Dacia Duster

Bom já que não se chega a concenso já não compro o GLK fico mesmo com o Duster [:D].
O que me parece é que as distâncias de travagem são como os consumos que as marcas publicam, ou seja variam bastante dos nossos reais, não estou a entender o porquê da diferença do Duster 4x4 75 metros e o 4x2 70 mt então o sistema de travagem não é igual nos dois?
Na minha opinião a travagem do Duster não deslumbra como num carro desportivo, mas para o carro que é serve perfeitamente trava bem.

Bom já que não se chega a concenso já não compro o GLK fico mesmo com o Duster [:D].
O que me parece é que as distâncias de travagem são como os consumos que as marcas publicam, ou seja variam bastante dos nossos reais, não estou a entender o porquê da diferença do Duster 4x4 75 metros e o 4x2 70 mt então o sistema de travagem não é igual nos dois?
Na minha opinião a travagem do Duster não deslumbra como num carro desportivo, mas para o carro que é serve perfeitamente trava bem.

La esta, qualquer carro aqui falado tem uma travagem mais que suficiente para o dia-a-dia nisso nem ha duvida. Uma das coisas que me impressionou a primeira vez que peguei no Qashqai foi a travagem.

O que o pessoal fez foi justificar os 2m (pelo menos foi a diferença que esta na revista da Autohoje da semana passada) de diferença para o GLK nada mais. Nem ninguem falou em Marca...

Quanto essa comparaçao entre consume e travagem, pelo menos no campo da travagem ha varios factores que influenciam e qualquer resultado apresentado em revistas ou site nao é absoluto. Isto porque o que influencia mais a travagem é os pneus e o piso. Depois é se os travoes estao frios ou ja em fadiga (quentes), se estao em bom estado tanto a nivel de discos e de pastilhas e se o sistema ABS esta a funcionar bem. Como estamos a falar de carros novos é so basicamente o piso e os pneus que influenciam o resultado.

Qualquer carro que foram aqui apresentados tem uma travagem mais que suficiente para o dia-a-dia e tem uma segurança bastante alta.

No duster precisamente um dos pontos que me pareceu melhor foi a travagem e já o referi neste tópico, embora na minha opinião o travão tenha um bocadinho falta de sensibilidade. Mas isto pode ser desde as pastilhas serem novas e milhentos outros factores que influenciam.

@Zer07 - O mercedes pelo simples facto de ser 600kg mais pesado e conseguir igualar a distância de travagem do duster só prova que tem um sistema muito superior. Um carro leve deverá ter muitas vantagens face a outro mais pesado, aceleração positiva e negativa, agilidade, capacidade de curvar e até ser mais divertido para o condutor. O duster aparentemente nem sequer goza desta vantagem para se superiorizar nalguns aspectos. Os mercedes sempre foram carros gordos, mas com capacidade para lidarem com a 'gordura' face à concorrência. Nota-se numa boa parte da sua gama começando por cima nos superdesportivos. Fazendo dos mercedes carros bastante particulares. O glk só vem provar isto mesmo. Embora tenha mais 600kg de equipamento de conforto a bordo, segurança passiva e activa e robustez consegue igualar as perfomances do duster nestes aspectos e noutros superiorizar-se. Justifica assim o preço que custa e obviamente é dirigido a outro público-alvo que nem sequer olha para o duster. Já os adeptos do duster parece que gostam muito de olhar para os carros dos outros e insistir em compará-los.

La esta, qualquer carro aqui falado tem uma travagem mais que suficiente para o dia-a-dia nisso nem ha duvida. Uma das coisas que me impressionou a primeira vez que peguei no Qashqai foi a travagem.

O que o pessoal fez foi justificar os 2m (pelo menos foi a diferença que esta na revista da Autohoje da semana passada) de diferença para o GLK nada mais. Nem ninguem falou em Marca...

Quanto essa comparaçao entre consume e travagem, pelo menos no campo da travagem ha varios factores que influenciam e qualquer resultado apresentado em revistas ou site nao é absoluto. Isto porque o que influencia mais a travagem é os pneus e o piso. Depois é se os travoes estao frios ou ja em fadiga (quentes), se estao em bom estado tanto a nivel de discos e de pastilhas e se o sistema ABS esta a funcionar bem. Como estamos a falar de carros novos é so basicamente o piso e os pneus que influenciam o resultado.

