Corte copa arvores

borgista

New member
Bom dia,

Tenho um muro em que a copa das arvores do vizinho vêm para este lado.

Queria saber como fazer para que o mesmo efectue o corte, ja falei com ele mas ele por vontade propria não as corta, eu não as posso cortar senão ele processa-me.

Sera que tenho de pedir ao tribunal... isso demora anos e tem 1 valor absurdo ate que saia 1 sentença.
A junta diz que isso não é competencia deles para perguntar na camara.
A camara diz que não é com eles, sendo que já li algures que isso é competencia da camara mesmo.

como faço para "obrigar" a camara a notifica-lo, ou algum organismo que trate disso.

As arvores estão longe da casa de habitação, mas a copa impede que vede em altura o terreno.

Eu cortava e esperava que ele me processasse. Ele é que ia reflectir se valeria de facto ir para Tribunal.

Podes sempre chamar a Polícia e explicar que a árvore está a invadir a tua propriedade e que pretendes cortá-la.

Sem certezas, podes cortar até à tua "extrema".

Tenho o caso desses com um loureiro, mas aí até o desbasto todo, com a devida autorização da proprietária [;)]

Primeiro fala com o teu vizinho se ele corta ou deixa cortar, mas leva testemunhas ou grava-filma a conversa.

Se ele nao cortar ou nao te der autorizaçao para o fazeres, apartir daí tú podes cortar tudo o que está dentro do teu terreno.
Se a arvore der frutos até os frutos podes colher.

Se as copas das árvores invadem o espaço aéreo do teu terreno, podes cortá-las (apenas a ramagem que invade o teu terreno).

Esse trabalho deveria ser feito pelo teu vizinho, mas se ele é um troglodita sem bom senso e se recusa a fazê-lo, faz tu o corte.

Podes sempre interpor uma acção judicial para o obrigar a fazê-lo, mas ficarias anos à espero de um desfecho.

Primeiro fala com o teu vizinho se ele corta ou deixa cortar, mas leva testemunhas ou grava-filma a conversa.

Se ele nao cortar ou nao te der autorizaçao para o fazeres, apartir daí tú podes cortar tudo o que está dentro do teu terreno.
Se a arvore der frutos até os frutos podes colher.

Ja falei, e ele disse que não corta nada e que se eu cortar me manda para tribunal por cortar a arvore que não é minha.
e apanhando os frutos a historia é a mesma.
Não queria chatices, só que ele corte as arvores e vedar o terreno depois

SECÇÃO V
Plantação de árvores e arbustos
ARTIGO 1366º
(Termos em que pode ser feita)
1. É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio
vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.

SECÇÃO V
Plantação de árvores e arbustos
ARTIGO 1366º
(Termos em que pode ser feita)
1. É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio
vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.

Pois ai é que esta.... para ele ser notiicado só pelo tribunal ou pela camara e a camara descarta-se disso e o tribunal demora anos e anos

Rapaz,

Os meus pais tiveram um caso igual.. e sei que podes cortar à vontade os ramos que ultrapassam a tua propriedade sem qualquer problema!
Ele que te processe à vontade.. (não o fará pois qualquer advogado diz logo para ele ter juízo)!

Faz assim:

Envia uma carta registada com aviso de recepção em que avisas o teu vizinho que segundo o Artigo 1366º (que o user MRSX colocou) irás cortar os ramos que invadem a TUA propriedade.. O melhor seria mesmo essa carta ser enviada por uma advogada e ele acagaçava-se logo!
OK pela advogada pagas para aí uns 50/60 Eur. mas pelo menos fazes as coisas como devem de ser, e ficas totalmente impune, e depois receber uma carta de uma advogada deixa-o logo certinho! [;)]

Vizinhos parvos todos nós temos.. mas há que os entalar logo e não dar grande conversa a essas pessoas que não sabem viver em sociedade!

Rapaz,

Os meus pais tiveram um caso igual.. e sei que podes cortar à vontade os ramos que ultrapassam a tua propriedade sem qualquer problema!
Ele que te processe à vontade.. (não o fará pois qualquer advogado diz logo para ele ter juízo)!

Faz assim:

Envia uma carta registada com aviso de recepção em que avisas o teu vizinho que segundo o Artigo 1366º (que o user MRSX colocou) irás cortar os ramos que invadem a TUA propriedade.. O melhor seria mesmo essa carta ser enviada por uma advogada e ele acagaçava-se logo!
OK pela advogada pagas para aí uns 50/60 Eur. mas pelo menos fazes as coisas como devem de ser, e ficas totalmente impune, e depois receber uma carta de uma advogada deixa-o logo certinho! [;)]

Vizinhos parvos todos nós temos.. mas há que os entalar logo e não dar grande conversa a essas pessoas que não sabem viver em sociedade!

