Corte

fur?o

Banido
bom a minha pergunta e a seguinte, todos os carros têm corte de rotação? como se sente esse corte? é que ontem fui tirar o carvão ao carro do meu velhote e a subir o IC22 o carro começou a mamar rotações em 4 ate que bateu o ponteiro no fundo e não me apercebi, e pode afectar alguma coisa no motor daí a pergunta. nunca tinha visto isto.

bom a minha pergunta e a seguinte, todos os carros têm corte de rotação? como se sente esse corte? é que ontem fui tirar o carvão ao carro do meu velhote e a subir o IC22 o carro começou a mamar rotações em 4 ate que bateu o ponteiro no fundo e não me apercebi, e pode afectar alguma coisa no motor daí a pergunta. nunca tinha visto isto.

nunca tinhas visto o quÊ?

nem todos os carros têm corte, mas a maior parte , e os mais recentes têm!

sentes o corte porque o ponteiro chega a uma zona em que nao vai mais, tipo não passa [:D] e pelo barulho do motor (se nao for um diesel [:p] ) sentes logo que tá no corte!

há carros que nem vale a pena chegar lá (tal como o meu 2.0 8v) [;)]

o corte é isto (e não deve ser feito com o carro parado [:D] )

http://www.youtube.com/watch?v=cSYMH_enUGM

sentes o corte porque o ponteiro chega a uma zona em que nao vai mais, tipo não passa [:D] e pelo barulho do motor (se nao for um diesel [:p] ) sentes logo que tá no corte!

Se tentares cortar com o teu, é capaz de mandares o motor pó caneco com o aquecimento disso [:)]

Esse video, a sorte é que o carro tava quente [;)][8b]

Furão, não te preocupes com isso...

Se tentares cortar com o teu, é capaz de mandares o motor pó caneco com o aquecimento disso [:)]

Esse video, a sorte é que o carro tava quente [;)][8b]

Furão, não te preocupes com isso...

nada disso! eu já levei o meu ao corte algumas vezes [:D] [:D]

só que neste motor , é asneira fazê-lo!não há necessidade........, mesmo em andamentos mais vivos, ele não é muito volátil para além das 6000rpm [:D]

pois.......mas ja nao percebo bem do que ele está a falar!

um corsa 1.4 .......a fazer mais que 7000RPM em 4ª ...mmm......eles são bem rotativos, mas .......[:p]

o sport tem 80 e tal cv né?

o si tem 82, o 16v tem 90

7000rpm num otto não é nada de especial [;)]

eu tinha um si de 82cvs, ainda me lembro, o meu pai chegou aos 190 com aquilo, era uma maquina [br:)] pena naquele tempo ainda não ter a carta, o meu pai era sempre a abrir com aquilo

o si tem 82, o 16v tem 90

7000rpm num otto não é nada de especial [;)]

eu tinha um si de 82cvs, ainda me lembro, o meu pai chegou aos 190 com aquilo, era uma maquina [br:)] pena naquele tempo ainda não ter a carta, o meu pai era sempre a abrir com aquilo

um 1.4 de 82 cv de origem , 7000RPM pode nao ser nada de especial, mas é de facto as RPM máximas "admissiveis" na maior parte destes carrinhos![;)]

O Corte não é um limite a partir do qual as rotações estabilizam e não aumentam mais. É, isso sim, um limite onde tu sentes um verdadeiro corte no motor, como se se desligasse momentaneamente, a potência perde-se toda dum momento para o outro, o ponteiro das rotações cai, e só voltas a ter alimentação quando as rotações entram dentro dos limites.
Não sei se esse Corsa tem corte, mas há muitos carros que, mesmo tendo corte, dificilmente lá chegam em 4ª ou 5ª (em 1ª, 2ª e 3ª é muito fácil). Ir ao corte não é dar uma sentença de morte ao motor, mas saúde também não lhe dá nenhuma.

não me estou a referir ao ponteiro do k/km e mesmo o das rotações bateu no fundo 7000 e continuava a acelarar daí a minha duvida

Então não deve ter corte. Tive um Punto 75, cujo motor é muito rotativo para um 1.2, que cortava às 7200 (julgo eu). Se o teu tivesse corte, duvido que este fosse para lá da escala máxima do conta-rotações.

O Corte não é um limite a partir do qual as rotações estabilizam e não aumentam mais. É, isso sim, um limite onde tu sentes um verdadeiro corte no motor, como se se desligasse momentaneamente, a potência perde-se toda dum momento para o outro, o ponteiro das rotações cai, e só voltas a ter alimentação quando as rotações entram dentro dos limites.
Não sei se esse Corsa tem corte, mas há muitos carros que, mesmo tendo corte, dificilmente lá chegam em 4ª ou 5ª (em 1ª, 2ª e 3ª é muito fácil). Ir ao corte não é dar uma sentença de morte ao motor, mas saúde também não lhe dá nenhuma.

se o motor corta e não passa, as rotações não aumentam mais do que isso![;)] simplesmente por uma questão de saude do motor.....!

por isso é que nos carros modernos não se costuma ver buracos no capot [:D] [:D]

o chegar o não ao corte, depende imenso do escalonamento de caixa e da própria filosofia do motor........

Limitador eletronico

Limitador eletronico

Pois não deve. Em caso algum se deve levar o carro ao corte. Isso faz com que o motor entre num esforço tremendo, fazendo com que a sua vida util seja diminuida visto haver um desgaste muito grande na cambota, na arvore de cames, na correia de destribuição, nas bielas.

Infelizmente eu vi o bronco do mecanico da oficina da estada da luz com os meus proprios olhos levar o motor do meu 106 XSi ao corte , com ele ainda frio e tudo. Por pouco não levou na tromba (mas pouco faltou para levar um valente murro). Depois disso, infelizmente até a junta queimaram. São uns sucateiros !!!

A minha Palio Weekende 75, motor FIRE 1.242 8v multiponto, 75cv
já foi ao corte umas 3 vezes, em quinta, em plano..

A primeira vez foi ali na Estação de serviço do Antuã na A1, vinha descansado da vida, marcando uns 200km/h e distraído a apreciar o bruta mercedes e as suas bufadeiras à minha frente e eu com a carroça atrás..

Quando de repente o carro engasga-se, mas pouco, como se tivesse tirado o pé do acelerador.. e pensei, pronto foi-se o motor, lol
Mas olhei para o conta-rotações e ia a passar as 7.000rpm.. e vai a dar-lhe novamente, mas chegava ali ás 7200 e engasgava.. reduzi para as 6800 e vim até à saida..

Agora ando mais devagar, mas em qualquer descida em AE lá tinha de eu ir a controlar as rpms, tentando não passar as 6500 que é o redline.. ou só indo ai às 6800.. é uma chatisse aquela caixa tão curta numa carroça destas.. assim bebe muito mais e não se passa dos 200km/h já que não se pode embalar, lol

Voltar
Superior