Dás a importância que quiseres à família. Não é uma questão de regra ou verdade absoluto da minha parte...
Eu dou muita importância proximidade e referências transmitidas pelos avós mas admito que seja indiferente para algumas pessoas.
Criar filhos sem a presença de apoio familiar ( avós , tios etc) pode ser complicado nos momento de aflição maior com os filhos ou com os pais. Além disso, nem sempre os país têm tempo suficiente para transmitir o amor, carinho e educação necessárias aos filhos qd se dedicam a carreiras exigentes (no estrangeiro ou cá). Por isso é importante existir esse apoio por perto...
Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.
É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...
Tb acho mal, dizer-se a um jovem de Informática "por 1100€ mais vale emigrares: és um ganda estúpido, lá fora bla bla bla".
Um Jovem recém formado que ganhe esse valor tem todo uma margem enorme de evolução pela frente cá se quiser empenhar-se nisso.
Tanto eu como a minha irma nunca fomos criados com família por perto, felizmente a minha mae nao trabalhava, portanto as coisas nem correram mal. Mas temos de perceber que ter família por perto nem sempre é possível, basta pensar que certas profissoes nao existem em vários locais do interior ou sao bastante mal remuneradas, quando em Lisboa (que fica a 100, 200, 300, 400 Kms de distancia) existe uma maior oferta em certas áreas. Provavelmente se tivesses nascido numa aldeia perdida no meio do Alentejo ou de Trás os Montes nao terias essa visao... [
Rios de dinheiro sao difíceis de ganhar, mas é possível ter uma vida perfeitamente normal, com horários normais e ter um salário adequado. Temos de nos mentalizar de que vamos estar sempre a aprender durante toda a nossa vida profissional e que sem essa constante aprendizagem podemos correr o risco de acabarmos completamente desactualizados e redundantes ao fim de pouco tempo.
Eu sou da opiniao de que se deve trabalhar em Portugal durante algum tempo para se aprender o que é possível, ir directamente para fora só para empresas que garantam currículo (conheco casos assim e deram-se bem).