Dar boleia

Uma vez um taxista deu-me uma boleia de 7 km e no fim ainda me pagou um café! [:D]

Por acaso quando era miúdo havia um taxista vizinho que todos os dias á mesma hora que eu ia para o centro da cidade para ir para a praça de táxis.

Todos os dias dava-me boleia e ainda me dava um bolo.[:D]

Claro que são casos de excepções.

"Procurado por mais de 16 mil utilizadores, o grupo fundado por João Figueiredo e alguns amigos em 2010 tornou-se numa ideia de negócio, que amanhã abre uma plataforma de gestão online das boleias.

Mais de 16 mil pessoas aderiram, desde o final de 2010, a um grupo fechado no Facebook destinado a pedidos e ofertas de boleias entre vários pontos do país, com destaque para o eixo Porto-Lisboa. O projecto Boleias Porto-Lisboa-Porto, que nasceu num pequeno grupo de amigos, cresceu a olhos vistos e, a partir de amanhã, 200 utilizadores vão poder testar a novíssima plataforma Um Coche de Carsharing, que poucos dias depois estará disponível para todos os utilizadores que pretendam partilhar os custos das deslocações.

Os pedidos e as ofertas são vários, todos os dias, e quase todos têm resposta. Mesmo quando parecem menos comuns. Na quinta-feira, por exemplo, alguém procurava uma boleia, entre Porto e Lisboa, para uma cadela a caminho da casa da protectora. Mas, no geral, quem frequenta o grupo é gente que se desloca pendularmente entre as duas cidades ou que, precisando de fazer uma deslocação esporádica, lança o apelo, a ver se encontra ajuda.

"Um coche" pode soar a carro mas, em várias zonas do país, é calão para se dizer "um bocado" de qualquer coisa. Pode ser, por isso, um pedaço de um carro, o suficiente para se levar alguém de um ponto a outro do país. Foi esta a ideia de João Figueiredo, 24 anos, portuense que terminados os estudos em Coimbra e Lisboa, na área da gestão desportiva, se pôs, a partir de Lisboa, a reunir a equipa e os meios para transformar o grupo que criou em 2010 no Facebook num projecto empresarial.

Juntou-se a Francisco Eduardo e David Pires, das áreas de Artes Plásticas e Design, e ao engenheiro informático Bernardo Simões. E andam numa roda-viva para estrear amanhã um projecto que entrou no programa de aceleração de start ups da Beta-I, uma associação de apoio a jovens empreendedores, e que entrou também na Start Up Lisboa, onde está a ser incubado. Pelo meio, recorreram ao crowdfunding, (outro estrangeirismo do economês moderno), que permite que múltiplas pessoas ou entidades financiem uma ideia de negócio, através da Internet.

Entre a azáfama dos últimos dias, João Figueiredo arranjou um "coche" de tempo para explicar o que será esta plataforma. Que, num primeiro momento, vai abrir-se apenas aos beta-founders, os 200 primeiros utilizadores que responderem ao desafio lançado no grupo do Facebook e que terão como missão testar as funcionalidades desta versão zero do site antes da sua abertura a toda a comunidade. O site será fechado e o registo, esse, terá de ser feito via Facebook, nota o gestor do projecto, argumentado que, assim, os utilizadores terão acesso aos dados do perfil dos participantes.

A plataforma gerará uma classificação dos utilizadores, que permite detectar experiências menos positivas. Embora, até agora, a equipa do projecto desconheça casos em que a organização da boleia (a cargo dos envolvidos) tenha corrido mal. Quem chega ao site para oferecer lugares no carro preenche um formulário com dados que são carregados num motor de busca, para quem anda de "dedo estendido" pela página.

Quem precisa de uma boleia pode indicar ponto de partida e chegada, dia e hora, e fica a conhecer a oferta disponível. Pode depois entrar num chat com o condutor, ou enviar-lhe mensagem privada. Pode também aceder a mais informações, como o tipo de carro, o espaço na mala ou outras condições para a viagem. Carregado o botão "reservar", e notificado o condutor, este pode aceitar ou rejeitar. Se aceitar, o candidato recebe um e-mail com os dados do percurso, incluindo um mapa.

