Cruzar pneus

Cruzar pneus

• Sim

Votos: 22 59,5%
  • Não

Votos: 15 40,5%

• Total de eleitores
    37

TMoura

Well-known member
Boas!

Antes demais não incluí a poll no tópico dos pneus porque não a poderia criar.

Já li bastante na net sobre o assunto, mas nunca encontrei um sitio que o pessoal chegasse a acordo.

Desde que tenho carro cruzo sempre os pneus entre os 15mil a 20mil km. Faço sempre o alinhamento e cruzamento.

Não quero saber o que cada um faz, mas sim o que acham mais correcto. Porque há sempre pessoal que só troca 2pneus de cada vez por questões monetárias.

Cumps

Não há verdades absolutas para a tua questão.

Nenhuma é mais correcta que a outra. Ambas têm prós e contras e cada pessoa deve adoptar a que acha melhor para si.

Para mim o ideal é rodar entre eixos de 10 em 10000kms... Assim aproveita-se para alinhar a direcção, calibrar e equilibrar e ainda se consegue com maior probabilidade um desgaste uniforme entre os 4 pneus.

O desgaste uniforme permite, imho, prolongar a duração dos pneus e para que, qdo mudar, mudar os 4 e manter a mesma qualidade de borracha em ambos os eixos.

ISto é o que considero ideal e o que fazia qd tinha bastante tempo lvre... Agora a coisa foge mais um bocado.

Agora com o XC60, tendo em conta que a pôrra dos pneus são mais carotes gostava de manter esta disciplina.

Para mim depende do tipo de utilização e do motivo que leva à troca, se o desgaste, ou porque embora tenham piso, já estão velhos:

- Troca por desgaste: ir trocando de eixo de 10 ou 15k kms, para obter um desgaste uniforme dos 4, fazendo igual kms em todos os pneus.
- Troca por velhice: não trocar para que o par com desgaste mais acentuado vá logo "à vida"(se gaste) enquanto está em bom estado, e colocar o outro par neste lugar. Estes acabarão por ser trocados por velhice, mas já mais perto do desgaste final (é mais eficiente pois aproveitou-se na totalidade um par e uma parte do segundo), e como o par mais recente ainda está bom, nunca andamos com mais de um par de pneus velhos (se tivessem sido rodados, a segurança na parte final antes de trocar seria muito inferior por andar com 4 pneus "velhos") Com a continuidade deste método já se aproveitavam sempre o piso todo dos pneus antes de ficarem velhos, porque tínhamos sempre idades diferentes nos eixos, o que não acontece no inicio. Como é lógico varia dos kms que se faz, estilo de condução e tipo de pneu.

No caso dos carros de cá de casa trocamos de eixo (manter sempre o lado original) e alinhamos a direcção a cada 15k kms sensivelmente, com durações de 60/65 kms num caso e 75/80 noutro (a ultima ronda costuma levar com os 5k de excesso). Trocam-se sempre na totalidade.

Para mim o ideal é rodar entre eixos de 10 em 10000kms... Assim aproveita-se para alinhar a direcção, calibrar e equilibrar e ainda se consegue com maior probabilidade um desgaste uniforme entre os 4 pneus.

O desgaste uniforme permite, imho, prolongar a duração dos pneus e para que, qdo mudar, mudar os 4 e manter a mesma qualidade de borracha em ambos os eixos.

ISto é o que considero ideal e o que fazia qd tinha bastante tempo lvre... Agora a coisa foge mais um bocado.

Agora com o XC60, tendo em conta que a pôrra dos pneus são mais carotes gostava de manter esta disciplina.

os dois termos não se referem ao mesmo? :confused: calibrar é gíria para o acto de equilibrar as massas em torno do eixo da roda, de modo a obtermos uma uniformidade, para não haver vibrações. Pelo menos é a ideia que tenho.

Para mim depende do tipo de utilização e do motivo que leva à troca, se o desgaste, ou porque embora tenham piso, já estão velhos:

- Troca por desgaste: ir trocando de eixo de 10 ou 15k kms, para obter um desgaste uniforme dos 4, fazendo igual kms em todos os pneus.
- Troca por velhice: não trocar para que o par com desgaste mais acentuado vá logo "à vida"(se gaste) enquanto está em bom estado, e colocar o outro par neste lugar. Estes acabarão por ser trocados por velhice, mas já mais perto do desgaste final (é mais eficiente pois aproveitou-se na totalidade um par e uma parte do segundo), e como o par mais recente ainda está bom, nunca andamos com mais de um par de pneus velhos (se tivessem sido rodados, a segurança na parte final antes de trocar seria muito inferior por andar com 4 pneus "velhos") Com a continuidade deste método já se aproveitavam sempre o piso todo dos pneus antes de ficarem velhos, porque tínhamos sempre idades diferentes nos eixos, o que não acontece no inicio. Como é lógico varia dos kms que se faz, estilo de condução e tipo de pneu.

No caso dos carros de cá de casa trocamos de eixo (manter sempre o lado original) e alinhamos a direcção a cada 15k kms sensivelmente, com durações de 60/65 kms num caso e 75/80 noutro (a ultima ronda costuma levar com os 5k de excesso). Trocam-se sempre na totalidade.

Se os pneus não forem direccionais, há alguma justificação para isto?

