Curso de Soldadura

nandojrs

Banido
Boa noite,

Quero tirar um curso de soldador. Já tenho o 12ºano, por isso não quero um curso daqueles que dão equivalência ao 12º ano para quem só tem o 9ºano.

Quero um curso que demore um ano ou um ano e meio que me habilite para várias técnicas de soldadura. E claro, quero que seja um curso certificado, que seja reconhecido pelas empresas.

Já andei a pesquisar no google, e encontrei ISQ e CENFIM, mas acho que vou telefonar para lá, pois não consigo encontrar nada relcionado com cursos de soldadura nesses sites...

Alguém sabe algo sobre cursos de soldadura que irão abrir para breve na zona do Porto?

E podem-me dizer o que acham da situação profissional actual de um soldador? Arranja emprego com facilidade tanto em Portugal como noutros países europeus?

Obrigado.

A nível de emprego a impressão que tenho é que não falta emprego ao soldador e paga-se bem para a profissão, precisas é depois de renovar a carteira profissional de ano a ano ou de 6 em 6 meses com provas mesmo práticas, acho eu.
Mas do resto é uma boa aposta.[;)]

Para ser sincero estava a pensar em algo do género. tenho familiares próximos que estavam sempre no estrangeiro a trabalhar, e ganhavam muito bem! mas os tempos eram outros... agora já estão reformados a quase, mas sempre ouvi dizer "um bom soldador tem sempre trabalho"

Eu já tenho 21 anos. Estava num curso superior, mas congelei a matrícula porque não estava a ver um futuro profissional promissor...

Prefiro antes tirar um bom curso profissional ligado à metalomecânica, e andei a pesquisar sobre isso e reparei que existe falta de soldadores e que mesmo fora de Portugal existe muita procura...

Só que agora o problema está é em encontrar uma instituição que ministre o curso e que ele seja credenciado [;)]

Segunda-feira penso que vou telefonar para o ISQ e para o CENFIM a perguntar, pois a informação que encontrei no site dessas duas instituições não é lá muito esclarecedora...

Mas falem-me sobre esta profissão se faz favor, isto é, se conhecem alguém que seja soldador, o que acham da profissão, etc...

O ISQ fazia cursos (penso que CET) através do centro de emprego, que para além de certificados e gratuitos, ainda pagavam por cima. Uma excelente oportunidade (daquelas que aparecem poucas vezes na vida), cheguei a ser chamado e só não aproveitei porque já estava em vias de entrar no ensino superior.

Vai lá informar-te quanto a isto.

SRLA, para que curso entraste no ensino superior?

Eu acho que o ensino superior tornou-se um negócio...uma pessoa sai de lá sem saber nada. É preferível um curso profissional...

O meu curso superior congelei a matrícula e estava numa boa engenharia e numa boa faculdade...

SRLA, para que curso entraste no ensino superior?

Eu acho que o ensino superior tornou-se um negócio...uma pessoa sai de lá sem saber nada. É preferível um curso profissional...

O meu curso superior congelei a matrícula e estava numa boa engenharia e numa boa faculdade...
Eu fui para engenharia automóvel. A vontade de querer fazer algo que realmente gosto falou mais alto que a necessidade de simplesmente ganhar dinheiro...

Mas isto sou eu que não tenho grande interesse em soldadura e se fosse era só mesmo para ter um emprego que pagasse minimamente bem. Cada um tem a sua vida, os seus gostos e prioridades e cabe a si decidir o que quer fazer.

É capaz de andar lá muita gente sem saber nada (se bem que no caso do meu curso em particular esses andam por lá tanto tempo que acabam por desistir), mas eu já aprendi bastante [;)]

Num curso de soldadura, como em qualquer outro, também provavelmente só te vão dar as bases, e quem se limitar a andar lá a fazer o mínimo para passar também não sairá de lá grande soldador. No final das contas o que importa mais é o indivíduo e o seu empenho em aprender.

Última edição:
Eu fui para engenharia automóvel. A vontade de querer fazer algo que realmente gosto falou mais alto que a necessidade de simplesmente ganhar dinheiro...

Mas isto sou eu que não tenho grande interesse em soldadura e se fosse era só mesmo para ter um emprego que pagasse minimamente bem. Cada um tem a sua vida e os seus gostos e cabe a si decidir o que quer fazer.

