Curso superior (engenharias)

Dás a importância que quiseres à família. Não é uma questão de regra ou verdade absoluto da minha parte...

Eu dou muita importância proximidade e referências transmitidas pelos avós mas admito que seja indiferente para algumas pessoas.

Criar filhos sem a presença de apoio familiar ( avós , tios etc) pode ser complicado nos momento de aflição maior com os filhos ou com os pais. Além disso, nem sempre os país têm tempo suficiente para transmitir o amor, carinho e educação necessárias aos filhos qd se dedicam a carreiras exigentes (no estrangeiro ou cá). Por isso é importante existir esse apoio por perto...

Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.

É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...

Tb acho mal, dizer-se a um jovem de Informática "por 1100€ mais vale emigrares: és um ganda estúpido, lá fora bla bla bla".
Um Jovem recém formado que ganhe esse valor tem todo uma margem enorme de evolução pela frente cá se quiser empenhar-se nisso.

Tanto eu como a minha irma nunca fomos criados com família por perto, felizmente a minha mae nao trabalhava, portanto as coisas nem correram mal. Mas temos de perceber que ter família por perto nem sempre é possível, basta pensar que certas profissoes nao existem em vários locais do interior ou sao bastante mal remuneradas, quando em Lisboa (que fica a 100, 200, 300, 400 Kms de distancia) existe uma maior oferta em certas áreas. Provavelmente se tivesses nascido numa aldeia perdida no meio do Alentejo ou de Trás os Montes nao terias essa visao... [;)]

Rios de dinheiro sao difíceis de ganhar, mas é possível ter uma vida perfeitamente normal, com horários normais e ter um salário adequado. Temos de nos mentalizar de que vamos estar sempre a aprender durante toda a nossa vida profissional e que sem essa constante aprendizagem podemos correr o risco de acabarmos completamente desactualizados e redundantes ao fim de pouco tempo.

Eu sou da opiniao de que se deve trabalhar em Portugal durante algum tempo para se aprender o que é possível, ir directamente para fora só para empresas que garantam currículo (conheco casos assim e deram-se bem).

Em relação ao tópico é importante que se diga que: o dinheiro sai do corpo das pessoas. Ng ganha rios de dinheiro na sua "zona de conforto", tipo "ya eu sou o maior e sei tudo". Para se ganhar muito é preciso uma dinâmica permanente de actualização e actividade "no limite" que garanta um afastamento da média o maior tempo possível com os sacrifícios que isso implica.

É um absurdo falar-se em vencimentos de 20000€ como se isso fosso "normal". É preciso explicar aos jovens que isso é invulgar até em cargos de elevada responsabilidade quanto mais para recém formados... Há em Portugal CEOs de bancos que não ganham isso...

Isto sim é o essencial.

O exemplo que dei de um que ganha 1100 e outro com 20 000 é bem ilustrativo. O que ganha mais prescindiu pura e simplesmente da familia. Se estiver um mês em casa ao ano é muito. Os filhos quase não o reconhecem (literalmente). Aliás faz todo sentido que ele ganhe mais que o CEO de um banco dada a exigência do cargo e a carga e condições ambientais impostas.

Por isso, não basta ser-se bom. Tem a ver com as opções pessoais de cada um, ambições, percursos, etc.

Falar de dinheiro é, por si, muito redutor.

Ir para Engenharia em Portugal e ganhar dinheiro! Em Portugal um Engenheiro Senior cheio de competências, nunca sobe aos quadros da Administração, esses lugares são para políticos e cunhas, é para os filhos de ... que tiraram um curso de gestão numa Particular, e que depois compram uns prémios, a dizer que são os melhores gestores do Mundo e arredores.
Portugal deve ser o único País do Mundo civilizado em que a Administração das empresas é formada por gestores e comerciais, que no caso das Industrias não fazem ideia de como funciona a fabrica que gerem, apenas sabem olhar para balancetes fornecidos pelo departamento económico. Depois como queremos investimento/modernização e otimização para melhorar a rentabilidade.

Boas, estou a acabar o 12º ano, e ainda estou indeciso quanto ao curso que quero seguir no ensino superior, gosto muito de física, matematica e programação. Gostaria de seguir Engenharia fisica tecnologica ou engenharia aeroespacial ou até eletrotecnica, informática (tudo no ist) e queria perguntar se alguem sabe se os dois primeiros cursos que mencionei têm boa saída, renumeração, se sao difíceis, se são melhores que os terceiro e quarto, ou se há outro curso melhor que estes que referi uma vez que há muito pouca informação na internet sobre eles (especialmente sobre os primeiros dois). Neste momento tenho media de 18.6, portanto em princípio podem-me sugerir qualquer curso.
Obg :)

Tanto Aero como Física Tecnológica têm excelentes perspectivas de empregabilidade, inclusivé directamente nas respectivas áreas (mais no estrangeiro, mas também cá em Portugal).
Tanto quanto sei são ambos cursos exigentes, mas com a média que trazes do secundário já deves saber lidar bem com isso.
Também têm a vantagem de serem cursos relativamente pequenos e que atraem os melhores alunos.

Não consideras Matemática Aplicada também no Técnico?

Antes demais obrigado pela resposta.
Respondendo à tua pergunta, gosto de coisas palpáveis, construir coisas reais, apesar de gostar de programação não me vejo passar a vida à frente dum pc a programar. Eu sinceramente tou mais virado para a engenharia física tecnológica (pelo que sei abrange mais áreas), se bem que aeroespacial tambem me parece muito interessante. Em principio entro para qualquer uma delas. Também nao me importava nada de emigrar, ja o fiz uma vez e dei-me bem. Entre física tecnológica e aeroespacial qual tem mais vencimento em media? na internet ha pouquíssima informação sobre isso.