Pergunto pq à uns meses atrás fui a uma casa de pneus para cruzar os meus, calibrar e alinhar a direcção... Lá disseram-me que os pneus radiais não se devem cruzar, só trocar de trás para a frente mantendo o mesmo lado... Perguntei pq e a resposta foi "pq são pneus radiais"... fiquei na mesma!

Mas pq? Se o pneu não é direccional, qual o problema?

Se os pneus não forem direccionais, há alguma justificação para isto?

Pergunto pq à uns meses atrás fui a uma casa de pneus para cruzar os meus, calibrar e alinhar a direcção... Lá disseram-me que os pneus radiais não se devem cruzar, só trocar de trás para a frente mantendo o mesmo lado... Perguntei pq e a resposta foi "pq são pneus radiais"... fiquei na mesma!

Mas pq? Se o pneu não é direccional, qual o problema?

Sendo pneus normais, isto é, sem sentido de rotação, não faz sentido essa questão de não virar o pneu.

Uma das vantagens de um pneu sem sentido, é mesmo essa. O poder rodar o pneu.

Faço-o sempre em todos os carros que tive/tenho.

De preferência em cada 10.000kms. Desta forma o desgaste de todos os pneus é feito de forma mais equilibrada e uniforme.

Sendo pneus normais, isto é, sem sentido de rotação, não faz sentido essa questão de não virar o pneu.

Exactamente o mesmo que eu penso, e que sempre cumpri em vários carros que tive antes... Mas com essa resposta do não se cruzarem pq são pneus radiais, fez-me ficar na dúvida. Obrigado nto, mais uma dúvida esclarecida [;)]

Por outro lado, depois de ter alinhado a direcção nessa casa de pneus, passados 3000 e poucos Km tive de ir alinhar outra vez pq o carro estava-me a fujir para a esquerda...

Ou seja, já devia ter desconfiado que nesta casa onde fui percebem tanto da coisa como eu percebo de apicultura :sh)

Exactamente o mesmo que eu penso, e que sempre cumpri em vários carros que tive antes... Mas com essa resposta do não se cruzarem pq são pneus radiais, fez-me ficar na dúvida. Obrigado nto, mais uma dúvida esclarecida [;)]

Por outro lado, depois de ter alinhado a direcção nessa casa de pneus, passados 3000 e poucos Km tive de ir alinhar outra vez pq o carro estava-me a fujir para a esquerda...

Ou seja, já devia ter desconfiado que nesta casa onde fui percebem tanto da coisa como eu percebo de apicultura :sh)

Pois, de facto há certas locais que seria preferível não ter lá ido.

Ainda há uns 2 ou 3 anos, coloquei penus numa casa que nunca tinha ido, só pela promoção que encontrei.

Até aqui tudo bem, com o alinhar da direcção de equilibrar os pneus.

Certo é que passado 2 dias, lá tive de andar em auto estrada e a partir dos 100km/h sentia o volante a tremer.

Achei estranho e como estava perto da casa onde por regra meto pneu, lá dei um salto. Tinha uma das jantes totalmente desiquilibrada (falta de pesos).

Poderá ter sido esquecimento/distração, mas fiquei de pé atrás em voltar à dita casa.

Não tenho o hábito de cruzar ou trocar apenas de eixo.

Meto um par de cada vez, sempre no eixo sem tracção, passando os que lá estão para o eixo de tracção.

O TD 70 van não gasta praticamente pneu atrás (anda sempre descarregado), por isso não se põe o caso de estar a pôr uns pneus em mau estado no eixo de tracção. Como eles duram 25k km's à frente, acabam por ter uma duração de 50k km's cada par, o que para o que eles sofrem não me parece nada mal (Saver).

Todos os que colocam os pneus em pior estado no eixo traseiro não estão a fazer da forma correcta por questões de segurança e estabilidade do veículo. Com os melhores pneus atrás, em caso de travagem brusca há uma muito menor probabilidade do carro fugir de traseira e entrar em despiste.

Portanto, se alguem comprar apenas 2 pneus, deve colocá-los sempre atrás e escolher os melhores usados e colocá-los na frente.

Fora isso, o ideal é mesmo trocar sempre os 4 pneus :-)

Desde que vi um vídeo parecido com esse mas da Pirelli que cruzo, se se pode chamar assim, mas apenas quando compro. Vem uns novos para trás e pronto está feito.

Como podes ler falei no caso dos pneus que usamos cá em casa, num paragrafo separado da opinião geral que tinha dado [;)]
Já chegamos num jogo anterior sem serem direccionais, de ter de trocar de lateral atrás porque estava com muito camber atrás (afinação um bocado exagerada de quem me trocou os amortecedores)

Como podes ler falei no caso dos pneus que usamos cá em casa, num paragrafo separado da opinião geral que tinha dado [;)]
Já chegamos num jogo anterior sem serem direccionais, de ter de trocar de lateral atrás porque estava com muito camber atrás (afinação um bocado exagerada de quem me trocou os amortecedores)

Ora nem mais.

Havendo carros que não tem um camber "neutro", teá tendência a gastar mais uma dos lados dos pneus.

Assim sendo, se os pneus forem normais (sem serem direccionais), há sempre a possibilidade de trocar o "interior" para o "exterior" e conseguir gastar melhor o pneu até ao fim.

Voltar
Superior