Dador

Dador

• Sim

Votos: 8 30,8%
  • Näo

Votos: 18 69,2%

• Total de eleitores
    26

joao cunha

Banido
Uma questäo que acho de extrema importância que é a de ser dador de orgäos apòs o nosso falecimento.
Quem o é? e o porquê da decisäo?

Se não estou em erro agora é precisamente o contrario, tens é de ter um cartão a atestar que não és dador, pois á partida agora somos todos.

Não respondi porque:

1º estou vivo (felizmente) [:D]
2º não sei como está a lei (portanto, tenho estatuto "default" [:D] )
3º só peço que não me levem o fígado, porque não se aproveita nada [:p]

não. quero ser cremado rapidamente e não autopsiado. tenho um pavor intenso às historias que se ouvem dos hospitais e morgues portuguesas, que quando me declararem morto já não haja maneira de regressar sem bocados ou fechado no caixão. :eek:

para não falar que já devo ter pouco que se aproveite :)

E como é que se controla isso?

Isso agora é que não sei.... Não faço a menor ideia de qual ou quais os procedimentos...
Nem sei se já houve alguma alteração á legislação, mas até á uns tempos era assim agora não posso afirmar a 100% porque também não tenho a certeza....
Mas a arriscar, arriscava no Instituto de Medicina Legal acho... :sh)

Tambem acho que todos somos dadores, se formos contra é que temos de assinar uns papéis...
Quanto a mim, depois de morto façam o que entenderem com o meu corpo[s)]

Quem pode ser dador de órgãos?

Qualquer pessoa pode doar um ou mais órgãos, desde que, em vida, não tenha manifestado vontade em contrário.

A doação de órgãos é uma atitude de solidariedade, que pode contribuir para melhorar ou salvar a vida de outra pessoa.

Como posso manifestar a minha vontade de não doar órgãos após a morte?

Se não quiser que os seus órgãos sejam doados após a morte deverá manifestá-lo através da inscrição no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA).
Esta inscrição é realizada através do preenchimento, por si ou por quem o represente, de um impresso próprio, em qualquer Centro de Saúde.
A inscrição no RENNDA produz efeitos quatro dias úteis depois da recepção do impresso acima mencionado, sendo enviado ao destinatário o cartão individual de não dador, no prazo de trinta dias.
No caso de menores e incapazes, a declaração de não dador pode ser assumida pelos pais ou respectivos representantes legais.
A decisão de não doar órgãos poderá ser alterada em qualquer altura, através do preenchimento de novo impresso, em qualquer Centro de Saúde.
A entidade responsável pelo ficheiro autorizado do RENNDA é o Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde, onde qualquer pessoa pode consultar o registo que lhe diga respeito e obter gratuitamente a respectiva reprodução.

fonte
parece que somos todos dadores, não percebo então como é que as listas de espera são tão grandes :confused:

3º só peço que não me levem o fígado, porque não se aproveita nada [:p]

o meu tambem deve tar bonito, por isso tambem é melhor referir esse aspecto antes de morrer. e os pulmoes tambem nao andam grande coisa (se bem que seja mesmo por doença e nao por fumar...)

parece que somos todos dadores, não percebo então como é que as listas de espera são tão grandes :confused:

Um transplante é bem mais complicado do que pode parecer..
Para se fazer a recolha de orgãos, é preciso que os orgãos do dador se possam aproveitar, que esteja em meio hospitalar (ninguem vai recolher os orgaos a casa de ninguem) e é preciso que seja feito em determinado espaço de tempo para não ocorrer a falência dos orgãos. Para não falar na questão das compatibilidades.

Voltar
Superior