Controlo de fita de LED

Bolideffff

New member
Boas!

Preciso de uma ajuda para ver se consigo fazer uma bricolage :)

Vou ter 3 fitas de led, alimentadas a partir de uma tomada. O objectivo é ter um controlo sem fios que me permita à distância ligar e desligar as fitas como se fossem 2 zonas (ligar a fita 1 e 2, em separado da fita 3).

Qual a melhor maneira de fazer isto? Compro 1 transformador que alimente tudo e dois controladores RF?

Obrigado desde já!

Queria duas fitas a ligar simultaneamente (como se fosse um T, a parir de um controlador) e outra fita a ligar separadamente sim. O mesmo transformador não pode alimentar o circuito todo?

Seria melhor um transformador ligado a um controlador multizona? É que muito sinceramente na net vê-se tanto equipamento à venda que não sei o que é mais apropriado...

- 1 transformador 220v para 12v
- 1 receptor de 2 canais de 12v
- As fitas de led que colocares obviamente também tem que ser de 12v

O receptor pode ser um destes:
https://s.click.aliexpress.com/e/cfGRGK7m

Deve haver mais acessível mas não me dei ao trabalho de procurar...

Ligas do transformador directamente ao receptor e do receptor ligas as fitas Led's.

Boas!

Preciso de uma ajuda para ver se consigo fazer uma bricolage :)

Vou ter 3 fitas de led, alimentadas a partir de uma tomada. O objectivo é ter um controlo sem fios que me permita à distância ligar e desligar as fitas como se fossem 2 zonas (ligar a fita 1 e 2, em separado da fita 3).

Qual a melhor maneira de fazer isto? Compro 1 transformador que alimente tudo e dois controladores RF?

Obrigado desde já!

Última edição:
2 tomadas controladas que existem por aí aos montes
2 fontes de alimentação adequadas à tensão e corrente necessárias
2 fichas para ligar a fonte à tomada como se fosse uma extensão.
Assunto resolvido.

Obrigado a todos pela ajuda! Estas luzes vão ser em sancas, não vão estar sempre ligadas.

Se optar por apenas um transformador, este vai ter de estar sempre ligado aos 230v.

O transformador estar sempre ligado à rede reduz a sua vida útil, é isso?

2 tomadas controladas que existem por aí aos montes
2 fontes de alimentação adequadas à tensão e corrente necessárias
2 fichas para ligar a fonte à tomada como se fosse uma extensão.
Assunto resolvido.

Essa solução parece mais simples. Existem dessas tomadas com comandos ou só por telemóvel?

Obrigado a todos pela ajuda! Estas luzes vão ser em sancas, não vão estar sempre ligadas.

O transformador estar sempre ligado à rede reduz a sua vida útil, é isso?

Essa solução parece mais simples. Existem dessas tomadas com comandos ou só por telemóvel?

Existem kits mais ou menos baratos pela net e às vezes encontram-se uns em superfícies do tipo Leroy.
Sim, alguns tem controlador externo sem qualquer ligação física às fontes de alimentação. É uma questão de fazeres uma procura rápida.
A Xiaomi tem uma coisa desses.

Voltar
Superior