[Crime] Dás gorjeta?

Ninguém te vai bater por não dares, mas podes não ser tão bem atendido da próxima vez...

Zylmhuin, acredito que de forma inconsciente, mas acabaste por dizer algo bastante GRAVE no que toca aos serviços da restauração, ou seja, no fundo faz-se uma extorsão velada ao cliente no sentido que, se não der gorjeta, da próxima vez pode "pagar por isso" ao não ser tão bem atendido[:vm)]...

Onde fica o brio profissional? Quando o dar gorjeta deve ser uma opção (por uma questão moral, consciência,...) somente a partir da iniciativa exclusiva do cliente.. se tiver consequências por isso, é muito grave:sh)

Zylmhuin, acredito que de forma inconsciente, mas acabaste por dizer algo bastante GRAVE no que toca aos serviços da restauração, ou seja, no fundo faz-se uma extorsão velada ao cliente no sentido que, se não der gorjeta, da próxima vez pode "pagar por isso" ao não ser tão bem atendido[:vm)]...

Onde fica o brio profissional? Quando o dar gorjeta deve ser uma opção (por uma questão moral, consciência,...) somente a partir da iniciativa exclusiva do cliente.. se tiver consequências por isso, é muito grave:sh)
Concordo inteiramente.

A gorjeta nos US (não sei se a nível nacional, porque só estive em meia dúzia de sítios) institucionalizou-se (tanto que quando cá vem malta e vamos beber uns finos ao café ao balcão, perguntam quando se deve deixar de gorjeta) de tal forma que o "não dar gorjeta" é olhado de lado.
Lá, vão a um Starbucks buscar um café (um balde) e deixam gorjeta. Vão ao Subway buscar um menu e deixam gorjeta.

E os patrões aproveitam isso!

Por um lado tens bons serviços, mesmo em sítios simples, porque vivem mais das gorjetas que dos ordenados (não é bem assim, mas percebem), por outro tens serviços com pré-pagamento onde te pedem gorjeta.

Atenção que eu não estou a dizer que concordo com tudo isto, estou apenas a "contar" o que observei.

Nunca dou gorjeta. A pessoa está a ser paga para prestar um serviço, e recompensá-la pelo bom serviço é responsabilidade do patrão, não dos clientes.

Voltar
Superior