Correia Alternador

ftuc

New member
Boas!

É o seguinte eu tenho um Renault Laguna Rxe 1.8 94

Fui ao mecânico e mudei o Kit distribuição + Bomba de agua + Correia de Alternador.

Só que a Correia do Alternador só havia um pouquinho maior do que a minha. Ela aparentemente anda bem,o que o mecânico diz é que pode chiar um bocadinho nos dias mais frios. Na opinião dele as correias até deveriam ter sempre um bocadinho de folga.
Noutro dia até chiou cerca de 1 segundo ao pegar.

Tem algum mal?

Agora já não tem chiado :S

Á correias que se auto afinam, pelos tensores...... outras tem de ter uma tençao certa medida por uma (balança) as da distribuição em motores potentes..... resumindo todas as correias tem de estar suficientemente afinadas,para não patinarem e não danificarem as polies .Os rolamentos são adequados ao esforço das mesmas, sendo rolamentos duplos,numa só peça.
abraço

E como verifico se patina ou não? ele hoje chiou a pegar, mas é menos de 1 segundo o chio.

O meu mecânico disse que estava no máximo de ajuste :S

Bom dia

Comigo foi a mesma coisa: só havia uma correia maior e que em principio não haveria problema, só sei que aquilo saltou, tive que chamar o reboque ir para a oficina e levou uma correia mais pequena. Agora está tudo bem.

Cumprimentos

Não posso afirmar com certezas absolutas que a correia saltou por ser maior do que devia, ate porque percebo pouco de mecânica. Só me pareceu estranho que a correia tenha saltado passados +/- 15 dias depois de ter sido colocada (nova), e que agora passados 2 meses da substituição pela mais pequena, esteja tudo normal.

Sim, mas deve ser por ser maior.
O chato disto é ter que andar sempre a correr para o mecanico e no teu caso rebocar o carro, por trabalho de trapalhão.

Amigo vou-lhe dar uma resposta mais completa , não sei se a sua correia e trapazoidal ou de pistas, as trapezeoidais normalmente tem tensores a ai a afinação e automática pela pressão do tensor , nas trapazoidais e afinada manualmente a que ter o cuidado de não apertar demasiado , par anao sacrificar em demasia os rolamentos, ficar com um atensão que nao patine e nao ficar ao mesmo tempo apertada demais . Se chiar um pouco ( a moda antiga) com o carro a trabalhar ao ralanti CUIDADO COM OS DEDOS , ESFREGAR COM SABÃO , na parte de contacto com a polie.

Amigo ftuc
Vou tentar ser explicito; se a correia patina (chia) independentemente da sua geometria..... pode naõ ser a indicada.....pode ser o afinador do Alternador, não ter mais espaço para afinar e não compensa a folga da correia (...) mas atenção....... a polie do alternador pode estar danificada e daí o ruido; ou seja as polies dos alternadores hoje funcionam como um amortecedor, amortecem o impacto de quando paramos o motor e quando colocamos o motor a funcionar.....mas o maior inimigo das correias é quando paramos o motor, porque o motor ao ser desligado sofre uma contra rotação e AÍ a polie do alternador amortece esse impacto. Assim sendo podes ter a polie do Alternador danificada, mas esta dica é apenas uma hipotese entre outras a tras mencionadas .Não concordo com o sabão nem com similares.
Procura um mecanico competente pois na minha opinião o teu problema é de facil solução.

Mas segundo essa teoria do chiar , ela não deveria chiar em todo o seu funcionamento? ele ao pegar chia menos de um segundo e cala se
Amigo ftuc
Sabes que á sintomas iguais com avarias diferentes assim sendo a Polie pode estar danificda, conheci á dias num vizinho em que ele trocou a correia, afinou, deitou liquidos e por fim era de facto a polie que estava desvulcanizada só chiava ao relenty.
penso que o melhor será colocares uma correia original e analisa bem as polies em especial a do alternador, as correias não podem nunca chiarem sabes perfeitamente
que é assim.

Fui ao mecanico e ele lá meteu o tamanho certo, já não chia. O chato de levar o carro ao mecanico é que eles andam a gastar a gasolina e alegam que estiveram a testar o carro lol

Voltar
Superior