Cruzamentos e inversão de marcha

dglondon

New member
Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer, num cruzamento como este, LINK em que existe sinal vertical sentido obrigatório em frente ou virar à esquerda, é permitido virar à esquerda e inverter a marcha?

Se não é permitido inverter a marcha, porque é que em alguns cruzamentos junto à sinalização vertical, (sentido obrigatório em frente ou virar à esquerda), existe um proibido inverter a marcha?

Obrigado pela atenção e comentário.

:):):)

Muitas vezes quando há sentidos obrigatórios é porque existem vias de sentido unico antes ou depois, logo ao fazer inversão de marcha estás a circular em sentido proibido.

não, não podes inverter a marcha nessa situação, tens de seguir em frente ou virar á esquerda e ir até onde seja possível voltares para trás, não podes inverter a marcha logo ai às 3 pancadas, estás a cometer uma infracção.

Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer, num cruzamento como este, LINK em que existe sinal vertical sentido obrigatório em frente ou virar à esquerda, é permitido virar à esquerda e inverter a marcha?

Se não é permitido inverter a marcha, porque é que em alguns cruzamentos junto à sinalização vertical, (sentido obrigatório em frente ou virar à esquerda), existe um proibido inverter a marcha?

Obrigado pela atenção e comentário.

:):):)

Não vejo nada que impeça inverter a marcha.

Não vejo nada que impeça inverter a marcha.

tecnicamente as únicas objeções que ali se pode alegar são a intensidade de transito e características improprias à manobra…. mas isso é tão subjetivo que nem sei.

o que pode condicionar a manobra de inversão é o facto de se virar à esquerda como manda a regra que é fazer o angulo de 90º, em vez de cortar a curva como a maioria faz, ter um sinal vertical junto ao painel iluminado a obrigar a seguir em frente. esse sinal pode levantar um dilema: será que é só para quem vem da av. de berna ou para todos os que passam por ele??!!

Talvez assim?

img12.jpg

a ser feito terá de ser semelhante a esse risco que fizeste, no entanto teoricamente o risco tem de ir mais em linha reta até lá à frente, nem a curva deve ser feita como o volvo começa a fazer e muito menos como o fulano da vespa. se reparares está lá um sinal que obriga a seguir em frente levantando-me o tal dilema de ser para todos ou apenas para quem vem da av. de berna:confused::confused:

O sinal obriga a uma de duas opções.
Qualquer coisa diferente dessas duas é proibido.
Exacto.
Ainda por cima a caixa obriga a que, mesmo com sinal verde, não se pare em cima da zona marcada.
Logo, respeita-se o sinal de obrigação.

Edit: Para fazer inversão do sentido de marcha, pelo que vejo, entra-se na via contrária. Ou isso ou ir ao eixo e limpar a direito uma série de vias de trânsito.

Diria que nesse caso é desnecessário sinal de proibição de inversão de marcha visto que já existe um que obriga a ir em frente ou virar à esquerda, o que exclui a possibilidade de inverter a marcha.

Aí não tens sinal de obrigação, por isso tens proibição de inversão.

Um sinal de obrigação de virar à esquerda ou seguir em frente, equivale a dois sinais de proibição de virar à direita e inversão.

Repare-se, neste cruzamento onde é também possível seguir em frente ou virar à esquerda está presente o proibido inversão de marcha. Aqui não há dúvida. Na situação anterior considero permitido a inversão de marcha.
Ver anexo 147642
Link: Av. António Augusto de Aguiar
https://maps.app.goo.gl/KE4iJN1AyqxP683M8
Continuo na minha. Para fazer inversão do sentido de marcha, será sempre necessário atravessar a viatura em frente à via de trânsito que está à esquerda.
Edir: atravessar a via da esquerda e a (faixa de rodagem) que está no seguimento da "nossa" faixa de rodagem.
Como o Nuno diz: Se tem sinal de obrigação de ir em frente ou esquerda, quer dizer que proíbe tudo o resto.

Última edição:
Voltar
Superior