Ora bem, estás a chegar lá para mim os testes nas revistas não são taxativos, porque como dissestes e muito bem depende de muitos factores como o estado dos pneus/veiculo quantos kilometros tem cada carro em teste (O Duster é sempre o mesmo o JJ e eu tenho muitas revistas com testes do Duster), assim como a forma que o condutor exerce a travagem não sei se é a mesma pessoa que testa os carros, em suma gostaria de saber qual o procedimento e coerencia para chegarem aos valores.
Em suma os valores valem o que valem servem de indicativo nada mais e como tudo na vida têm margem de erro e de tolerância.

Curioso, so esta a fazer comichao a quem defende ou tem um Dacia, de resto nao esta a fazer comichao o Mercedes custar mais ou ser um Mercedes. La esta o pessoal que esta a defender o Dacia ate ao tutano nao ve que so denigre a marca.

Eu, como o AstonM ou o Sweden so estamos a dizer que o GLK trava mais por ser mais pesado, como os americanos dizem: Fisica 101. Voces é que estao a puxar a questao das marcas.

Enfim...

Presumo então que, se não é uma questão de marca, vocês são coerentes e estão neste momento a escrever nos tópicos destes modelos (a bold) a criticar as respectivas distâncias de travagem:

Mercedes GLK
Volkswagen Tiguan 63 m
Renault Koleos 77 m
BMW X1 64 m
Dacia Duster 1.5 dCi 4x4 75 m
Skoda Yeti 65 m
Mitsubishi ASX 4x4 74 m
Honda CR-V 66 m
Mitsubishi ASX 4x2 73 m
Ford Kuga 67 mDacia Duster 1.5 dCi 4x2 70 m
Qashqai 68m

Presumo então que, se não é uma questão de marca, vocês são coerentes e estão neste momento a escrever nos tópicos destes modelos (a bold) a criticar as respectivas distâncias de travagem:

Mercedes GLK
Volkswagen Tiguan 63 m
Renault Koleos 77 m
BMW X1 64 m
Dacia Duster 1.5 dCi 4x4 75 m
Skoda Yeti 65 m
Mitsubishi ASX 4x4 74 m
Honda CR-V 66 m
Mitsubishi ASX 4x2 73 m
Ford Kuga 67 mDacia Duster 1.5 dCi 4x2 70 m
Qashqai 68m

Mas quem é que está criticar o quê? Não se podem fazer perguntas acerca do Duster? Só se pode comparar o Duster com outros carros se for para dizer que trava muito melhor que o GLK? É proíbido trazer notícias acerca do Duster para o tópico quando estas referem aspectos negativos do carro?

O Duster é melhor que o GLK porque trava em menos um metro. Está bem assim?

Isto começa a roçar o ridículo...

Mas quem é que está criticar o quê? Não se podem fazer perguntas acerca do Duster? Só se pode comparar o Duster com outros carros se for para dizer que trava muito melhor que o GLK? É proíbido trazer notícias acerca do Duster para o tópico quando estas referem aspectos negativos do carro?

O Duster é melhor que o GLK porque trava em menos um metro. Está bem assim?

Isto começa a roçar o ridículo...

Podes troca o "criticar" por "comentar"...

Acho que ainda não me fiz entender:
- O GLK tem uma distância de travagem boa, tanto que a mercedes o coloca na rua assim...
Mas é boa pelos metros em si e não pelos metros Vs peso.

Alguns acham que o Duster tem uma travagem má pois pelo peso deveria travar em 50 metros e isto também roça o ridiculo...

"É proíbido trazer notícias acerca do Duster para o tópico quando estas referem aspectos negativos do carro?"
Claro que não é proibido, mas colocando a noticia e a tua opinião... lanças a discussão (mesmo que construtiva)...
Uns concordam e outros não...

Última edição:
Desculpem a minha ignorância

Quais são as vantagens de se ter um 4x4 ?

um carro 4x4 pode activar ou desactivar isso ?

pode-se andar sempre em qualquer estrada ( incluindo autoestradas ) sempre em 4x4 ?

