, o original desta canção chamava-se "Griechischer Wein" (vinho grego) e fala dos imigrantes gregos na Alemanha. Aliás, a letra da versão portuguesa é muito decalcada do original também.

Pois, o gosto pelo sofrimento (vulgo masoquismo melancólico) também é 100% português. Isso e a paixão doentia pelo mar e a associada praia. [:D]

E o que queres dizer com esse video, PeLeve?

A historia é a historia e se formos por aí boa parte dos tugas desconhece a mesma. Será que esses sao tugas ? [:D]

Ser português tem algo de ambíguo. Por um lado a humildade bem patente nos nossos antepassados, que lutaram para ter e oferecer aos seus, dignidade.

Hoje em dia, como quem forma as pessoas maioritariamente são os empregos e as e as relações profissionais, o português é cagão na sua maioria e gosta de ostentar.

No entanto há algo que se mantém ao longo da minha existência, somos um povo hospitaleiro, que gosta de receber.

Então e todos os outros "povos" e nacionalidades, não são exclusivos nas suas características também? Senão nem teriam designações ou aspectos físicos e psicológicos diferente. [;)]

São, mas cada qual evidencia os seus motivos de orgulho no seu decurso de vida, nas suas origens, que são os que lhe dizem respeito e que honram o respectivo passado!

Aliás, na vida, a maioria de nós faz isso mesmo, p.e. com o nosso passado pessoal, a nossa família (antepassados que se distinguiram, socialmente, familiarmente, pessoalmente, etc...), os nossos triunfos na vida, p.e. académica, profissional, laboral, financeira, desportiva...

Até com os nossos automóveis fazemos isso, por exemplo quando os mesmos são "exclusivos" (de um nicho reduzido) ou de uma marca simbólica e, lá está, pela sua história desportiva, sendo o caso, ou mesmo que não sejam pertencentes a um qualquer nicho, mas representam conquistas da nossa vida, sonhos realizados, metas alcançadas, independência consolidada, mobilidade, etc...

Orgulho no passado, pessoal ou da nossa Nação, é um sentimento normal, natural, de pertença, de identificação! No fundo, quem não tem apreço no passado, pessoal ou colectivo, não tem pontos de referência e, convenhamos, por regra ninguém quer ser um pária... [;)]

Voltar
Superior