Dadores de sangue

Dadores de sangue

• Não sou dador porque não quero.

Votos: 23 26,7%
  • Não sou dador porque não posso.

Votos: 12 14,0%
  • Sou dador de sangue.

Votos: 37 43,0%
  • Já fui dador.

Votos: 14 16,3%

• Total de eleitores
    86
Obrigado pelos vossos testemunhos. Para a semana vou ver se vou doar sangue, ainda que implique acalmar-me um bocado em termos de actividade antes e depois.

As picas e o sangue não me faz impressão nenhuma, receio é sentir-me fraco após a doação.

O sentir fraco por vezes é mais psicológico que outra coisa, depois de fazeres a dádiva comes o lanxinho ficas logo rijo como um pêro. ;)

Juro que não estou! [:D] Parece parvoíce mas é verdade. Não sei se é por causa dos terminais nervosos que há no dedo mas dói-me pra cacete! O espetar da agulha para dar sangue não me dói nadinha.

Normalmente a picada no dedo também me dói mais do que propriamente a recolha, essa não dói nada, vejo televisão, dão-me de comer e saiu a sorrir. :)

Eu dei uma vez e logo a seguir à dádiva tive que ficar deitado na maca, o que me fez sentir melhor foi respirar o algodão com álcool.
Dali fui tranquilo pra casa, mas ao almoçar senti tonturas. Resultado: Fiquei a tarde toda na cama, não fui trabalhar.
Na manhã seguinte fui trabalhar mas andei sempre com calminha, pois senti-me algo zonzo. Mas tudo ok a partir daí.

Por acaso também tenho bastante a agradecer pela parte que tem tocado a minha mãe!

Podem não acreditar, mas já há muito que queria doar sangue. Já faço parte da base de dados de doadores de medula óssea há alguns anos, mas quanto a doar sangue tenho andado sempre a adiar. :sh) Agora tem mesmo que ser, sinto-me em divida para com os outros.

Sangue: dádivas caíram 20% em dois dias

O secretário de Estado adjunto da Saúde disse esta quinta-feira que se registou uma quebra de cerca de 20 por cento nas dádivas de sangue nos últimos dois dias, apelando aos portugueses que continuem a doar, avança a agência Lusa.

"O que nós verificamos foi que – e isto foi abrupto, na sequência das notícias relativamente ao facto de Portugal estar a desperdiçar plasma – se gerou a ideia de que Portugal estava a desperdiçar sangue, o que é completamente falso", esclareceu o governante, em conferência de imprensa esta noite, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

No entanto, Leal da Costa diz que foi detectada uma "queda de 20 por cento das colheitas [de sangue] no dia de ontem [quarta-feira] e de esta quinta-feira" e, por isso, considera importante "chamar a atenção dos portugueses de que todo o sangue é aproveitado".

Quanto às reservas de plasma, o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), Hélder Trindade, também presente na conferência de imprensa, disse que há plasma "que chegue para as necessidades" em Portugal, explicando que "o plasma é um excedentário".

"Nós temos o suficiente [mas] uma parte [do plasma] não podemos aproveitar por uma questão de logística de transporte mas há plasma que chegue para as necessidades. Nós temos 30 mil unidades de plasma congelados, temos o suficiente para fornecer aos hospitais", afirmou Hélder Trindade.

O responsável disse ainda que há situações em que o plasma não pode mesmo ser aproveitado: "por exemplo, no caso de mulheres que tiveram vários filhos, não aproveitamos [o plasma] porque há risco de ser rejeitado pelo receptor".

Também a forma de armazenamento do plasma é diferente do resto dos componentes sanguíneos. O presidente do IPS explicou que "o sangue é armazenado a quatro graus [celsius] e o plasma tem de ser congelado", pelo que "o sangue tem uma duração até 42 dias para ser utilizado e o plasma pode ficar mais tempo".

Reservas dos tipos A e 0 negativo são suficientes para 2 a 3 dias

O presidente do Instituto Português do Sangue (IPS) disse esta quinta-feira que as reservas de sangue dos grupos A e 0 negativos são suficientes para "dois ou três dias", apelando aos dadores de sangue que voltem a doar.

O presidente do IPS, Hélder Trindade, esclareceu que os grupos sanguíneos A e 0 negativo são aqueles que apresentam maiores carências: "Em relação ao 0 negativo e ao A negativo, nós esta quinta-feira estamos a falar de [reservas para] muito poucos dias. Dois ou três dias", afirmou.

"As situações problemáticas ocorrem quando se juntam dois fatores: um é a baixa de colheita de sangue e o outro é haver acidentalmente mais doentes que precisam daquele tipo de sangue, que é o que está a acontecer neste momento", disse ainda o responsável.