Tal como acontece hoje no Facebook, todas as boleias têm um custo, definido pelo condutor. O Um Coche de Carsharing não se vai meter neste aspecto do acordo, que é resolvido informalmente entre as partes: alguém que pretende minorar os custos de uma viagem (num carro normal Porto-Lisboa custa 60 euros, em gasóleo e portagens), e alguém que, desta forma, pode fazer a deslocação por um preço muito convidativo.

Eventuais receitas do site advirão, assim, da publicidade que a equipa conseguir angariar. E João Figueiredo admite já ter tido contactos para alguns patrocínios. O dinheiro angariado através do crowdfunding serviu para o desenvolvimento do projecto e aquisição do espaço de alojamento no servidor."Em Grupo de boleias Porto-Lisboa no Facebook dá origem a um novo site - PÚBLICO

vivam os desenterranços. eu apenas posto isto aqui para nao criar outro, mas o que me começa a irritar profundamente é o pessoal com quem eu trabalho, cq vive a cerca de 5 kms do trabalho, está sempre na rotunda q é o sitio por onde todos os carros passam para pedir boleia po trabalho, todos os santos dias.. agora a mim irrita-me, quer dizer, eu ganho o mesmo q eles e tenho dinheiro para comprar carro, eles vivem aqui a 9 ANOS e sao incompetentes e nao conseguem tirar carta ou nao lhes apetece gastar um centimo num carro PORQUE ARRANJAM SEMPRE BOLEIA.. epah estas pessoas sinceramente metem-me nojo é q nao têm vergonha na cara.. cambada de mandriões... o q vou fazer um dia é tirar os bancos do meu saxo atras para os mandar f++++.... apenas um desabafo.

vivam os desenterranços. eu apenas posto isto aqui para nao criar outro, mas o que me começa a irritar profundamente é o pessoal com quem eu trabalho, cq vive a cerca de 5 kms do trabalho, está sempre na rotunda q é o sitio por onde todos os carros passam para pedir boleia po trabalho, todos os santos dias.. agora a mim irrita-me, quer dizer, eu ganho o mesmo q eles e tenho dinheiro para comprar carro, eles vivem aqui a 9 ANOS e sao incompetentes e nao conseguem tirar carta ou nao lhes apetece gastar um centimo num carro PORQUE ARRANJAM SEMPRE BOLEIA.. epah estas pessoas sinceramente metem-me nojo é q nao têm vergonha na cara.. cambada de mandriões... o q vou fazer um dia é tirar os bancos do meu saxo atras para os mandar f++++.... apenas um desabafo.

WTF:confused::confused: [8b]

Hoje, perto de Ferreira do Alentejo, passei por dois jovens que na beira da estrada pediam boleia. Tinham ambos "bom aspecto", o mais velho com cerca de 18 anos, o mais novo devia ter uns 14, 15 anos, deviam ser irmãos.

Estava um calor abrasador para esta época do ano e senti-me tentado a encostar e perguntar-lhes para onde queriam ir, mas pensei duas vezes e segui viagem.

Fez-me lembrar a minha infância onde com amigos cheguei a apanhar boleias de estranhos, isto há 20 anos atrás, quando as coisas eram muito diferentes do que são hoje. E tive pena daqueles dois jovens porque se calhar não fariam mal a uma mosca, mas infelizmente não se pode arriscar.

E vocês? Hoje em dia ainda seriam capazes de dar boleia a um estranho na estrada? Por outro lado, seriam capazes de andarem vocês á boleia?

Vá, não vale dizer "se a gaja for boa, até dou", estou a falar de situações normais.[:D]

Visto ser da zona, e conhecer algumas das perolas que normalmente se colocam à boleia perto de Ervidel, Aljustrel, Castro Verde e Ferreira. Por norma, e não dizer todos ou generalizar, esses sujeitos, sendo adolescentes ou adultos, pedem boleia para Beja para ir comprar os "comprimidos" em po ou para fumar. Tornando-se complicado para nós condutores dar boleia a esse pessoal, não pelo risco de assalto, mas sim em caso de fiscalização eles podem colocar o "material" por baixo do banco etc. Sendo que ficamos com problemas ate que se prove que não temos nada haver com a situação.

Por esta razão, dar boleias, nunca...

Há um tópico para isso[;)]

E que tal agarrares nessa coragem de internet e dizer-lhes isso a eles?

Nada te obriga a transportá-los, se te metem tanto nojo porque é que lhes dás boleia?:confused::confused::confused::confused:

Há muito tempo que não dou boleia e quando dava, normalmente, era a pessoas "conhecidas".

