Cuidar de terceiros

claudiozarcos

New member
Boa tarde pessoal, estou com um pequeno problema/dúvida que gostaria que me soubessem responder [;)]

Sou aluno numa escola Profissional em que está abrigada pelo regime de faltas de uma escola dita pública.
Visto morar com os meus avós e ter o meu avô um tanto ou quanto doente muitas vezes tenho que ajudar a minha avó quando este tem uma recaída. Não sou de faltar às aulas e todas as faltas que dei foram no contexto de ajuda-los.

O meu problema/dúvida vem de encontro com o texto que escrevi em cima, em que passei o limite de faltas de uma disciplina.
Informaram-me que havia uma lei que defendia o estudante que cuidava de terceiros, mas só que não me souberam dizer mais, por isso gostaria de saber se alguém tem algum conhecimento.

Obrigado

Boa tarde pessoal, estou com um pequeno problema/dúvida que gostaria que me soubessem responder [;)]

Sou aluno numa escola Profissional em que está abrigada pelo regime de faltas de uma escola dita pública.
Visto morar com os meus avós e ter o meu avô um tanto ou quanto doente muitas vezes tenho que ajudar a minha avó quando este tem uma recaída. Não sou de faltar às aulas e todas as faltas que dei foram no contexto de ajuda-los.

O meu problema/dúvida vem de encontro com o texto que escrevi em cima, em que passei o limite de faltas de uma disciplina.
Informaram-me que havia uma lei que defendia o estudante que cuidava de terceiros, mas só que não me souberam dizer mais, por isso gostaria de saber se alguém tem algum conhecimento.

Obrigado

Boas, não venho própriamente responder à tua dúvida, venho apenas felicitar-te pela atitude, como sabemos há muitos que deixam a família ao abandono, principalmente idosos...

Passei pela mesma situação em tempos, também na escola, e sempre me justificaram as faltas, mas foi tudo falado com o Director da escola e respectiva direcção de turma...

Abraço,

Pois, mas isso vem da personalidade e do carinho que nos foi transmitido por estes. Os meus avós sempre fizeram de tudo por mim e agora é hora de retribuir mesmo que cause algum transtorno.

O problema é que o meu director de turma tem a mania do regolamento e é muito certinho a nivel de regras. Já expus o problema ao mesmo para que este esquecesse ou algo parecido e tive resposta negativa.

Não queria dirigir-me directamente à direcção sem antes saber dos meus direitos [;)]

...pois, e fazes lindamente... o meu avô acabou por falecer em 27 de Maio passado[s)], e sinto-me orgulhoso de o ter sempre acompanhado, mas principalmente por tê-lo acompanhado nos seus últimos tempos... ia fazer-lhe a barba uma x por semana, ou quando era preciso (de Almada ao Pinhal Novo), e não fazia mais porque a minha avó, apesar dos seus 80 anos é uma "mulher de guerra"...

Mas sim, é sempre melhor sabermos 1º os nossos direitos, aguenta que há-de aparecer por aí alguém com informação útil...

Em termos laborais isso poderia entrar nas baixas de apoio à família, estou em crer.
Com justificação médica não ultrapassas isso? ou não há?

O problema é que o médico não pode passar essa justificação.

Eu falaria com os responsáveis do curso e tentaria chegar a uma conclusão quanto à forma de justificar a falta. Talvez uma exposição feita pelos avós possa ser acolhida pela escola.

Pensando bem...uma vez tive que ficar em casa, tinha a mãe doente e preferi lá ficar com ela, entretanto dei um toque ao centro de saúde, falei com a médica de família, expliquei a situação e ela passou-me uma justificação com o motivo de prestação de auxílio médico a familiar, ou uma coisa do género...não sei se será viável e depende também da relação com o médico de família, ou então não, e é mesmo assim que se processa...não se vai deixar um familiar em casa a precisar de ajuda só porque não se foi ao hospital, há-de haver qualquer coisa que abranja esses casos...

Por muito que compreenda a tua atitude e a aplauda, tens de ver o que diz o regulamento do formando, bem como o contrato de formação (se é que o assinaste).

Normalmente tens direito a ter no máximo 5% de faltas injustificadas, ou 10% entre justificadas e injustificadas. Caso sejam excedidas dá direito a rescisão por faltas. Tudo depende do regulamento interno, claro.