Hélder Trindade referiu que, em relação aos outros grupos sanguíneos, há também uma quebra nas reservas que normalmente são de 20 a 25 dias mas que estão agora nos 10 dias.
Questionado sobre se já se verifica falta de sangue para cirurgias ou tratamentos nos hospitais, o presidente do IPS disse que não tem informação concreta sobre isso, mas que acredita ainda não ser esse o caso.

O secretário de Estado adjunto da Saúde, Leal da Costa, reiterou que "em circunstância alguma" deixa de ser preciso que os dadores dêem sangue, explicando que "os componentes do sangue que mais preocupam são os glóbulos vermelhos e as plaquetas", uma vez que são aqueles que estão em falta.
Daqui

Sangue: Diminuição das dádivas devido ao fim da isenção das taxas moderadores

O presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães disse hoje não ter «qualquer dúvida» que a diminuição das dádivas de sangue em Portugal se deve ao fim das isenções no acesso aos cuidados de saúde.

«Não me venham com a desculpa de que a diminuição das dádivas se deve à ideia de que Portugal está a desperdiçar sangue. Nada disso. A explicação está no facto de os dadores de sangue terem perdido um direito adquirido há muitos anos, que era a isenção de taxas moderadoras», disse, à Lusa, Alberto Mota.
O responsável reagia, assim, às declarações do secretário de Estado adjunto da Saúde que, na quinta-feira, disse que se registou uma quebra de cerca de 20 por cento nas dádivas de sangue nos últimos dois dias, por se ter gerado a ideia de que Portugal estava a desperdiçar sangue.
Daqui

Diminuição de dádivas de sangue põe em causa realização de cirurgias

Estão a diminuir os stocks de sangue nos hospitais portugueses de forma que já se admite o adiamento de cirurgias, como acontece no Hospital de São João no Porto. No país falta sangue de dois tipos: A Negativo e O Negativo. Apesar dos apelos do Ministério da saúde e do instituto português do sangue, algumas associações de dadores não estão a corresponder como até aqui, boicotando algumas ações de recolha. Em causa pode estar a não isenção das taxas moderadoras para quem dá sangue.
Daqui, c vídeo.

O q pensam disto?
Sinceramente, c/ dador estou 1 pouco divido! Compreendo as duas partes e neste momento de "crise" os «trocos» q pensavam poupar devem ser insignificantes aos gastos gerais do país.

A juntar a isso há ainda a polémica do plasma deitado fora e q podia ser vendido diminuindo assim a factura externa.

Edd :)

Sinceramente continuarei a dar (dou 4 vezes por ano), mas percebo quem deixe de o fazer por causa do fim das isenções e também, por ver o desperdício de plasma.

Algumas pessoas que conheço e que dão sangue, acabam por o fazer, tendo em conta a isenção que existia. Se a mesma deixa de vigorar, não me admira que deixem de o fazer.

Eu acho mal que as pessoas deixem de dar sangue como espécie de protesto por causa das taxas moderadoras. Ajudar o próximo (que um dia pode perfeitamente vir a ser o próprio) devia ser superior a essas coisas.

E conheço muita gente que só dava por causa dos benefícios, isso é um facto.

Eu p acaso, apesar de dador nunca requeri a isenção nem fiz uso dela mas, n deixo de me sentir "enganado" e bastante chateado...

Edd :)

Para não criar novo tópico, desenterro um já existente para um pequeno desabafo.

Sou um dador relativamente recente, ainda só vou com 10 dádivas e até agora zero queixas, mas ultimamente tenho começado a ficar farto das mensagens do IPST. Antes enviavam só quando já tinham passado os 3 meses da última dádiva, agora como já dei em zonas de 2 Centros diferentes, de Lisboa e Coimbra, é constantemente. Se dou num sítio é o outro a enviar-me SMS e a pedir que vá doar quando ainda não passaram os 3 meses, parece que não comunicam entre si. Ainda agora recebi isto - https://i.imgur.com/ntXrJXe.png -, e nem sequer posso doar que fiz uma dádiva o mês passado. Eu de início até ficava agradecido, relembravam-me que já podia doar de novo e dizia onde e quando. Mas enquanto não posso doar começa a ser ridículo, ainda por cima se nem sequer se conseguem decidir se vai ou não haver recolha e me enviam 3 mensagens numa hora...

Última edição:
Para não criar novo tópico, desenterro um já existente para um pequeno desabafo.

