Cor dos Piscas - Legislação

PowerSlide

Well-known member
Olá a todos.

Ontem fui à inspecção com o carro e notei que os piscas laterais são brancos, assim como as lâmpadas.

Não é obrigatório que a luz seja laranja? Andei à procura no site da DGV e encontrei isto.

Indicadores de Mudança de Direcção
7.º -​
Os veículos automóveis ligeiros e pesados e seus reboques devem possuir
luzes indicadoras de mudança de direcção com as seguintes características:

a)​
Número:
Automóveis ligeiros e pesados - quatro luzes;
Reboques - duas luzes;

b)​
Para além das luzes referidas na alínea anterior, é permitida a
montagem nos veículos automóveis ligeiros e pesados de luzes
indicadores de mudança de direcção laterais;

c)​
Cor da luz emitida:
Para a frente - branca ou alaranjada;
Para a retaguarda - vermelha ou alaranjada;
Para o lado - laranja;

Esta portaria ainda é válida ou houve alguma alteração nos anos mais recentes ? É que num centro de IPO disseram a um colega meu que podiam ser brancas ou laranjas.

Penso que a legislação se refere à cor emitida pelo pisca.

Não obrigatoriamnete. O que conta é o efeito produzido. Se reparares na situação da retaguarda, por exemplo, Vermelho/Laranja é para dar enquadramento a carros importados dos EUA. Não conheço lâmpadas vermelhas.[;)]

Estou a falar apenas dos piscas laterias.

Quando digo cor emitida pelo pisca é no conjunto. Ou seja o conjunto da lâmpada e vidro (ou plástico), a cor que vemos cá fora.

É que no meu carro é branca. Isto porque o anterior dono, trocou os vidros de laranja para brancos mas não trocou as lâmpadas. Tendo em conta a portaria que coloquei a luz devia ser laranja. Isto quer dizer que o carro está ilegal ? Poderá reprovar numa inspecção ou levar uma anotação?

Estou a falar apenas dos piscas laterias.

Quando digo cor emitida pelo pisca é no conjunto. Ou seja o conjunto da lâmpada e vidro (ou plástico), a cor que vemos cá fora.

É que no meu carro é branca. Isto porque o anterior dono, trocou os vidros de laranja para brancos mas não trocou as lâmpadas. Tendo em conta a portaria que coloquei a luz devia ser laranja. Isto quer dizer que o carro está ilegal ? Poderá reprovar numa inspecção ou levar uma anotação?

Atenção! aqui a lâmpada deve ser laranja.
O do meu carro é branco mas a lâmpada é laranja.[;)]

Então a cor emitida deve ser laranja certo?

De qualquer maneira o carro passou sem anotações mas gostava de saber se foi por sorte ou se posso andar com o carro assim.

então e o q diz na portaria é q os piscas frontais podem ser com luz branca ou seja lampada branca e vidro branco, certo? os laterais é q têm q ser laranja.

os laterais que se estão a referir são aqueles mesmo laterais que normalmente sao embutidos no guarda lamas.

então e o q diz na portaria é q os piscas frontais podem ser com luz branca ou seja lampada branca e vidro branco, certo? os laterais é q têm q ser laranja.

os laterais que se estão a referir são aqueles mesmo laterais que normalmente sao embutidos no guarda lamas.

Exactamente! Nada de complicar[;)]

OFFTOPIC:
E havia por aí pessoal a dizer que não podiamos alterar o tamanho dos pneus quando não é isso que tá na lei

A LEI PERMITE AUMENTAR A LARGURA DOS PNEUS DESDE QUE NÃO EXISTA UMA NOTA NAS OBSERVAÇÕES MAS NUNCA DIMINUIR.

Última edição:
no entanto a mesmissima lei diz-te que qualquer alteracao as caracteristicas originais do veiculo tem que estar registada no livrete.

sim sim, sem medos, percebe-se que a lei contradiz a propria lei. absurdo, mas leis feitas em cima do joelho so pode dar nisto...

EM TEMPOS IDOS isso ja foi assim como dizes, com a ressalva que o perimetro total teria que estar dentro de uma margem de 5% do perimetro original.
ainda hoje e assim numa IPO. se o pneu tiver nessas condicoes, levas uma anotacao, mais outra por a medida nao estar no livrete.
se passa os 5%, chumbas.

no entanto a policia tem poderes para impedir a circulacao do carro ate a situacao estar resolvida! numa operacao stop por exemplo..

em relacao aos piscas, a lei tb nao deixa grande margem para duvidas:
frente e lateral: LARANJA (nao interessa a cor do "vidro" ou a cor da lampada, o resultado tem que ser laranja)
traseira: laranja ou vermelho
como alguns sabem, existem lampadas de todas as cores...que emitem luz laranja! ou da cor que vos apetecer! no meu antigo carro tinha piscas brancos com lampadas prateadas (para o estilo[:D])...e sempre deram luz laranja.

pois mas os piscas laterais sao brancos com lamapda branca e na ipo ja passou 3 vezes...ou os gajos deixam passar, ou nem veêm, ou isso é apenas no papel...e na patica desde que tenha piscas já é bom...

Voltar
Superior