Custo de um contabilista

Li ainda ha dias um artigo que para as micro empresas, só existe a obrigatoriedade de terem um técnico de contas por causa dos lobbies da ordem dos toc. São desta opinião ?

Se por lobbies da OTOC, se considera obrigações (para as empresas) consagradas na lei (Código das Sociedades Comercias, etc...) sou obrigado a concordar.

Se essas consagrações na lei, não são lobbies, não concordo.

E ROC´s, ninguém se queixa de irem 4/5 dias por ano à empresa e levarem 10k€? E pegarem no trabalho de um TOC (partindo do principio que está tudo correcto, que acontece na maioria das vezes) que leva nem 5k€ por ano, e no fim certificarem a dizer ok, está tudo nos conformes.

O trabalho do ROC não se limita à contabilidade, a contabilidade é uma das fontes de informação do ROC, mas há outras. Além disso emitem uma opinião sobre as contas, atravessam-se e podem ser responsabilizados por opiniões mal emitidas.
O trabalho é bastante diferente. Além de muitas vezes terem que estar a ensinar contabilidade a contabilistas.

O trabalho do ROC não se limita à contabilidade, a contabilidade é uma das fontes de informação do ROC, mas há outras. Além disso emitem uma opinião sobre as contas, atravessam-se e podem ser responsabilizados por opiniões mal emitidas.
O trabalho é bastante diferente. Além de muitas vezes terem que estar a ensinar contabilidade a contabilistas.

Eu sei isso tudo (até pq trabalho numa SROC), mas já ouvi muitas bocas do género...

É o facto de se falar sem se saber o trabalho que dá. Assim como eu falo mal de algumas profissões que também não sei o trabalho que dão...

Mas lembrei-me do exemplo, pois o que não falta por esse país fora, são "empresários" que não conseguem ver esses serviços como uma mais valia, talvez muitas vezes por culpa de quem os presta, e pensam logo: Vou fazer uma empresa. Se for Lda é x pó TOC (isto enquanto não passar os limites do artigo 262 do CSC), se for S.A. é x pó TOC y pó ROC, é só roubarem, e eu não levo nada pa mim! Como deves saber infelizmente muitos "empresários" pensam assim.

Quanto á responsabilidade subsidiária que falas no teu post, o TOC também a pode ter, e não só o ROC. E sim maioritariamente o trabalho do ROC´s é emitir uma opinião sobre as demonstrações financeiras, por isso não passa de contabilidade... E sim tenho empresa onde vou "e não tenho trabalho nenhum" pois o TOC e os funcionários são competentes e informados, e outras onde vou e tenho que explicar ao TOC como se faz um balanço sem compensar os saldos por exemplo (do mais básico), coisa que quando me ligaram que tinha que dar uma ajuda que o balanço não saldava e lá passei ao fim de um dia de trabalho externo, e ainda lá tive ficar mais uma hora por causa daquilo... [8b]
São estes exemplos que criam esta ideia sobre a classe (TOC) que sei que existe e que sei que é generalizada...

EDIT: Quanto ao Bold, concordo, até pq a palavra do ROC faz fé publica... Mas onde andavam os ROC´S do BPN, LemonBrothers, Enron e a dissolução da empresa que "fundou" a auditoria financeira como hoje existe (Arthur Andersen)... É um equilíbrio lixado o "rigor e isenção" pois quem nos paga é quem nós fiscalizamos, e se os meus patrões meterem reservas e enfases à "parva" nas certificações, embora sejam legitimas, fico sem emprego num instante... Isto é tudo muita giro, mas uma empresa que veja o ROC a "lixar-lhe" a vida, muda logo e ponto.

Última edição:
E ROC´s, ninguém se queixa de irem 4/5 dias por ano à empresa e levarem 10k€? E pegarem no trabalho de um TOC (partindo do principio que está tudo correcto, que acontece na maioria das vezes) que leva nem 5k€ por ano, e no fim certificarem a dizer ok, está tudo nos conformes.
... sem estar tudo nos conformes, só servem para nos chatear, e no final deixam passar tudo, sem dizer um ai sequer.
Se nos contabilistas há aldrabões, então nos ROC nem se fala!!!!!!! cem vezes pior.

