Conversa da treta

Olha esta eu não sabia...
Já sabia que existia as versões 4x4 do Qashqai mas sempre pensei que fossem 4x4 continuo ou auto.
Este tem botãozinho, para optar pelo 2WD, Auto ou 4WD
Sempre foi assim neste carros? Ou isto é uma alteração feita à prostiori?

https://www.standvirtual.com/anunci...esde-225-ms-ID8NBVZ9.html#e2ac4e624c;promoted

é assim de série
All mode 4x4
4x2 tração dianteira
4x4 auto, ativa diferencial traseira quando o sistema deteta perdas de tração na dianteira, isto através de uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente tem como principais benefícios o seu peso inferior a um sistema convencional e o facto de ser menos espaçoso. Além disso, está igualmente integrada nos sistemas de assistência eletrónica. O seu funcionamento é simples: uma série de sensores analisa a velocidade de rotação de cada roda, o ângulo da direção, a aceleração lateral e longitudinal, o pedal do acelerador e a rotação do motor, assim avaliando de forma continuada e com todos estes dados os melhores níveis de tração em cada momento. Em milésimos de segundo, a eletrónica consegue assim alterar a distribuição do binário entre cada roda de forma individual, sendo que, em condições normais apenas o eixo dianteiro é alimentado pelo motor, o que se traduz em consumos mais baixos.
4x4 lock, funciona como um bloqueio do diferencial central e assim reparte igual binário para a frente e para trás. Contudo só funciona até uma velocidade de 50 a 60 km/h

O sistema é o mesmo para todos os modleos Nissan/Renault/Dacia que usam o 4x4 Allmode
Aqui o exemplo do Xtrail ao pé dos 4x4 de barba rija que usam um sistema 4x4 que nada tem a ver com este, onde impera primeiro que nada o hardware em detrimento do software

Os primeiros "Cascais" tinham o mesmo comando que agora usam nos Dacias
9k=

Atualmente têm esse botão que faz a mesma coisa
2Q==

é assim de série
All mode 4x4
4x2 tração dianteira
4x4 auto, ativa diferencial traseira quando o sistema deteta perdas de tração na dianteira, isto através de uma embraiagem multidisco controlada eletronicamente tem como principais benefícios o seu peso inferior a um sistema convencional e o facto de ser menos espaçoso. Além disso, está igualmente integrada nos sistemas de assistência eletrónica. O seu funcionamento é simples: uma série de sensores analisa a velocidade de rotação de cada roda, o ângulo da direção, a aceleração lateral e longitudinal, o pedal do acelerador e a rotação do motor, assim avaliando de forma continuada e com todos estes dados os melhores níveis de tração em cada momento. Em milésimos de segundo, a eletrónica consegue assim alterar a distribuição do binário entre cada roda de forma individual, sendo que, em condições normais apenas o eixo dianteiro é alimentado pelo motor, o que se traduz em consumos mais baixos.
4x4 lock, funciona como um bloqueio do diferencial central e assim reparte igual binário para a frente e para trás. Contudo só funciona até uma velocidade de 50 a 60 km/h

O sistema é o mesmo para todos os modleos Nissan/Renault/Dacia que usam o 4x4 Allmode
Aqui o exemplo do Xtrail ao pé dos 4x4 de barba rija que usam um sistema 4x4 que nada tem a ver com este, onde impera primeiro que nada o hardware em detrimento do software

TerranoII, quando é que começas a fazer vídeos do youtube com explicativos e avaliações e etc? Porque ainda não apanhei um único português que soubesse mais que tu destas coisas.

é assim de série
All mode 4x4
4x2 tração dianteira

Excelente explicação, assim já aprendi mais um bocadinho. Obrigado [;)]

TerranoII, quando é que começas a fazer vídeos do youtube com explicativos e avaliações e etc? Porque ainda não apanhei um único português que soubesse mais que tu destas coisas.

Obrigado mas sou só um entusiasta que gosta destas coisas, apenas o faço por carolice e ainda bem que tem algum proveito para o pessoal.
A informação existe por tudo quanto é sitio, eu só a resumo nalguns dos meus posts, conforme as dúvidas do pessoal [:D]

até poderia equacionar isto, mas não só o tipo mais conhecedor de vídeos, câmaras, edição de imagem etc, e não deve ser agora que vou aprender [:D]

Isso das edições são por menores. Videos com edição de imagem muito bonita estamos nós fartos de ver mas com informação útil pouco se vê...