Sou um dador relativamente recente, ainda só vou com 10 dádivas e até agora zero queixas, mas ultimamente tenho começado a ficar farto das mensagens do IPST. Antes enviavam só quando já tinham passado os 3 meses da última dádiva, agora como já dei em zonas de 2 Centros diferentes, de Lisboa e Coimbra, é constantemente. Se dou num sítio é o outro a enviar-me SMS e a pedir que vá doar quando ainda não passaram os 3 meses, parece que não comunicam entre si. Ainda agora recebi isto - https://i.imgur.com/ntXrJXe.png -, e nem sequer posso doar que fiz uma dádiva o mês passado. Eu de início até ficava agradecido, relembravam-me que já podia doar de novo e dizia onde e quando. Mas enquanto não posso doar começa a ser ridículo, ainda por cima se nem sequer se conseguem decidir se vai ou não haver recolha e me enviam 3 mensagens numa hora...

O que se passa (pelo menos foi o que me indicaram em tempos) é que os centros operar autonomamente, sendo que e como tal, ambos acabam por enviar "convite" para dádiva.

Última edição:

Estão bastante insistentes, estão. Mas, pronto, pelo menos é por uma boa razão e não só para vender electrodomésticos.

Mas é temporário. A mim também houve uma altura que melgaram muito, mas depois passou-lhes.
Pior é mesmo a capacidade de gestão dos dados deles - vários anos depois de alterar a morada, mandaram a segunda via do cartão de dador para a antiga. Segundo a senhora, não fui o primeiro nem sequer perto disso. [8b]

Mas é temporário. A mim também houve uma altura que melgaram muito, mas depois passou-lhes.
Pior é mesmo a capacidade de gestão dos dados deles - vários anos depois de alterar a morada, mandaram a segunda via do cartão de dador para a antiga. Segundo a senhora, não fui o primeiro nem sequer perto disso. [8b]

Comigo passou-se o mesmo, aliás agora já nem mandam avisos [8b]

Se sabes quando deves dar sangue, o que sugiro é adicionar o contacto à lista de intercepção, isto caso o telefone possua essa funcionalidade.
Para mim, funciona bem com Worten's e outras publicidades que sem querer subscrevi e que agora nem me dou ao trabalho de tentar remover.

Quanto ao IPS, recebo apenas a mensagem trimestralmente, por norma uma semana a seguir à data da colheita anterior + os 3 meses (nunca avisam antes da data, sempre depois).

Última edição:
Por ser AB+, sou receptor universal e por isso o meu sangue não compensa.

No entanto, sou dador de plaquetas. Aí sou dador universal.

É tudo muito bonito, não fosse ter que estar ligado a uma máquina durante 30-45 minutos com sangue a sair, centrifuga na máquina, e volta a entrar na veia. [:p]

No fundo só estou a dar a "parte amarela" do nosso sangue, sendo que depois a nossa medula em 24-48h repõe o nível de plaquetas que tinha.
Ainda assim só costumo dar de 3 em 3 meses +/-.
Dou sempre no serviço de sangue do H.S.João.

O que mais dói não é a picada no dedo nem a agulha (grossa!) com que fazem isto.
É no raio dos adesivos que me põem a seguir que aquilo parece duct-tape e arranca-me os pelos todos! :sh)

O que se passa (pelo menos foi o que me indicaram em tempos) é que os centros operar autonomamente, sendo que e como tal, ambos acabam por enviar "convite" para dádiva.

É o que me parece também, recebo sempre a mensagem daquele onde não dei a última vez. Mas é um pouco chato, que fico 3 meses a receber mensagens desnecessárias. Os diferentes centros podiam muito bem comunicar essas informações uns aos outros...

Aqui realmente começou a ficar pior nos últimos 4/5 meses, antes disso era uma mensagem de vez em quando, agora uma semana com menos de três é uma semana anormal. Vou esperar então, a ver se isto se resolve por si próprio como do teu lado.

Se sabes quando deves dar sangue, o que sugiro é adicionar o contacto à lista de intercepção, isto caso o telefone possua essa funcionalidade.
Para mim, funciona bem com Worten's e outras publicidades que sem querer subscrevi e que agora nem me dou ao trabalho de tentar remover.

Quanto ao IPS, recebo apenas a mensagem trimestralmente, por norma uma semana a seguir à data da colheita anterior + os 3 meses (nunca avisam antes da data, sempre depois).

Já me passou pela cabeça fazer isso, mas sinceramente não queria que gosto de receber depois a mensagem a dizer que a dádiva foi aceite, só para ter a certeza que não houve problemas. Vou esperar a ver se isto melhora por si próprio como aconteceu com o Luís, senão se calhar vou mesmo ter de fazer o que sugeres.

Voltar
Superior