Pois falei disto com varias pessoas e houve uma que foi processada e em tribunal perdeu por cortar silvas e carrascos que estavam numa barreira toda caida e a maior parte no terreno dele, o vizinho lá pagou a umas testemunhas a dizer que a barreira era dele e que as "arvores" eram a segurança, o vento norte, a vedação e essas coisas todas e no fim o tribunal condenou-o a pagar uma indeminização ao outro.
Por isso é que eu não me meto nisso de "cortar e depois ver" , ele processa-me paga e chama os amigos e no fim o culpado fui eu e não tenho €€€€€ para gastar em tribunais e advogados durante anos.

Pois falei disto com varias pessoas e houve uma que foi processada e em tribunal perdeu por cortar silvas e carrascos que estavam numa barreira toda caida e a maior parte no terreno dele, o vizinho lá pagou a umas testemunhas a dizer que a barreira era dele e que as "arvores" eram a segurança, o vento norte, a vedação e essas coisas todas e no fim o tribunal condenou-o a pagar uma indeminização ao outro.
Por isso é que eu não me meto nisso de "cortar e depois ver" , ele processa-me paga e chama os amigos e no fim o culpado fui eu e não tenho €€€€€ para gastar em tribunais e advogados durante anos.

Continuas a esqueçer-te do "extrajudicialmente"!

Manda-lhe uma carta com as tuas inteções e 3dias após a recepção se ele não fizer nada, tens o direito de cortar o que está do teu lado.

Para bons vizinhos, bons 'remédios'.

Espera que o vizinho nao esteja em casa e mete la uns 5lts de ácido junto ao pé da arvore ou entao pulveriza a arvore com veneno. [:D][:D][:D]
Se gajo começar a acusar-te, diz que é derivado do mau tempo e que nao tens nada a ver com isso, 'sabe como é, tem chovido muito, as raizes está saturadas de agua e começaram a apodrecer' bla bla bla

Se decidires cortar os ramos, faz sempre prova fotográfica da arvore dentro daquilo que é teu, antes de cortares. Não vá o gajo ser cão e arranjar maneira de te entalar.

Pega fogo à árvore, mas só do teu lado. É claro que depois se propaga à árvore toda, mas prontos, isso já foi azar.

(Não levem isto a sério! [:D])

Está na lei. Está seguro do teu lado. Nem sei para quê que colocas tantos problemas. Até já te disseram para falares com uma advogada. Sai-te do bolso, mas é garantido que resolves o problema de vez. E como também já te disseram, tira fotos da árvore (de preferência com o teu vizinho a ver, para se ***** todo). Se depois ele não cortar, então cortas tu o que estiver do teu lado e metes logo a vedação a seguir para a árvore não voltar a crescer para o teu lado.

Quanto à questão do ácido que já aqui abordaram, eu não concordo. Faz as coisas de forma correcta. Lá por teres um vizinho anormal, não quer dizer que desças de nível.

Está na lei. Está seguro do teu lado. Nem sei para quê que colocas tantos problemas. Até já te disseram para falares com uma advogada. Sai-te do bolso, mas é garantido que resolves o problema de vez. E como também já te disseram, tira fotos da árvore (de preferência com o teu vizinho a ver, para se ***** todo). Se depois ele não cortar, então cortas tu o que estiver do teu lado e metes logo a vedação a seguir para a árvore não voltar a crescer para o teu lado.

Quanto à questão do ácido que já aqui abordaram, eu não concordo. Faz as coisas de forma correcta. Lá por teres um vizinho anormal, não quer dizer que desças de nível.

A lei tambem estava do lado da pessoa que falei, até o advogado dele dizia que o outro é que tinha de pagar 1 indeminização por lhe limparem o terreno e por ser carrascos e silvas não existia crime ..... e no fim.... perdeu e pagou.
Que nestas coisas de advogados e juizes á muito que se lhe diga...... e as interpretações da lei depois cada 1 faz a sua, e se o advogado dele for + bem relacionado e palrador que o meu dá mau resultado.....
Por isso é que queria 1 ministerio kk que o notifica-se para o obrigar a cortar as arvores, ou 1 papel em que me garantissem que não seria condenado por cortar os ramos da arvore.

Toda a vegetação que venha para dentro da tua vedação/muro podes cortar na vertical do mesmo e colher todos os frutos que estejam do teu lado. Está na lei, além disso o teu vizinho tem o dever de impedir que os arbustos invadam a tua propriedade [;)]

nesse caso, certamente que exista disputa de terreno [;)]

agora se isso não acontecer no teu caso...

Voltar
Superior