Curso de Assistente de Arqueólogo , ajuda .

Recebi hoje uma proposta para ir tirar um Curso de Assistente de Arqueólogo, tenho remuneração de 200€ , com alimentação e transporte incluído .
Só ainda não sei bem ao certo como funciona o Alojamento, porque tenho a opção de vir todos os dias para casa ou então ficar lá tipo até final da semana e vir o fim-de-semana a casa .

Eu completei o 12º ano e como a maioria dos portugueses estou desempregado e não tenho experiência em nada basicamente .
Vou ser sincero , não vou dizer que o meu sonho sempre foi ser arqueólogo , porque não foi , mas também nunca tive uma opção concreta , porque não gosto de falar sobre o que não sei basicamente .
Estou sinceramente a ponderar ir , visto que posso vir a gostar realmente da área e certamente vou aprender muitas coisas e acho que mais vale ir do que continuar em casa a espera que algo venha do céu .

Mas gostava de saber opiniões se estivessem na minha situação ou se já passaram por algo parecido .

Cumprimentos a todos e continuação de boa quinta-feira .
Abraços

Se não estás a fazer nada neste momento só tens a ganhar, principalmente se as despesas estão pagas. Não te vou dizer que terás futuro garantido com tal curso, não é uma área com muita procura como deves imaginar, mas é como tudo: se fores bom, gostares, aprenderes... só bom poder sair disso, e é sempre melhor que estar parado.

Força.

Honestamente, com uma baixa taxa de empregabilidade na área, para cursos de Arqueologia e História, duvido que muitos desses assistentes não sejam já licenciados...

Pesquisaste bem em sites de emprego por vagas nessa área, só para saber como andam as modas?

Honestamente, com uma baixa taxa de empregabilidade na área, para cursos de Arqueologia e História, duvido que muitos desses assistentes não sejam já licenciados...

Pesquisaste bem em sites de emprego por vagas nessa área, só para saber como andam as modas?

Sinceramente não , mas é mais uma questão de poder fazer algo em vez de estar em casa parado sinceramente

Sinceramente não , mas é mais uma questão de poder fazer algo em vez de estar em casa parado sinceramente

Concordo. Para além disso, emprego em arqueologia é coisa que não deve haver, nem para quem tem doutoramentos... o que poderá haver são bolsas de investigação, que apesar de ficares numa situação precária, não deixam de ser remuneradas (745€ para licenciados e 980 para mestres).

Eu iria, se é uma área que te interessa não tens nada a perder.

Não sei se é remunerado mas a Salvador Caetano (Gaia) ia abrir um CET de Operador de Materiais Compósitos para a fábrica aeronáutica. Acho que é uma aposta com bem mais futuro...pelo menos os primeiros a sair do curso devem ter emprego garantido.

Se a proposta que o rapaz teve foi nesta área, porque não? E para além disso, para estarmos a falar de arqueologia, é porque a área que concluiu no 12º terá sido humanidades (ou o equivalente, nos dias de hoje..). Ou foi outra área?

Para quem não sabe bem o que quer fazer, o que eu compreendo perfeitamente, porque com 18 anos (e com 20, com 30, com 40...) o nosso mundo ainda dá muitas voltas, pode ser um ponto de partida...

pelo centro de emprego eu já fui "chamado" para uma formação de design de sapatos, sendo que a minha área é línguas, não tem nada a ver com designs, artes, desenho ou coisas do género. óbvio que nem sequer liguei à carta.

quando ia para tirar o curso ainda pensei em algo ligado à história e à arqueologia também, mais na parte de civilizações do género dos bárbaros, romanos, por aí, mas depois de ver que não havia futuro para isso em PT simplesmente desisti da ideia. mas se é para não estares parado e vires que não gastas o dinheiro que te dão em novas despesas, eu até era capaz de experimentar se não tivesse mais saídas de momento.

Não se limitem a esperar que vos chamem para fazer formação. Procurem-na. Existe muita formação gratuita e em áreas com empregabilidade.

Vai[;)]
Apesar da área estar cheia há trabalho sempre a fazer: seja a catalogar peças, seja na limpeza das ditas, seja na própria da escavação, ou até na organização do material.
Eu sou de uma área prima e já fiz trabalho de arqueólogo. De tudo o que se pode fazer em arqueologia só não fiz escavação.
De resto tive formação em Estação Total (a actualização do teodolito); andei em igrejas primitivas; conventos, casas abandonadas com interesse arqueológico e trabalho de secretáia.

Depois havendo confiança com os professores que orientam as escavações eles vão chamando os alunos para mais escavações.
É um trabalho porreiro, mas por norma nas escavações devem andar de capacete, colete reflector e botas biqueira de aço, na medida em qe muitas vezes (a maioria se faz acompanhamento da obra que está a ser realizada em determinado local)

Eu pessoalmente respeito a opiniões de todos e agradeço a todos que estão me a responder sinceramente .

O que me está a dar motivação para ir sinceramente é o não ter trabalho e estar em casa simplesmente sem fazer nada e é sempre bom aprender algo novo e apesar de não ser uma área que eu tenha sonhado , não significa que não venha a gostar .
Mas lá está eu estou mais para ir do que não ir , até posso não vir a gostar, mas até posso vir a gostar realmente daquilo .
E como na maioria das áreas está difícil arranjar emprego e nesta ainda mais deve estar , mas o futuro ninguém sabe e o que aprender no Curso pode vir a ser útil um dia sinceramente .
Cumprimentos e mais uma vez obrigado a todos .

Voltar
Superior