o grau de dificuldade da troca da correia de distribuiçao de um vw de 90cv ou de 110 pa um corsa ...é muito identica...quanto aos mecanicos da volkswagen ou da toyota ou honda ou da bmw ou do da esquina é tudo igual e como tudo sao pessoas e erram ...sejam os das marcas sejam os das esquinas, pena é que as pessoas continuem a ter aquela impressao que na marca é que é bom...obviamente que hoje em dia com tanta electronica as oficinas das esquinas (algumas) estejam em desvantagem e so por um motivo, pelo que tem de investir para ter máquinas de diagnostico manuais etc para poderem acompanhar a evoluçao da electronica nos automoveis, e nem sempre esse investimento é viável. Quando digo oficina da esquina nao estou de forma alguma a desvalorizar ninguem antes pelo contrario apenas quero dizer que depende sim dos mecanicos e das pessoas que integram essas oficinas e nao de ser mecanico da vw ou seja la de que marca for.
Quanto ao problema que o qneto aqui tras, se o carro trabalha bem e se percebi bem o problema nao esta em pegar propriamente mas sim na falta de força ao rodar o motor desculpem me se percebi mal mas julgo ser este o problema certo? se sim, a correia de distribuiçao nada tem a ver a peça que faz rodar o motor chama se motor de arranque e para mim continuo a achar que seja dai o problema.
Quanto ao ponto da correia tambem poderia provocar isso, é verdade, mas provocaria sim o motor rodar mais do que o costume e rodaria sempre com uma intensidade normal apenas em vez de pegar ao fim de duas voltas pegava ao fim de 10...é um exemplo...ou se em vez de um dente ou dois fosse mais nem pegaria, mas julgo que isos nada tem a ver com a referida falta de força, de qualquer forma se a correia foi mudada recentemente nao custa nada confirmar os pontos do motor, ou se por acaso pasou a kilometragem da muda convinha verificar mas ....como isso nao foi referido "apos mudar correia de distribuiçao o carro custa a pegar" e pelo que percebi é falta de força dai a troca ate da bateria por pensar que a bateria ja nao teria força...
A correia de distribuiçao é o que comanda o motor, faz com que os tempos do motor se façam coordenadamente, sao eles, admissao, compressao, expansao (nos diesel) explosao (nos a gasolina) e por fim escape. Esta correia faz com que as valvulas abram ou fechem no seu tempo devido bem como quando o combustivel é injectado ou seja comanda a rotaçao da cambota (pistons) com a abertura das valvulas para entrada de ar e saida dos gases e a injecçao do combustivel se esta correia nao estiver nos pontos devidos o motor nao funciona ou funciona mal..bem mas melhor que tar eu a explicar basta pesquisares na net que acharas certamente muita coisa e muitos exemplos, ate a 3D que te ajudarao a perceber melhor do que estando eu a explicar...e alem disso o testamento ja vai longo.
no fim de tudo continuo a achar que o mal esta no motor de arranque..partindo do principio que a correia nao foi mexida recentemente e que esta dentro dos prazos[

]
cumps. (desculpem la o testamento)