Isso depende muito mais da carreira que escolheres depois do curso do que do curso em si.
Qualquer um dos cursos te prepara bem para o mercado de trabalho, mas tanto podes ficar a trabalhar na área do curso como não.

Tenho colegas que ficaram a trabalhar na área do curso, outros que gostavam de programação e portanto arranjaram emprego nessa área, outros que foram para consultoria financeira, outros para a área automóvel, outros seguiram investigação e ensino, etc.

Com um desses cursos, e se o dinheiro for o mais importante, eu aconselho ires para a área de consultoria. Isto em Portugal.
No estrangeiro o trabalho de engenharia pode ser muito melhor pago do que cá, mas também depende muito do país para onde se vai.

Última edição:
Antes de mais deves pensar o que gostavas de fazer.
Investigação ou no terreno? Ou os dois?
Queres trabalhar na carreira académica?

Como digo sempre, tirar um colégio dos tradicionais, possibilita sempre tudo.
Antes de mais prepara-te para 3 anos de curso em que basicamente dás fisica e matemática.

Ir para Engenharia em Portugal e ganhar dinheiro! Em Portugal um Engenheiro Senior cheio de competências, nunca sobe aos quadros da Administração, esses lugares são para políticos e cunhas, é para os filhos de ... que tiraram um curso de gestão numa Particular, e que depois compram uns prémios, a dizer que são os melhores gestores do Mundo e arredores.
Portugal deve ser o único País do Mundo civilizado em que a Administração das empresas é formada por gestores e comerciais, que no caso das Industrias não fazem ideia de como funciona a fabrica que gerem, apenas sabem olhar para balancetes fornecidos pelo departamento económico. Depois como queremos investimento/modernização e otimização para melhorar a rentabilidade.

Creio que a tua experiência é curta e por isso escreveste o que escreveste a não ser que seja ironia mal percepcionada.
Se há coisa que existe em Portugal é Engenheiros em lugar de gestão ao mais alto nível. Alguns até em negócios que de engenharia têm pouco. Aliás eu diria em Portugal e em todo o mundo.
Eu diria que nos quadros de administração das 100 maiores empresas portuguesas, duvido que existam 50 que não tenham um administrador no conselho que não seja engenheiro. Não é por acaso que os MBA e cursos gerais de gestão estão cheios de engenheiros.

(...)

P.S. Se também ajudar a decidir: Fisica e Aeroespacial é para ir trabalhar para fora: NASA E CERN são inclusivé recrutadores cá em Portugal. Informática ficam todos a trabalhar no Tagus Park, raros são os que emigram.

Não é de todo verdade. Existe mercado de trabalho para alunos destas áreas em Portugal, inclusivé mesmo na área do curso.
Agora, se lá fora é melhor? Lá isso é...

Antes do mais escolhe o que mais gostares, trabalhar no que não se gosta é uma grande chatice, e ser-se competente quando se está chateado não é fácil.

No IST em geral a dificuldade/exigência é de ir às lágrimas.

O que acho mal é falar de emigração a jovens...
Este país é deles.
Eles é que não sabem... Os jovens não se unem e preferem o facilitismo da emigração em vez da luta por um país com menos desigualdade.

O que acho mal é falar de emigração a jovens...
Este país é deles.
Eles é que não sabem... Os jovens não se unem e preferem o facilitismo da emigração em vez da luta por um país com menos desigualdade.

Nao cabe aos jovens a luta pela desigualdade quando sao as geracoes mais velhas que decidem quem devem contratar, que tem o dinheiro para criar empresas e o poder para fomentar uma maior igualdade.

Como pode haver igualdade com situacoes destas?

769520

Como podem falar a um jovem sem emprego, com um emprego precário ou mal remunerado que deve ficar no país só porque nasceu em Portugal?

Estás a estudar em que país? É que a menos que seja em algum que desconheço, não estás a acabar o 12º ano em Janeiro. Quanto muito, vais a meio.

Não acrescento muito em relação ao que foi aqui dito: se tendes para a Física, avança, se bem que em PT será difícil arranjar trabalho nessa área (penso eu).

Como estás neste momento com boas notas, terás margem para escolha, pelo que te desejo felicidades!

Com saídas mais garantida à partida é Eng. Informática.
Entre Eng. Aeroespacial e Eng. Física Tecnológica, eu optaria pela segunda, porque Eng. Aerospacial tanto quanto me pareceu é um curso com bases semelhantes a Eng. Mecânica, mas com cadeiras mais especificas para a área Aeroespacial, é como se fosse um ramo da Eng. Mecânica. Em Eng. Física Tecnológica tens muito mais versatilidade e possibilidades de escolha. Tanto podes seguir para uma carreira de Física teórica (fisica de particulas, mecânica quântica, astrofisica, etc. ), como podes seguir uma carreira mais prática (fisica experimental, energias alternativas, optoelectrónica, semicondutores, etc). É melhor comparares os curriculos atuais e as várias opções dos últimos anos do curso. Quando eu tirei o curso era possível aos alunos dos últimos anos de Eng. Física Tecnológica fazerem qualquer cadeira de outro curso do Técnico, inclusive de Eng. Aeroespacial ou informática. Não sei se isto ainda é possível, já acabei o curso há quase 20 anos. [:D] O tempo passa... :sh)

Há uma coisa importante.

A engenharia informática é todo um mundo diferente das restantes engenharias. A todos os níveis.

É preciso ter isso em atenção e adequar à vocação de cada um.

Voltar
Superior