E mesmo assim é arriscado. Lembro-me que dava boleia assiduamente a um irmão de um amigo até que um dia descobri que na mala levava cerca de 10 telémoveis roubados. Disse-lhe que não tolerava isso pois em caso de ser mandado parar provavelmente também ia sobrar para mim.

Há uns 18 anos atrás, estava à boleia com um colega. Nisto para um "engravatado", ele entrou para a frente e eu para trás. Vira-se o gajo para o meu colega: "Só te dou boleia a ti".

Rapidamente saí do carro e disse para o meu colega: "Vou de boleia com outro, agora se queres arranjar um andar novo vai com esse". Não é preciso dizer que ele saíu no segundo seguinte.

Outra história, esta contada pelo meu tio: deu boleia a um rapaz de mochila e a meio da viagem furou um pneu.

Em vez de o ajudar, pegou na mala e pôs-se a pedir boleia. Quando o meu tio acabou de mudar o pneu o rapaz vira-se para ele: "Então chefe, vamos?"

O meu tio foi, ele não...

[:)][:)][:)][:)][:)]

O mundo está feito para os espertos!

Já criaste uma página a indignar-te no facebook? [:D]

Eu enquanto estudante apanhava muitas boleias, porque cresci num meio pequeno, onde toda a gente se conhece.
Quando comprei carro comecei a ser eu a dar boleias.
Nos primeiros tempos a morar em Lisboa ia "à terra" com bastante regularidade e muitas vezes dava boleia a pessoas que estavam na berma da estrada a pedir boleia.
Um domingo, em 1998, de inverno, um "grise do camandro", estava uma jovem na berma, antes de Castro Daire, com um papelão na mão com a inscrição "Viseu".
Parei, abri o vidro e perguntei, "Vai para Viseu?". Resposta: "- Na realidade vou para Lisboa mas uma boleia até Viseu era fixe.".
Disse-lhe para entra e disse que se quisesse podia ir até Lisboa, porque era também o meu destino.
A menina instalou-se, mudou a estação de rádio, eu olhei para ela e ela sorriu... abriu um pouco o vidro e vai de acender um cigarro...
Perguntei-lhe: "Vai fumar?" Resposta: "- Não se preocupe, com o vidro aberto nem dá conta."

Resultado, ficou à porta da estação de camionagem de Castro Daire, uns meros kms a seguir ao local onde tinha pedido boleia...[:D]

A partir dessa data nunca mais dei boleia a desconhecidos...[;)]

Compra uma mota! [:D][:p]

Eu enquanto estudante apanhava muitas boleias, porque cresci num meio pequeno, onde toda a gente se conhece.
Nos primeiros tempos a morar em Lisboa ia "à terra" com bastante regularidade e muitas vezes dava boleia a pessoas que estavam na berma da estrada a pedir boleia.
Um domingo, em 1998, de inverno, um "grise do camandro", estava uma jovem na berma, antes de Castro Daire, com um papelão na mão com a inscrição "Viseu".
Parei, abri o vidro e perguntei, "Vai para Viseu?". Resposta: "- Na realidade vou para Lisboa mas uma boleia até Viseu era fixe.".
Disse-lhe para entra e disse que se quisesse podia ir até Lisboa, porque era também o meu destino.
A menina instalou-se, mudou a estação de rádio, eu olhei para ela e ela sorriu... abriu um pouco o vidro e vai de acender um cigarro...
Perguntei-lhe: "Vai fumar?" Resposta: "- Não se preocupe, com o vidro aberto nem dá conta."

Resultado, ficou à porta da estação de camionagem de Castro Daire, uns meros kms a seguir ao local onde tinha pedido boleia...[:D]

Já vi que a menina era feinha...[:p]

Não teve tempo para fumar enquanto estava à boleia, montou-se no carro à patroa, por muito jeitosa que fosse eu faria o mesmo...

HAHAHAHA sou da mesma opinião, devia ser feia a gaja [:)][:D]

A resposta vai com o teu comentário mas também serve para o Ecoflex.
Só mesmo mentes muito tacanhas é que pensam que alguém vai de fim de semana "à terra" e no regresso ao trabalho vem a pensar em mais alguma coisa... ou então as vossas costumam ter muitas dores de cabeça ao fim de semana.

Por esse vosso ponto de vista, dar boleia a um homem deve ser para casar!! [;)]

Voltar
Superior