Desculpem a minha ignorância

Quais são as vantagens de se ter um 4x4 ?

um carro 4x4 pode activar ou desactivar isso ?

pode-se andar sempre em qualquer estrada ( incluindo autoestradas ) sempre em 4x4 ?

Naturalmente que sim. Condução 4x4 é muito mais segura e estável embora seja diferente a maneira de virar, conduzir, a direcção é mais pesada etc etc.

No duster a princípal vantagem será estabilidade em estradas menos boas e uma maior capacidade offroad já que tem mais tracção.

Tens imensos carros 4x4 desportivos também.

Isso poderia dar origem a outro tópico. APesar de 4wd ter muitas vantagens, o que é certo, é que hoje em dia, com a evolução que houve, seja ao nivel do software ou melhor, à fusão entre software e hardware (diferenciais), 4wd é desnecessário na maior parte dos casos. Acaba por servir apenas de lastro extra, agravando a ineficácia de todo o grupo motriz.

mas chega de offtopic

irra...conversa de "loucos"
não será melhor falar-mos de coisas construtivas?

os meus pneus, que equipam o duster, sao os continental, e em piso molhado nao abanam nada. acho que o peso dos carros se sente nestas situações.

este fim semana fim 700km e sinto-me ainda mais satisfeito com o meu duster!!!
se é um carro low.cost? nao me interessa nada!!! é porreiro anda bem gasta pouco e foi um preço acessivel [kiss]

Discutindo "construtivamente" [:D]

Pressão dos Pneus:

O peso do Duster por eixo:

MOTOR 1.6 16V 110 / dCi 85 / dCi 110 / dCi 110 4x4
Peso em vazio e em ordem de marcha 1160 / 1180 / 1205 / 1294
Peso em vazio e em ordem de marcha sobre o eixo dianteiro 687 / 712 / 737 / 766
Peso em vazio e em ordem de marcha sobre o eixo traseiro 473 / 468 / 468 / 528
(isto é suposto ser uma tabela)

Pelo site da Continental, o load index é o peso por eixo...

Load Index 2.0BAR 2.1BAR 2.2BAR 2.3BAR 2.4BAR 2.5BAR
98H ............625Kg 650Kg 675Kg 700Kg 725Kg 750Kg
(isto é suposto ser uma tabela)

O Duster tem nas portas que a pressão correcta será 2.0BAR atrás e à frente...

Mas por exemplo, o dCi 110 4x2 tem um peso à frente de 737Kg, logo se os pneus forem 98H a pressão deveria ser 2,4BAR, será?

Em mercados como os Estados Unidos ou em alguns países africanos o Duster vai ser comercializado com o simbolo da Nissan, no Brasil com o simbolo da Renault.

edit: até por cá se em vez de ser Dacia Duster fosse Nissan ou Renault Duster certamente não haveria tanta seleuma e desconfiança.

Em África a notoriedade da Nissan no off-road assim o obriga, mas o risco comercial é elevado para a marca se este modelo não aguenta as particularidades de uso local em relação aos automóveis deste segmento em particular, mantinha as tradicionais pick-up valor sólido.

Em África a notoriedade da Nissan no off-road assim o obriga, mas o risco comercial é elevado para a marca se este modelo não aguenta as particularidades de uso local em relação aos automóveis deste segmento em particular, mantinha as tradicionais pick-up valor sólido.

Caso não saibas países como Marrocos e Argelia fazem parte do mercado da Dacia, nada melhor para testar a sua fiabilidade e aceitação.

Caso não saibas países como Marrocos e Argelia fazem parte do mercado da Dacia, nada melhor para testar a sua fiabilidade e aceitação.

Todo o Norte de África é um excelente mercado para as marcas francófonas pela força da presença histórica francesa na área, mas existem diferenças substanciais no uso dado aí ao automóvel em comparação por exemplo no interior africano ou na África Austral, os melhores mercados de pick-up e de TT do continente para as marcas automóveis, o risco comercial está presente como escrevi acima.

Última edição:
Voltar
Superior