Isso das edições são por menores. Videos com edição de imagem muito bonita estamos nós fartos de ver mas com informação útil pouco se vê...

Julgo que é essa a razão pela qual acho uma parte dos vídeos, com que me cruzo no youtube, enfadonhos. Muita edição e apresentadores com tiques de palhaço.

Já agora e para quem continua a aprender, por exemplo este: https://www.standvirtual.com/anunci...ium=referral&utm_campaign=search_results_link tem o 2H, 4H e 4LO imagino que isto faça extamente o mesmo mas eletronicamente que o a manete das rotoras do G. Vitara do meu sogro. Mas este ainda tem o tal botão do "lock".
Ou seja, teoricamente é mais eficaz em "off road" que o G. Vitara do meu sogro que não tem o "lock"?

Sim é a mesma coisa, mas nada a ver com o ALLmode 4x4 dos "cascais" e afins.
A diferença é que o acionamento é elétrico por botão em vez de ser manual por alavanca.
Por exemplo o SSang Yong Musso de 95 já tinha acionamento elétrico da tração
4WD-Switch-Button-Assy-Oem-Parts-for-Ssangyong.jpg

O atual Jimny tem o accionamento das redutoras por alavanca, mas o anterior era por botão e antes desse por alavanca [:D]
Existem muitos modelos com este sistema elétrico de acionamento das redutoras.
Tanto a Navara como o Grand Vitara usam o mesmo principio: diferencial traseiro por norma sempre ligado em 4x2 e podes engrenar em ambos o 4x4.
Depois tens ainda a opção das redutoras para multiplicar (ou mais conforme os casos) a força do motor.
Nada a ver com o que falámos atrás das embraiagens multidiscos.

Sim é a mesma coisa, mas nada a ver com o ALLmode 4x4 dos "cascais" e afins.
A diferença é que o acionamento é elétrico por botão em vez de ser manual por alavanca.
Por exemplo o SSang Yong Musso de 95 já tinha acionamento elétrico da tração
4WD-Switch-Button-Assy-Oem-Parts-for-Ssangyong.jpg

O atual Jimny tem o accionamento das redutoras por alavanca, mas o anterior era por botão e antes desse por alavanca [:D]
Existem muitos modelos com este sistema elétrico de acionamento das redutoras.
Tanto a Navara como o Grand Vitara usam o mesmo principio: diferencial traseiro por norma sempre ligado em 4x2 e podes engrenar em ambos o 4x4.
Depois tens ainda a opção das redutoras para multiplicar (ou mais conforme os casos) a força do motor.
Nada a ver com o que falámos atrás das embraiagens multidiscos.

Thank you mais uma vez

Por isso, já sabes... vídeos simples e nada de sorrisos à Zé Diogo Quintela.

Queres revelar o teu estado de alma? Grita "AH CARRO DO C@R@LH0!!!!" [:D]

Agora frases do estilo. "Então bom dia oh pessoal, pá!! Hoje, pá, temos, tipo um ganda canhão pa xprimentar!!" ... No way...

[:D][:D]
Mas há aí muito canal em que pouco interessa a conversa .... só a "paisagem" [:)]

A geração que segue desenfreadamente youtubers e vloggers precisa que os videos tenham conteudo adequado ao seu nivel ... Demasiada informação tecnica ou de valor e fazem logo TILT .

Por falar em conversa da treta, qual costuma ser a vossa banda sonora de eleição para as passeatas?

eu avanço, no meu terranako só entra de Metallica pra cima.

Por falar em conversa da treta, qual costuma ser a vossa banda sonora de eleição para as passeatas?

eu avanço, no meu terranako só entra de Metallica pra cima.

O meu no dia a dia anda sempre na Rádio Comercial, quando é para umas passeatas se forem locais muito acidentados, prefiro andar sem som para garantir que ouço tudo não vá bater em qualquer lado e não dar por ela.
Quando são locais softs aí sim abro o Spotify e ponho o som "Bose" em funcionamento [br:)] , mas a Playlist é muito variada depende do mood do momento.
Mas é garantido que 90% é em versões acústicas desde Mickael Bubblé a Metallica passando por Queen, Imagine Dragon, etc, etc

Normalmente, o que estiver a dar na rádio, que é 90% Antena3, 5% M80 e 5% Antena 1 (quando há futebol - não me perguntem porquê, mas gosto de ouvir relatos enquanto conduzo [:D]).

Há uns tempos tinha uma pen com uma selecção musical, mas ultimamente não a tenho utilizado.

Voltar
Superior