Claro que tb não podes pedir a um formador\professor que te avalie se não compareceste às suas aulas, por melhor que seja a tua justificação.

Fala com a direcção da escola e esclarece-os que não é tua intenção abandonar os estudos por faltas, mas poder dar uma boa assistência a um familiar.

Desculpa ser assim fria a resposta, mas neste momento tenho uma situação em mãos semelhante à qual não posso colocar o lado sentimental a funcionar.

Boa sorte na resolução da tua situação
[;)]

Outra coisa:

A tua Escola não tem uma Assistente aocial?

Se sim, vai falar com ela para ver se não é possivel articular com a sua colega da tua área de residência para poder promover apoio domiciliário por parte de alguma IPSS da zona.
[;)]

Nao tens que pedir desculpa [;)] Poderia pedir ao médico de familia para passar-me um atestado em que o motivo seria a assistência a terceiros e assim o director de turma era obrigado a justifica-la.

Mas não o vou fazer, prefiro ir à direcção e expor a situação, como também a insensibidade do meu director de turma face à resolução do problema, visto que tenho uma colega na minha turma que tem um filho e pronto, falta quando quer (nao para cuidar do filho, porque já foi "apanhada" nas compras, com o namorado, etc) e este justifica-lhe sempre as faltas sem qualquer documento.

Caso este caso nao seja selucionado da melhor forma, terei que por o advogadinho em prática apr:) Talvez a escola tenha uma surpresa e tenha uma inspecção e será repeendida pela falta de justificações.

Obrigado pessoal [:blush:]

Nao tens que pedir desculpa [;)] Poderia pedir ao médico de familia para passar-me um atestado em que o motivo seria a assistência a terceiros e assim o director de turma era obrigado a justifica-la.

Mas não o vou fazer, prefiro ir à direcção e expor a situação, como também a insensibidade do meu director de turma face à resolução do problema, visto que tenho uma colega na minha turma que tem um filho e pronto, falta quando quer (nao para cuidar do filho, porque já foi "apanhada" nas compras, com o namorado, etc) e este justifica-lhe sempre as faltas sem qualquer documento.

Caso este caso nao seja selucionado da melhor forma, terei que por o advogadinho em prática apr:) Talvez a escola tenha uma surpresa e tenha uma inspecção e será repeendida pela falta de justificações.

Obrigado pessoal [:blush:]

Esclarescendo esta situação.

Não há advogado que valha, nem inspecção,...Então o professor e DT é que é considerado culpado por cumprir o que o ME legisla,...já só faltava mais essa,...[:cool:]

O aluno quando a soma das faltas justificadas e injustificadas ultrapassar em uma o número de horas semanais da disciplina vezes 3, terá obrigatóriamente uma prova de recuperação. Se estiverem injustificadas será 2 vezes o número de vezes que tem por semana - Lei 3/2008

É essa a lei e o DT é obrigado a cumprir a lei.
No entanto em casos como esse poderá o professor optar por um trabalho, uma oral, um teste escrito, um trabalho de casa, que revele,...[:)][:)][:)][:)]a recuperação do aluno,...:rolleyes:

E antes a lei ainda era pior, porque agora permite ao professor diferenciar situações graves, como por exemplo um aluno operado de urgência e aplicar por exemplo um TPC, de um aluno que se "balde",. aplicando aqui uma prova sem facilidade. Antes não permitia, era tratado tudo de forma idêntica,...:sh)

Última edição:
Pois, mas eu pelo menos nunca justifiquei nenhuma falta, por isso ainda tenho faltas para justificar [:D][:p]
Amanha passo la na direcção e falando é que se entende [;)][:blush:]

Pois, mas eu pelo menos nunca justifiquei nenhuma falta, por isso ainda tenho faltas para justificar [:D][:p]
Amanha passo la na direcção e falando é que se entende [;)][:blush:]

Não há limite de justificações desde que seja dentro do prazo e com os documentos pedidos por lei.

Não entendeu,...explicando melhor,...[;)]

Total de faltas Justificadas mais Injustificadas. Basta justificar uma,...

3 x o Nº de horas semanais da disciplina.

Ex: 3 x Ed. Física (3 tempos) - Na 10 falta terá prova de recuperação.

Total de faltas Injustificadas:

2x o Nº de horas semanais da disciplina.

EX: 2 x Ed. Física (3 tempos) - Na 7 falta terá prova de recuperação.

Última edição:
Voltar
Superior