De quem é a culpa?

Ilyushin

Banido
vejam lá esta situação e digam de quem é a culpa deste acidente, se é que é exclusiva só de uma das partes:

A rua "A" tem duplo sentido, e a rua "B" apenas um único, conforme as setas na imagem. A única causa da rua A ter duplo sentido é o facto de existir a rampa de um prédio a meio da curva, para que os moradores desse prédio possam sair para ambos os lados. Vale lembrar que isto são ruas estreitas, só passam mesmo 2 carros e sobra um bocadinho.
Um condutor que vem da rua A em direção à rua B está totalmente descansado pois tem visão total da rampa de saída do prédio, e sabe que ali é o único sítio de onde pode vir trânsito em sentido inverso. Normalmente o condutor nunca encosta à direita, vem sim pelo meio da rua, e só enconsta no caso de haver carros a sair da rampa. Mas eis que neste caso particular aparece um apressado vindo da rua B, na contra-mão e entra na rua A. Ao entrar na rua A, dá de frente com outro carro que vem pelo meio da rua, e os dois batem (mais ou menos no ponto assinalado pela estrela).

- O condutor que vem da rua A acha que tem razão pois o outro não poderia vir na contra-mão procedente da rua B

- O outro acha que tem razão, pois ao entrar na rua A, já não está na contramão, enquanto o outro condutor está fora da sua faixa de rodagem e este sim na contramão.

Que grande confusão!

Quem tem razão?

Obs: isto não é um teste, mas sim um caso real [;)]
nbp0s5.jpg

Se o impacto se deu na rua A, quem tem culpa foi o que ia no meio da rua, rua essa que tem 2 sentidos.

O facto do outro ter vindo em contra mão na rua B já são outros quinhentos.

Quem sai da rampa (caminho particular) tem que deixar passar todo o transito.
Ou, saindo com tempo e espaço, teria que se encostar o mais à direita possível. Se este foi o caso, então é 50/50.

Quem sai da rampa (caminho particular) tem que deixar passar todo o transito.
Ou, saindo com tempo e espaço, teria que se encostar o mais à direita possível. Se este foi o caso, então é 50/50.

não percebeste, o condutor B não saiu da rampa, vinha de "cima para baixo" na rua B, ou seja, na contramão

Pois não, não tinha percebido.
Nesse caso tudo muda de figura. Em minha opinião quem vinha em contra mão e provocou um acidente deve ser sodomizado/a.[:D]

Acho que isto é pacifico entre companhias de seguros.

Última edição:
Cheira-me a culpa partilhada....o que é verdade é que os 2 estavam errados, um em contra-mão e outro à vontade na rua com 2 sentidos. Acho que será culpa partilhada ou, 100% de culpa para o condutor que estava na rua dos 2 sentidos, já que o embate dá-se aí e ele aí é que está mal.

Obrigado mas já percebi!
Continuo a pensar que quem vinha em em contra mão e embate noutro veículo mesmo já sendo em via de dois sentidos, para mim e se calhar para o código da estrada comete uma infracção e resultante desta infracção provoca um acidente.

O importante será apurar qual a distância já percorrida na Rua A pelo condutor proveniente da Rua B.

Apurar ainda se o embate ocorre ainda na intersecção do entroncamento.

eu acho que "moralmente" a culpa é do condutor que vinha em contramão e apanha o outro desprevinido quase a meio da curva. Mas eu sei que pela lei isto da moral vale pouco ;)

A mim parece-me pacifico que o artista que vinha em contra mão é que tem culpa, o condutor que vinha na rua A só não se desviou porque apareceu um carro de forma repentina de uma rua onde não podia circular. Acho que o artista for para tribunal com isso ainda arranja a ficar com carta de condução apreendida.

Última edição:
o curioso é que eu passo muitas vezes por esse sítio e lembro-me muitas vezes "e se aparece um gajo de baixo para cima?" ... e encosto-me sempre à direita, apesar da tendência natural para ir para meio, a fim de fazer a curva com uma trajectória mais fechada. Só nunca pensei que um dia fosse mesmo aparecer alguém. Quando contaram eu nem queria acreditar :sh)

Sim porque isto de acidentes (culpa) as coisa raramente são preto&branco. Há sempre muito cinza à mistura.[:D]
Pois, e muitas vezes a culpa é de quem for a tribunal com o advogado mais fraco.

Parece-me que é daquelas situações em que a lei diz que o condutor que vinha na rua A tinha que vir encostado à direita, mas depois qualquer pessoa que passe lá vai no meio pela largura da rua.

eu acho que "moralmente" a culpa é do condutor que vinha em contramão e apanha o outro desprevinido quase a meio da curva. Mas eu sei que pela lei isto da moral vale pouco ;)
Esta aqui respondido... Depende depois muito das seguradoras e ate se o seguro esta na mesma (ambos carros) ... Eles vao encontrar o ponto q mais lhes convem

Voltar
Superior