Corte de rotação

Já agora, o que realmente traduz a força num carro dá pelo nome de Binário: T=P/W ou seja, Binário(Nm)=Potência (W)/Rotação(RPM)

Os motores TD têm sempre mais Binário do que os atmosféricos devido ao facto de os turbos permitirem comprimir os gases de escape e assim criar mais energia (Watt), ou potência....

Mais uma curiosidade:
1 cv europeu = 736 W
1 cv americano (hp) = 738 W

eles lá do outro lado têm cavalos mais fortes :) deve ser das pastagens ricas em petróleo....eheheh

Oi.
Agora, se a este regime o motor "cortar", vai haver ali quebras momentâneas de energia muito notórias (com um alto valor), mas assim q a rotação vem pra um valor aceitável (pela centralina), dá-se nova injecçao de gasolina, logo, nova subida de energia no cilindro, até atingir novamente o corte, logo, quebra, dps, subida, quebra, subida, etc.... é isto que vai originar o soluçar do motor quando se atinge o corte de rotação!

Exactamente. O que acontece num gasolina é que a injecção é mesmo cortada em alguns ciclos. Isto é, nuns ciclos há a tal "explosão" e noutros não. Porquê? Porque um motor a gasolina funciona sempre com mistura estequiométrica. A quantidade de gasolina tem de ser a quantidade certa em função do ar existente para que haja combustão (abaixo ou acima dos limites de inflamabilidade não há combustão ou ocorre deficientemente). Se nós vamos com a pata a fundo, entra demasiado ar para a quantidade de combustível que a centralina quer injectar (lembrar que ela quer injectar pouco para evitar que o motor embale por aí acima!). Isto pode ser ultrapassado evitando combustão em alguns ciclos, cortando a injecção.

Num diesel, a quantidade de ar admitido é sempre a mesma~para uma dada rotação. A combustão liberta mais ou menos energia conforme a quantidade de combustível injectado. Como não precisamos aqui de injectar a quantidade certa para fazer uma mistura globalmente estequiométrica (um diesel funciona com misturas localmente estequiométricas), a centralina pode ajustar a quantidade para exactamente aquela que mantém a rotação naquele ponto. Não se sentem soluços do motor, assim.

E como a gasolina é muito mais volátil que o diesel, liberta muito mais energia, o que junto com superior rotação da gasolina Vs diesel, faz com que a energia térmica libertada pelo motor nesse instante seja superior àquela proporcionada por um diesel. Daí q o facto do corte de rotação num gasolina seja muito mais notório do qe num diesel... penso eu de que [;)]

Atenção que isso não é bem assim. A energia por kg libertada pela gasolina e pelo gasóleo são bastante próximas. A energia da mistura por unidade de volume (que é o que interessa para um motor de combustão) também é semelhante, não sendo muito notória a diferença para um condutor.

Não estou a ver qual o interesse de levar um carro Turbo Diesel ao corte da rotação, se o ponto alto do motor é bem antes do corte e a partir daí já será sempre a perder...
Eu, a título de exemplo, no meu Xantia HDI que comprei há cerca de 1 mês, ainda nunca passou as 3300RPM... e chegou para dar 180Km/h em plano...

kal kaput kal quê!?

Isso dos kaputs é nos carros maricas. [:D]

Fotos%20Mar%C3%83%C2%A7o%202006%20045.jpg

Anexos

• Fotos Março 2006 045.jpg
    Fotos Março 2006 045.jpg
    95,4KB · Visualizações: 0
Não estou a ver qual o interesse de levar um carro Turbo Diesel ao corte da rotação, se o ponto alto do motor é bem antes do corte e a partir daí já será sempre a perder...
Eu, a título de exemplo, no meu Xantia HDI que comprei há cerca de 1 mês, ainda nunca passou as 3300RPM... e chegou para dar 180Km/h em plano...

Quando numa ultrapassagem precisares de alongar a mudança (em situações onde perdes mais tempo se trocares de mudança) vais concerteza, por vezes, ultrapassar as 3300rpm. E nem que seja só para saberes até q ponto podes contar com progressão do teu motor, até só pra isso é bom saberes qts rotações faz! E é clao q um diesel n é pra andar a puxar pelas rpm's constantemente, mas como disse uma vez um mecânico à minha frente, acerca de um 1.9 tdi 110cv q estava na oficina, "convém você puxar por ele de vez em qd, n ande só a passear, senão tem q cá voltar outra vez pra limpar isto tudo... Desentupa isso de vez em qd!"

Mas a gasolina é q é! VTEC Power! lol

Voltar
Superior