Corsa 1.5 td

zeef

New member
Boas pessoal...

tenho um corsita 1.5td(isuzu) d 1993 211000 km alguem sabe o que posso fazer para aumentar a potencia do carro sem danificar o mexmo? da para afinar o turbo para entrar + cedo? pelo menos ja ouvi dizer que dava para afinar manualmente mas n sei s é vdade e onde seja.. Gostava que ele desse mais velociade d ponta..
o turbo entra as 2800rpm(pelo menos é qdo se começa a sentir).. nao sei se ao afinar o turbo consigo lhe dar + ponta ou se tem a ver com a caixa.. mecanica n é o meu forte.. lol

o k s pode fazer ? lol cumprimentos

Última edição:
boas.eu já tive um corsa 15TD e aquilo,para ponta,esquece.tem uma caixa curtissima.No meu tinha a "torneirinha magica" e mais algum debito na bomba.Não foi uma diferença abismal mas nota-se.Há mais afinaçoes que se podem fazer na bomba,mas nao estou avontade nisso.Com o material de origem nao contes com grandes ganhos,o turbo daquilo é minusculo[s)]

boas.eu já tive um corsa 15TD e aquilo,para ponta,esquece.tem uma caixa curtissima.No meu tinha a "torneirinha magica" e mais algum debito na bomba.Não foi uma diferença abismal mas nota-se.Há mais afinaçoes que se podem fazer na bomba,mas nao estou avontade nisso.Com o material de origem nao contes com grandes ganhos,o turbo daquilo é minusculo[s)]

E depois acaba-se o dura, dura, dura... típico dos motores isuzu!

Pá, sinceramente, queres um carro que ande mais, compra um mais potente, agora mexer nesses motores não vale a pena![;)]

O k é a torneirinha magica lol? abrir as goelas? como e como s poe + débito? lol

No 1.5 TD podes começar por aumentar a pressão do turbo. Depois podes aumentar o débito do gasóleo mexendo nas afinações bomba injectora.
Com estas afinações, já vi coisas bem engraçadas em 1.5 Td´s.
Depois podes sempre optar por colocar um intercooler, um turbo maior, retirar o catalisador, por outros colectores, injectores, etc...

Sei que muitos desses andam por aí com estas coisas mexidas. Em relação à fiabilidade nada sei, mas claro não é a mesma coisa que estando de origem. Os consumos a andar devagar devem baixar, mas em andamentos elevados secalhar já sobe um bocado.
No meu caso, até tenho um conhecido que me podia mexer nisso, mas o meu orçamento não é elevado se depois se estragar algo, por isso prefiro mantê-lo stock.

Sei perfeitamente que um pouco de vivacidade é sempre bem vinda, principalmente em ultrapassagem em estradas nacionais, em que já apanhei 2 ou 3 sustos. Claro que já sei de antemão que ele só em altas é que responde, mas de qualquer modo, como já disse, se ele acordasse mais cedo era melhor.

se aumentars o debito da bomba e a pressao do turbo consegues uns cavalos extra, se 100cv é normal nesse motor sem alterações de materiais, parece-me um aumento de potencia abismal, afinal ele tem 67 de origem certo? passar para 100 e manter a fiabilidade parece-me complicadoo.

No 1.5 TD podes começar por aumentar a pressão do turbo. Depois podes aumentar o débito do gasóleo mexendo nas afinações bomba injectora.
Com estas afinações, já vi coisas bem engraçadas em 1.5 Td´s.
Depois podes sempre optar por colocar um intercooler, um turbo maior, retirar o catalisador, por outros colectores, injectores, etc...

Sei que muitos desses andam por aí com estas coisas mexidas. Em relação à fiabilidade nada sei, mas claro não é a mesma coisa que estando de origem. Os consumos a andar devagar devem baixar, mas em andamentos elevados secalhar já sobe um bocado.
No meu caso, até tenho um conhecido que me podia mexer nisso, mas o meu orçamento não é elevado se depois se estragar algo, por isso prefiro mantê-lo stock.

Sei perfeitamente que um pouco de vivacidade é sempre bem vinda, principalmente em ultrapassagem em estradas nacionais, em que já apanhei 2 ou 3 sustos. Claro que já sei de antemão que ele só em altas é que responde, mas de qualquer modo, como já disse, se ele acordasse mais cedo era melhor.

ok thks..
isso é possivel fazer a unha certo? depois vou tirar umas fotos ao carro pa voçes m dizerem ond s mexe na bomba e no turbo.. sim speedy tem 69 cv.. mas digo t k parece k tem + .. akela 1ª e 2ª.. uii uii.. vou agora a ic1 em mindelo ver uns colegas bravo e brava picarem s lol e eu tb mxmo sem ter carro mas pontos...

abrço

ok thks..
isso é possivel fazer a unha certo? depois vou tirar umas fotos ao carro pa voçes m dizerem ond s mexe na bomba e no turbo.. sim speedy tem 69 cv.. mas digo t k parece k tem + .. akela 1ª e 2ª.. uii uii.. vou agora a ic1 em mindelo ver uns colegas bravo e brava picarem s lol e eu tb mxmo sem ter carro mas pontos...

abrço

Eu não sei em mexer em nada disso, mas quem sabe diz que é simples. Já vi como se faz por fotos. ( é só mexer nuns parafuzinhos...)[:cool:] Passa no clubeopel.com e lá tens muito pessoal que sabe e que mexe sempre dispostos a ajudar.
Ah...não era eu que perguntei se tinha 67 cv....não são 69 já queres pôr mais 2 cavalos extra? Não se arranjam mais uns pró meu?[:D][;)]

Voltar
Superior