[Acidente] Corridas assassinas

Não pretendendo desculpar ninguém, depois das coisas correrem muito mal (como foi aqui) torna-se mais fácil criticar.

Cada vez que há uma morte na estrada envolvendo dois veículos, há sempre (ou quase) uma decisão errada de alguém.

O indivíduo que bebeu uns copos a mais (mesmo sem estar a cair de bêbado), o indivíduo que facilitou na velocidade, o indivíduo que facilitou na falta de atenção, o indivíduo que facilitou nas horas que está a dever à cama, etc.

A seguir vêm as consequências para os que cá ficam, pois aos que partem não há nada a fazer.

O errado não passa a estar certo, mas a maioria dos condutores já terá cometido muitos crimes que felizmente correram bem e não fizeram vítimas nenhumas, pelo que estes exemplos devem servir para reflexão.

Uma coisa é certa: muito antes desta tendência de corridas nas ruas (relativamente recente com este nome), muita gente morreu fruto de terceiros pensarem que estavam num autódromo (ou simplesmente confiantes demais), e não faz diferença nenhuma se é a 200 km/h numa AE com um boné na cabeça ou a 70 km/h à saída de uma curva numa marginal...

É isso mesmo. Quantas vezes fazemos uma "mal feita" e ficamos naquela "para que fui fazer isto!?!?? Vá lá, desta safei-me"
O problema é que nos esquecemos com frequência.

O errado não passa a estar certo, mas a maioria dos condutores já terá cometido muitos crimes que felizmente correram bem e não fizeram vítimas nenhumas, pelo que estes exemplos devem servir para reflexão.

Que dera que todos os mortos na estrada se devessem a corridas ilegais, iri existir muito menos gente a morrer em Portugal.

Fazer corridas é um ato criminoso que colocam a vida dos outros em causa, certo. Eu todos os dias assisto a atos criminosos na estrada, e não são corridas e são todas pessoas de bem.

Apenas tenho pena do senhor Fernando. Já não falando dos filhos, mas os netos com certeza ainda iriam ter pela frente muitas aventuras e muitos bocados bem passados com o avô.

Não sou nenhum moralista, assumo com todas as letras que já fiz asneiras. Umas sem dar conta, pedindo desculpa quando me chamam à atenção, outras deliberadamente, tendo o cuidado de as fazer quando não há mais ninguém, para que se alguém se aleijar fruto da asneira, que seja só eu; ninguém tem culpa dos meus 5/10 minutos de "brincadeira".

Até há bem pouco tempo, era um pouco crítico acerca da nova tecnologia da Ford, o My Key, dizendo sempre que cada um deve ser absolutamente responsável sem a necessidade de gadgets. Depois de ler este relato, sou forçado a engolir as minhas críticas. Ou então, como alternativa, era criada uma cláusula no CE em como malta com menos de x anos de carta apenas podia conduzir veículos até um x de potência. Dou o meu exemplo: jovem de 21 anos a conduzir um Seat Ibiza 1.0, com uns modestos, mas honestos, 50 cv. Mesmo apesar da pouca potência, ele já atinge velocidades consideráveis. Todo mijado, mas atinge. A cena é que ele demora tanto tempo a lá chegar, e por vezes quando carrego a fundo a única coisa que aumenta é o barulho, rapidamente desisto e volto a ir na minha onda. Quem quiser ir mais depressa, tem a(s) via(s) da esquerda para me ultrapassar, que até costumo facilitar. Já para não dizer que não quero arriscar perder o meu querido carrinho para a sucata, porque quem me deu este (Deus a tenha em descanso) não me dá mais. Leram bem, o carro foi-me dado. Não foi comprado nem nada do género, foi-me completamente oferecido de bandeja, sem que fosse exigido algo em troca. Absolutamente nada. Por isso é que faço tudo o que for preciso para o manter inteiro e funcional.

Voltando ao tópico, vou parecer bruto e cruel, mas só digo que ainda bem que o jovenzinho morreu. De certeza que já não faz mais patifarias nem mata mais ninguém. Se for a única maneira desta malta começar a ver que não são imortais e que existe mais gente para além deles, que seja. A mim, nunca me hão-de apanhar em corridas; a vida é demasiado preciosa para se desperdiçar desta maneira. Sempre ouvi dizer que as pressas dão em vagares.

Podem agora pensar: ah e tal, este gajo tá para aqui a mandar estes bitaites, mas com 21 anos deve mesmo fazer isto que diz; vem aqui dizer isto mas no fundo também só deve fazer borrada. Por mim, pensem de mim o que quiserem, que estou de consciência tranquila. Na certeza porém que quando fizer essa tal borrada, nunca será com esta gravidade.

Que dera que todos os mortos na estrada se devessem a corridas ilegais, iri existir muito menos gente a morrer em Portugal.

Fazer corridas é um ato criminoso que colocam a vida dos outros em causa, certo. Eu todos os dias assisto a atos criminosos na estrada, e não são corridas e são todas pessoas de bem.

Concordo , dá se é um maior enfase a "corridas de rua " do que propriamente a acidentes fatais ditos "normais"

Cambada de ignorantes, ao menos morria só ele, coitado do senhor !!
Mas espero que o vento não fosse abaixo do limite minimo de velocidade.

Achas que de madrugada na A1, a descer para a Segunda Circular alguém anda abaixo dos 50km/h???

Para quem não conhece o local, é uma recta com 8km, com uma leve inclinação descendente que culmina com uma descida mais acentuada (onde se deu o acidente), antes da saída para a A12/IC17 e continua para a 2ª Circular já com uma leve inclinação ascendente. De realçar que desde Alverca, onde entraram as vítimas e até ao local do acidente, são cerca de 12km, dos quais só 500m no nó de Santa Iria são iluminados, o que afasta a possibilidade do Vento não trazer iluminação, pois seria impossível fazer esse trajecto sem iluminação.

Digo antes que, como essa zona antecede as cameras de tráfego e possíveis identificações dos "assassinos", a zona do acidente deve ser a meta virtual... O picanço devia estar renhido e a besta deve ter ficado a olhar para o lado/adversário e não ter visto o Vento. Como já foi dito por um user que presenciou um desses picanços, eles fazem das 3 faixas 2 vias, logo era certinho que ia dar *****!

Paz ao inocente e as melhoras ao acompanhante deste.

Só espero que o carro da corrida que não esteve envolvido no assassinato tenha já sido apreendido e o proprietário detido pelo homicidio por negligência, isto é muito mais grave que o coitado do camionista que esteve envolvido no acidente da A25 e está a ser julgado!

Voltar
Superior