Corte de rotação

Eu também tenho um 1.9TDI e apesar de puxar bem por ele,nunca foi ao corte,e raramente passa das 4.000rpm.(a não ser em 5a) O facto de ter um turbo de geomtria variavel torna que a essas rotações o rendimento do motor seja muito reduzido.Mas eu penso que o corte acontecerá por volta das 4500rpm,talvez um pouco mais tarde.

Bem não sei se o TDI será igual ao JTD, mas o meu o que faz é que sensivelmente a partir das 4500 o ponteiro começa a custar mais a andar e chega ás 5000 e para... Não há corte, o motor simplesmente não faz mais rotações...

Digo isto pq corte para mim é nos motores a gasolina a gasolina começar a "cortar", no JTD isso não acontece, o motor simplesmente não faz mais rotações...

Bem não sei se o TDI será igual ao JTD, mas o meu o que faz é que sensivelmente a partir das 4500 o ponteiro começa a custar mais a andar e chega ás 5000 e para... Não há corte, o motor simplesmente não faz mais rotações...

nos jtd passar das 4500 é de noite[8b] e n adianta quase nada.... a n ser k teja vitaminado[kiss] [kiss] [kiss]

Axo que deve depender de motor para motor, o meu é o tdi de 90cv e cortou uma vez,e única, penso que às 4700/4800 rpm, como não foi propositado não tenho a certeza, não ia a olhar para o conta rotações, sei que inda passou um pouco as 4500rpm. Mas o ideal não é levar motores diesel para essas rotações, 4000 rpm chega muito bem.
cumps

Axo que deve depender de motor para motor, o meu é o tdi de 90cv e cortou uma vez,e única, penso que às 4700/4800 rpm, como não foi propositado não tenho a certeza, não ia a olhar para o conta rotações, sei que inda passou um pouco as 4500rpm. Mas o ideal não é levar motores diesel para essas rotações, 4000 rpm chega muito bem.
cumps

Mas sentiste o carro a "cortar" (como um gasolina) ou simplesmente o ponteiro não andava dessa rotação para a frente?

epaa, eu pensava k os diesel n cortavam lol!

de certeza k ja viram algum diesel cortar?

o que eu ja vi, foi o k o C3 disse... o motor simplesmente n evolui +

Mas sentiste o carro a "cortar" (como um gasolina) ou simplesmente o ponteiro não andava dessa rotação para a frente?

Aquilo que senti não foi propriamente "corte" como nos carros a gasolina, simplesmente puchei uma 3ª e chegou a um momento em que não puxou mais, foi aí que olhei de relanço para o conta rotações e reparei que já tinha passado alem das 4500rpm.Mas pelo que me explicaram nos tdi's é a bomba injectora que controla o "corte", logo corta o abastecimento de gasoleo e o carro não desenvolve mais, enquanto nos otto não há corte de gasolina,é o proprio motor que não dá mais e faz parecer que se está a entalar todo,penso eu que seja essa a diferença.

... enquanto nos otto não há corte de gasolina, é o proprio motor que não dá mais e faz parecer que se está a entalar todo, penso eu que seja essa a diferença.

Na esmagadora maioria dos Otto de injecção há um corte de combustível nítido no regime de corte. É tipo o ABS a actuar, só que aqui é mesmo a gota a falhar e não os travões a "tremer".

Já nos carburados acontece isso que dizes, aceleram até mais não e depois simplesmente, chegando a determinado regime, não aumentam mais de rotação (mas isso pode ser muito para lá do início do red-line).

Os diesel nao "cortam" como alguem já disse simplesmente não sobe de rotação....agora meu corta ás 7500 com muita frequencia!...e que gosto dá!

O motor 1.9 TDI tem corte de rotação quando o motor atinge um determinado regime? Se sim, quando é feito o corte?

Obrigado.
não percebo a tua pergunta,a realidade é esta:
-para a durabilidade e fiabilidde dos motores serem robustas,a rotatividade dos motores é limitada eléctrónicamente através da centralina que por sua vez transmite a informação para o sistema de alimentação(injectores);quando essa rotação é alcançada,a centralina dá ordem ao injector para não debitar mais fuel para dentro do cilindro,desta forma,não havendo combustão...acho que não preciso de dizer mai nada,embora eu não perceba muito bem o que é que tu queres saber!?:confused:

Bem, eu concordo com quase tudo o que foi dito anteriormente....
Tenho vários carros/modelos cá por casa, e outros vários já cá passaram, diesel/gasolina. Posso relatar algumas experiências/acontecimentos verificados, relativamente ao assunto do "corte" de rotação. Já agora, como sabem, este acontece para protecção do motor (como alguém explicou acima, deixa de haver combustivel fornecido), e sóacontece em carros de injecção! Os antigos a carburador é q era porreiro, pata a fundo e só "cortava" quando partia :)
Bom, de facto os gasolinas têm um "corte" bastante mais notório, sendo explicado pelo facto de fazerem mais rotações e de a gasolina explodir no cilindro (o diesel é compressão). No Honda cá de casa,p.ex, +7000rpm, e o "corte" é bem notado com soluços típicos!! Num pequeno 106 1.5d, o corte obviamente processa-se mais cedo, mas também soluça quando atinge "o corte", ou seja, limite de RPM (até tenho um video, já posto o link...), mas é um motor atmosférico. No TDi e nos HDi cá de casa, esse corte aos soluços já não se verifica, uma vez que são motores mais modernos, têm protecções electronicas contra essas situações, ou seja, de facto não soluçam para se notar o "corte", mas o que acontece é que dali não passa (RPM). espero ter contribuido.

Como é que se explica isso? [;)]

Oi.
Bem, ao certo ao certo num sei, mas tenho uma ideia...

Basta pensares que se, p ex, o corte de rotação num gasolina se desse ás 3000rpm (quando esse msm motor poderia fazer 7000), a essa rotação baixa o barulho nem é muito, nem a força (cv) entregue pelo motor será muita, logo, nesse hipotético corte a baixa rotação, msm qe o motor "soluçasse", se calhar nem nos apercebiamos, pois a energia do motor nessa fase é baixa! Agora tenta pensar nisto tudo, mas em torno das 7000rpm... +barulho, +força e +energia entregue nesse patamar pq está a entrar muito mais gasolina no cilindro!! Agora, se a este regime o motor "cortar", vai haver ali quebras momentâneas de energia muito notórias (com um alto valor), mas assim q a rotação vem pra um valor aceitável (pela centralina), dá-se nova injecçao de gasolina, logo, nova subida de energia no cilindro, até atingir novamente o corte, logo, quebra, dps, subida, quebra, subida, etc.... é isto que vai originar o soluçar do motor quando se atinge o corte de rotação!
E como a gasolina é muito mais volátil que o diesel, liberta muito mais energia, o que junto com superior rotação da gasolina Vs diesel, faz com que a energia térmica libertada pelo motor nesse instante seja superior àquela proporcionada por um diesel. Daí q o facto do corte de rotação num gasolina seja muito mais notório do qe num diesel... penso eu de que [;)]

Bem, mas não esquecer como foi dito atrás, os modernos TD hoje em dia têm a centralina programada para não deixar fazer destas coisas, favorecendo a fiabilidade, daí q se atinja um patamar e lá fique....

Voltar
Superior