custo de lotear terreno

jrmc

New member
estou a pensar comprar um terreno em matosinhos com 1000 m2
queria adquirir e posteriormente lotear em dois terrenos de 500 m2,

alguem sabe o custo de loteamento?? para ter uma ideia dos custos envolvidos

esta é uma questão interessante, uma vez que eventualmente também terei interesse nisso.

Ter um único terreno urbano e decidir loteá-lo. Como fazer e que custos envolve?

Não sei. Mas nem todos os terrenos podem ser loteados. Não sei bem quais são as condicionantes, mas informa-te na câmara antes de comprares o terreno.

vou amanha á camara, mas entretanto disseram-me q a brincadeira sai muito cara cerca de 15.000€,,,,:(.......será verdade??

vou amanha á camara, mas entretanto disseram-me q a brincadeira sai muito cara cerca de 15.000€,,,,:(.......será verdade??

É bem capaz. Conheço um caso próximo, na família, de um loteamento com 7 lotes, em que a câmara exigiu 20000 eur de caução! Só depois de prontos é que se mexeu no dinheiro.

E depois há todo o conjunto de infraestruturas que tiveram de ser feitas: arruamento, parqueamentos, instalações de esgotos, luz, água, etc, e até um pequeno parque infantil.

Digamos que a coisa não fica barata...

É bem capaz. Conheço um caso próximo, na família, de um loteamento com 7 lotes, em que a câmara exigiu 20000 eur de caução! Só depois de prontos é que se mexeu no dinheiro.

E depois há todo o conjunto de infraestruturas que tiveram de ser feitas: arruamento, parqueamentos, instalações de esgotos, luz, água, etc, e até um pequeno parque infantil.

Pois, isso das infraestruturas é bem possível. No meu caso o loteamento seria de um terreno com cerca de 3.000m2 em 2 partes.

Tem 25 metros de profundidade e 125 metros de comprimentos, sendo que todo o comprimento está à beira de uma estrada já com todas as infraestruturas.

Por isso, numa situação de divisão "formal" do terreno deve ficar mais barato. Digo eu. Porque é apenas a "divisão" no papel fazendo 2 artigos com base num.

Um loteamento é caro pois tem que se fazer arruamentos , infraestruras etc...em casos de serem mtos lotes é uma fortuna mas facilmente recuperada , é um grande negocio qdo se tem mto capital para investir.

É uma operação urbanística que permite dividir um terreno em duas parcelas ( não mais que isso), sendo que não se poderá proceder a outro destaque num período de dez anos.
É relativamente simples e barato (especialmente se comparado com um loteamento) e salvo erro com a Lei 60/2007 até estão isentos de licenciamento nalguns casos.

E o que é isso já agora?

Depende so terreno, do número de lotes, etc.
Se não existir, tens que construir arruamentos, redes de águas, esgotos, telefónicas, eléctrica e gás, etc
Caso existam, mesmo assim tens que fazer os ramais de ligação de cada lote e "compensar" a Câmara Municipal pelas infraestruturas já existentes, que tanto poderá ser com a cedência de terreno ou com um valor em dinheiro.
Para além disso há todos os projectos, licenciamento e também uma garantia bancária (no valor do total da obra) que só será levantada depois da obra concluída e aceite pela câmara(serve para a Câmara acabar as obras no caso do dono de obra não o fazer).
A isto ainda há a somar os custos com registos, escrituras, etc
E depois disso ficas a pagar IMI sobre os lotes enquanto não forem vendidos.

Este terreno c/ 3.500 m² foi dividido em 7 lotes, para construção de 7 moradias, sendo que 6 moradias são geminadas duas a duas e uma é isolada. Já existia estrada, mas foi preciso fazer as redes todas, colocar armários de distribuição e postes de iluminação, ceder terreno para "arredondar" um bico do terreno, 7 estacionamentos públicos e também os passeios. Mais os projectos e licenças ficou á volta dos 35000€, ou seja cerca de 5000€ p/ lote.

http://maps.google.pt/maps?f=d&sour...=40.427014,-8.004205&spn=0.00477,0.01545&z=17

from: 40.427141,-8.005316 - Google Maps

Última edição:
já fui á câmara, falaram-me no destacamento de uma parcela, se autorizarem custa 60€ e fazes isso na conservatória

Já foi quase tudo dito quanto ao pedido de destaque, terás de ter atenção porque nem sempre é possível fazer esse pedido, por exemplo se o terreno já tiver sido destacado antes (nos últimos 10 anos). Informa-te na Câmara e com o vendedor do terreno.

Voltar
Superior