Cuidados para comprar opel corsa b

fabio88

New member
Boas, estou a pensar em comprar um opel corsa B. Vou ver o carro para a proxima semana e gostaria de vos perguntar se tenho que ver alguma coisa em especifica nos opel corsa B. O carro tem 180.000km e é de 1996.

Quais as coisa que devemos prestar mais atenção? obg

Será anterior ou posterior ao restyling?

Anterior, o restyling deu-se em 05/1997, inclusivé e não foi só a nivel estético. Que me lembre:

- esteticamente: grelha diferente, volante, manete das mudanças, que as ópticas traseiras mudaram ligeiramente, assim como os pára-choques, já para não falar nos novos conjuntos de tampas e jantes das rodas.
- travões revistos (corrigido aquele problema de travar mais de uma roda que da outra, levando a um "pião".
- Airbag
- suspensões
- motores (introdução do 3 cilindros 1.0 de 12v com 55cv, passando o 1.2 a debitar 65cv)
- acho que havia mais coisas, mas já não me lembro.

São carros "simpáticos" para quem procura um carro na casa dos 500/1000 €.

Nos inicios de 2000 houve a versão 1.2 Ecotec de 75 CV, que aliado ao peso do Corsa B deve ser interessante.

Ver se a direcção vira da mesma forma para os dois lados, se os vidros sobem, barulhos vindos das portas, kardans, rotações certinhas, mudanças entrar suavemente, nada de mudanças a arranhar, nem a marcha-atrás arranha.

Sei lá, um montão de coisas que convém ver quando se compra um carro nesta gama de preços.

Abraços.

Não tive muita sorte com o meu Corsa B, o que não invalida que não possa somar muitos kms, tirei a carta num com mais de 400 mil kms, motor Isuzu.

O meu teve sempre problemas na injecção, nos interiores as forras da portas descolaram cedo e com menos de 50 mil kms já tinha levado discos pois os originais riscaram-se todos. A corrosão também não tardou a aparecer.
De resto o meu não tinha direcção assistida e a mesma era mais pesada que a da Hiace dos anos 80 que aprendi a conduzir, portanto vê lá se esse tem DA que já não se admite nos dias de hoje ter de comer uma galinha para estacionar o carro. [:D]

Não tive muita sorte com o meu Corsa B, o que não invalida que não possa somar muitos kms, tirei a carta num com mais de 400 mil kms, motor Isuzu.

O meu teve sempre problemas na injecção, nos interiores as forras da portas descolaram cedo e com menos de 50 mil kms já tinha levado discos pois os originais riscaram-se todos. A corrosão também não tardou a aparecer.
De resto o meu não tinha direcção assistida e a mesma era mais pesada que a da Hiace dos anos 80 que aprendi a conduzir, portanto vê lá se esse tem DA que já não se admite nos dias de hoje ter de comer uma galinha para estacionar o carro. [:D]

Eu ainda como essa 'galinha' para estacionar[:D]

Ve principalmente se a marcha-atrás arranha que é comum n'alguns Opel de 90's
O forro das portas também descola facilmente, abre o capot e vê se já foi 'cosido', verifica o camber das rodas da frente, ve o funcionamento do rebatimento do banco de trás. Vê se a ventilação funciona bem assim como o ponteiro da velocidade[;)]

O Corsa B 1.2 de 45 Cv de mecânica e fiabilidade geral é dos melhores carros que a Opel fez. A suspensão é pesada se os amortecedores ja estiverem a dar o berro. A direcção parece que ganha vida com amortecedores novos, tive essa experiencia no meu.

O carro é o 1.5TD. Muitos de voces falaram para ver se a marcha-atrás arranhava. Caso arranhe, isso é muito dificil arranjar? É preciso uma caixa nova?

Cá em casa há um 1.4, 3 portas de 10/1996.
Vai quase com 200 000 k e até agora 0 problemas. (Tirando a reconstrução do motor devido a uma antecipada torca da corrente de destribuição, antecipação essa da qual nunca mais nos lembramos e que levou a quebra da correia).
O motor 1.4 a gasolina é poupado, mas quando temos pressa, ele corresponde.
Opta por um pós-restyling, pois esses ja podem ter 4 airbags e não te esquecas de escolher uma versão com ABS

Conheço de perto alguns Corsa B, todos eles já tiveram problemas.

Um deles é, aparentemente, um 1.2 16v já restyling.
No entanto noutro dia quando abri o compartimento do motor vi que era tudo menos 16v e descobri que era um 8v válvulas pelo código do motor (X12J7) acho eu.
Portanto, deverá ser o 1.2 de 45cv.
Fraquíssimo no andamento e gastador (isto quando estava bom).
Agora ainda anda menos e gasta mais porque tem um problema que ninguém descobre na injecção.
Ao relanti parece um motor taralhoco.

Outro que conheço bem é um 1.0 de 3 cilindros.
Ao que parece esse está de saúde.

O que conheço melhor é o 1.5TD da minha namorada.
Ando frequentemente com ele. É um GLS e tem alguns extras interessantes (e de 1995).
Direcção assistida, vidros eléctricos, espelhos aquecidos, tecto de abrir, airbag condutor, etc.

A única coisa em que é de facto um automóvel bom é nos consumos.
Em estrada consegue uns fantásticos 4,5/5L aos 100km.
De resto é muito honesto.

É um autêntico barco a curvar e com uma sensação muito insegura.
Arrasta-se e trava mal.
É desconfortável e dos carros mais sem qualquer tipo de sensação transmitida ao condutor que já conduzi.

O meu por acaso tem babas na zona da junta do cárter. Mas entre mudas de óleo ( 10 mil em 10 mil ) não perde nada. Assim continua. O que tive anteriormente sim, perdia um pouco por lá. Mas uma junta do cárter nova custou entre 7 a 11€.
Na tampa da mala, se for o de 3 portas costuma aparecer ferrugem.
Ficava com a pulga atrás da orelha pela idade/kms desse carro, mas se tiver provas disso, segue em frente.

Sobre a marcha atrás. Olha o outro que tive, que foi comprado novo aqui para casa, a marcha atrás arranhou sempre. Este que tenho, não sei o passado dele e a marcha atrás raramente arranha. Deve ser feitio digo eu.[;)]

Tive um 1.5D de 94 e nunca deu problemas.

Se for um carro para a cidade e sem grandes aventuras fora dela é uma boa opção.

Em termos de comportamento e mesmo depois de serem mudados os amortecedores o carro continuava miserável principalmente nas curvas em apoio. Em velocidades acima de 100km/h nem o radio disfarça o barulho que invade o interior. A direcção sem qualquer feeling.
Mas o pior eram mesmo os travões, principalmente em travagens mais fortes... Esmagava o pedal do travão e ele eventualmente la acabaria por parar passados longos metros.
Quanto ao motor só tinha a vantagem de ser a gasóleo, porque de resto era impossível manter um ritmo vivo.
Quem não se importar com muitos aspectos de segurança penso que é um carro fiável qb.

O 15TD de 2000 aqui de casa já passou os 300.000 e o motor continua óptimo de saúde. Diz-se, sobre estes motores, que vai o que está à volta à vida primeiro e eu estou a começar a ver que é assim.[:D]
Problemas de monta não tem nenhum mas o volante já está todo estragado, tem alguns pontos de ferrugem por cima do vidro da frente e outras coisas da idade como as luzes do painel de instrumentos, grelhas de ventilação desmontadas... Já não é um menino afinal. Com nota muito positiva destaco a quase inexistência de barulhos parasita no habitáculo, mesmo sendo uma Van. :)

Voltar
Superior