Acho ter um TOC um mal necessário , uma vez que tenho uma empresa.
Para mim não está em causa , nem nunca esteve , ter contabilista, acho que é melhor ter.
O valor no meu caso é que me parece desajustado para o que ele faz.
Claro que tenho a noção que existe toda uma série de trabalho invisivel, ou seja, que não o faz a minha frente...mas ainda assim, para o volume de contabilidade que tenho está desajustado.
Hei-de procurar negociar, mas antes quis apalpar o mercado e colher opiniões para ter bases para conseguir negociar.

Acrescento ainda que renhonheço que os contabilistas têm um trabalho que acarreta responsabilidades

... sem estar tudo nos conformes, só servem para nos chatear, e no final deixam passar tudo, sem dizer um ai sequer.
Se nos contabilistas há aldrabões, então nos ROC nem se fala!!!!!!! cem vezes pior.

é como as empresas de auditoria, paga-se fortunas pelo seu trabalho e depois deixam passar tudo o que é burla, aldrabice e crime. Nunca vêem nada.

Tenho cá um feeling que somos colegas. Ou então concorrentes. [:D]

Hummmm será mais a segunda... Mas isso já me tinha passado pela cabeça ;). Mas se fossemos colegas seriamos de filiais diferentes, que não será o caso, pois onde trabalho existem filiais mas não em Lisboa...
Deixa-me adivinhar, pelos teus post que já fui vendo no ano que tenho de registo no fórum, deves trabalhar na empresa que começa por M, e acaba em S? Ou então estas deslocada e trabalhas numa das big 4 que fica em frente ao atrium Saldanha... Hehehehe acertei?

Última edição:
O meu contabilista cobra-me 180€ por 2 empresas ... mas uma delas é nao dá nenhum trabalho . O Valor normal é 150€ .

Mas trata-me de absolutamente tudo ... até idas as finanças ele trata ... tudo o que é burocracia pessoal e profissional encaminho para ele nao podia estar mais satisfeito. Vale cada centimo.

os valores mais 20€ menos 20€ andam ela por ela.

o que será necessário analisar é se justifica ter contabilidade organizada. A ter uma empresa, é obrigatório. A ser um ENI depende do volume de facturação, acho que é acima dos 150.000 ano.

Quem trata da minha contabilidade sou eu, estou no regime simplificado com IVA, mas como é pouco coisa consigo dar conta do recado.

Uma contabilidade organizada anda por volta dos 150+IVA ou 200+IVA uma contabilidade não organizada por valores entre os 25+IVA ou 50+IVA.

No contexto actual não teria a empresa, mas uma vez que já a tenho com todas as responsabilidades e empréstimos inerentes (e leasing), então vou mante-la por mais uns tempos... Mas tenciono a medio prazo voltar a ser trabalhador por conta própria

O contabilista da empresa da minha família leva 150 €.Creio quem é um preço razoavel, uma vez que não tem grande trabalho porque é só uma filial em Portugal (a sede fica num pais estrangeiro)[;)]

:confused:

Vocês quando falam num contabilista, falam de um gajo a quem entregam as papeladas, ligam quando há stress, e ele pede o dinheiro pós impostos, o dele e encontram-se quando é para assinar o balanço, se é que é feito...? É isso certo?

Queria apenas responder a um tópico que me afecta, mas não direi muito mais do que foi defendido pelo colega Cyfer.
Na realidade somos muito mal vistos, mas porque trabalhamos como intermediários fiscais do estado. O facto de ser-mos nós a informar o cliente dos seus haveres fiscais, cai sobre nós o problema. Talvez porque o IVA foi mal calculado, talvez porque o contabilista não presta por eu estar a pagar muito de imposto... Não há milagres.
Se fosse como na Itálica, pelo que me consta, o estado paga uma quantia aos contabilistas pois reconhecem-los como entidade intermediária dos seus interesses.

Ser contabilista é como ser mecânico. Há bons e maus mecânicos, como há bons e maus contabilistas.

Voltar
Superior