É capaz de andar lá muita gente sem saber nada (se bem que no caso do meu curso em particular esses andam por lá tanto tempo que acabam por desistir), mas eu já aprendi bastante [;)]

Também cheguei a andar a engenharia automóvel. Depois desisti e tirei engenharia electromecânica... a nível de empregabilidade tiveste sorte?

Como já disseram uma coisa não invalida a outra. Mas um curso de soldadura é sem sombra de dúvidas uma grande mais valia. Tenho é a ideia que não são propriamente baratos.

Também cheguei a andar a engenharia automóvel. Depois desisti e tirei engenharia electromecânica... a nível de empregabilidade tiveste sorte?

Como já disseram uma coisa não invalida a outra. Mas um curso de soldadura é sem sombra de dúvidas uma grande mais valia. Tenho é a ideia que não são propriamente baratos.
A nível de empregabilidade ainda não posso falar, porque só acabo este ano o curso (se tudo correr bem [:D]). Mas tenho boas impressões quanto a quem tem saído de lá (se bem que sai de lá pouca gente por ano, diria que aí uns 10, por isso não é uma área lá muito competitiva).

No meu caso invalida, porque uma coisa era no Porto e a outra em Leiria (e muito provavelmente com aulas sobrepostas), para além de que o curso superior já me dá muito trabalho e ocupa muito tempo, nem pensar em fazer um curso profissional em simultâneo.

Última edição:
Onde tirar curso de soldador?
Pelo que vou vendo é capaz de ser mais fácil ganhar o euromilhões que encontrar um sitio para tirar o curso!

Tenho um amigo que me anda a chatear praí há 2 anos (ou talvez mais) sobre um curso desses... e de dezenas de entidades que contactei na zona de Braga até hoje nada!
Provavelmente pelo custo que o curso envolve há em muito poucos sítios. As entidades só gostam de coisas teóricas em que é receber e pagar e o lucro é certo! Coisas que envolvam dar trabalho não é nada com eles!
Talvez na zona de Viana devido aos estaleiros haja e mesmo assim nem sei!

A nível de empregabilidade ainda não posso falar, porque só acabo este ano o curso (se tudo correr bem [:D]). Mas tenho boas impressões quanto a quem tem saído de lá (se bem que sai de lá pouca gente por ano, diria que aí uns 10, por isso não é uma área lá muito competitiva).

No meu caso invalida, porque uma coisa era no Porto e a outra em Leiria (e muito provavelmente com aulas sobrepostas), para além de que o curso superior já me dá muito trabalho e ocupa muito tempo, nem pensar em fazer um curso profissional em simultâneo.
Por grande infelicidade minha esse curso cá em PT não é muito conhecido, só há em Leiria, vai tudo para Eng. Mecanica...

Última edição:
Conheço um tipo que é soldador subaquático. Trabalha em plataformas petrolíferas no mar do Norte... Não perguntei mas fiquei com a ideia de que ganhava quanto queria [:D]

Isso fica muito longe para o rapaz, ele diz que quer em Braga.
Mas pelo que conheço de pessoal amigo eles são excelentes! Eu tive para ir para lá, mas continuem no secundário, já me arrependi[8b]

Sem sacrificio não há nada para ninguém. Além do mais já têm uma "escola" aberta no Porto. Eu estou seriamente a pensar em tirar o curso. Acho que são 1.500€ investidos e os juros apenas dependem de mim...

Isso fica muito longe para o rapaz, ele diz que quer em Braga.
Mas pelo que conheço de pessoal amigo eles são excelentes! Eu tive para ir para lá, mas continuem no secundário, já me arrependi[8b]

Eu estou à procura de um curso de soldadura na zona do Porto, não de Braga...

Eu já tenho aqui os contactos do ISQ, ATEC e CENFIM, segunda-feira vou começar com os telefonemas para lá. [;)]

Conheço um tipo que é soldador subaquático. Trabalha em plataformas petrolíferas no mar do Norte... Não perguntei mas fiquei com a ideia de que ganhava quanto queria [:D]

O meu primo que anda lá a "brincar" aos electricistas, passa lá 15 dias e 15 em terra. Nunca me disse quanto ganha (também não pergunto) mas acho que é o suficiente para não ter que se preocupar com a viabilidade da nossa S.S.

Voltar
Superior