Contadores do Sapo marados?

mundano

Piloto do carago
Não sei se já repararam, mas muitos clientes do Sapo actualmente têm virtualmente tráfego ilimitado...

Os contadores do Sapo estão a contar desde meados do mês passado praticamente tudo como Nacional.

Em Outubro o meu contador Internacional parou nos 8,4 GB e não mexeu mais.. E este mês, ainda ontem estive a fazer download de um CD do Kubuntu de um FTP internacional. E o contador Internacional está em 10MB de consumo para este mês, sendo que todo o consumo foi contabilizado como Nacional..

Já vi no fórum Banda Larga que mais pessoal está com este "problema", mais alguém confirma?

Será que posso abrir as torneiras, ou é melhor ter cuidado?

Por aqui também está tudo normal. Mas mesmo assim eu jogava pelo seguro, não me punha a sacar à toa, não vão eles lembrarem-se de fazer os acertos [|)]

Alguns relatos de outro fórum:

citação:
citação:A Todos os Users SAPO.ADSL

Verificou-se que existe uma anomalia da contagem de trafego da SAPO.ADSL pelo que a range 62.193.xxx.xxx esta a contar Internacional quando deveria contar como Nacional.

Existem users com centenas de GB a mais de trafego inter, vamos tds unir e enviar um mail para o suporte@acesso.sapo.pt

Existe ja um modelo de email que poderao pegar e adi****r / editar infos de acordo com cada user de modo a intervirem.

E necessario contudo, que a voz dos users seja ouvida, uma vez que os xulistas da PT Telecom n tentem intimidar aqueles que mais receio tem. Nao paguem por algo que nao devem, facam ouvir as vossas vontades e dem as provas.

LINK NO FORUM: ..

P'la ADmin,

E eu no dia anterior a ter recebido esta mensagem, tinha a volta de 3 gigas e meio. No dia seguinte já tinha ultrapassado os 4 gb em 40, 50 MB. E o engraçado é que uso o Netcount para bloquear o tráfego internacional. Alguns tiveram a sorte de o tráfego internacional estar a contar como nacional... Enfim, nem um contador em condições têm.

citação:Só agora descobri isto, eu realmente andava a estranhar.
Pelo menos após tantos meses de xulanço, uma vez até telefonei para lá a dizer que era impossivel algumas contagens que eles faziam de inter, quando eu n tinha ligado o PC sequer, e vinha-me cm *****s que tinha o wireless desprotegido, e mais desculpas de tretas.
Também ameaçei deixar a sapo, mas enfim a clix ****u-me tb e ainda n tenho cobertura cá.

Dito isto, este mês tão-me a contar o inter-> nacional

citação:Novo mês e continua na mesma. Continua a contar internacional da Amen.

Uns é tudo nacional, outros é tudo internacional. Tá lindo o sapo...

pois,tb reparei ta tudo no nacional

gastei a volta de 4,6 no nacional mes passado mas foi pq tive a ver coisas no channelchooser e como tenho trafego ilimitado no nacional..nao me preocupei mt...

antes fosse no internacional..ai é que começava a controlar mais

eu tambem poucos downloads faço

jts, mas quem disse que a Amen é nacional?

Experimenta fazer um tracert ao dominio www.amen.pt

citação:Microsoft Windows XP [Versão 5.1.2600]
(C) Copyright 1985-2001 Microsoft Corp.

C:\Documents and Settings\XPTO>tracert www.amen.pt

A rastrear a rota para www.amen.pt [62.193.207.153]
até um máximo de 30 saltos:

1 * * * O pedido excedeu o tempo.
2 67 ms 46 ms 23 ms dial-b1-174-94.telepac.pt [194.65.174.94]
3 54 ms 47 ms 71 ms inter4.telepac.net [213.13.135.222]
4 77 ms 107 ms 83 ms lis1-br1-po-2-2.cprm.net [195.8.30.5]
5 77 ms 118 ms 119 ms lis2-cr1-gi-9-0.cprm.net [195.8.0.173]
6 147 ms 155 ms 131 ms lon1-cr1-po-1-0.cprm.net [195.8.0.162]
7 173 ms 203 ms 167 ms g1-2-212.core01.lon02.atlas.cogentco.com [130.11
7.19.197]
8 209 ms 179 ms 215 ms v3490.mpd01.lon01.atlas.cogentco.com [130.117.2.
217]
9 221 ms 179 ms 191 ms g2-0-0.core02.lon01.atlas.cogentco.com [130.117.
1.61]
10 234 ms 213 ms 215 ms p11-0.core01.par01.atlas.cogentco.com [130.117.2
.34]
11 185 ms 202 ms 179 ms v68.mpd01.par01.atlas.cogentco.com [130.117.1.50
]
12 173 ms 179 ms 203 ms 82.138.72.6
13 185 ms 167 ms 215 ms 62.193.207.153

Rastreio concluído.

E agora:

citação:% This is the RIPE Whois query server #2.
% The objects are in RPSL format.
%
% Note: the default output of the RIPE Whois server
% is changed. Your tools may need to be adjusted. See
% http://www.ripe.net/db/news/abuse-proposal-20050331.html
% for more details.
%
% Rights restricted by copyright.
% See http://www.ripe.net/db/copyright.html

% Note: This output has been filtered.
% To receive output for a database update, use the "-B" flag

% Information related to '62.193.192.0 - 62.193.207.255'

inetnum: 62.193.192.0 - 62.193.207.255
netname: AMEN-FR-NETWORK
descr: AMEN France Network
descr: For Spam/Abuse complain please send mail to abuse@amen.fr
country: FR
admin-c: JD2263-RIPE
tech-c: AN910-RIPE
status: ASSIGNED PA "status:" definitions
mnt-by: AMEN-MNT
mnt-lower: AMEN-MNT
mnt-routes: AMEN-MNT
rev-srv: ns1.amenworld.com
rev-srv: ns2.amenworld.com
source: RIPE # Filtered

role: AMEN NOC
address: AMEN - Agence des Medias Numeriques
address: 12/14, Rond-point des champs elysees
address: 75008 Paris, France
phone: +33 8 92 55 66 77
e-mail: abuse@amen.fr
nic-hdl: AN910-RIPE
admin-c: JD2263-RIPE
tech-c: AN1018-RIPE
tech-c: AN1019-RIPE

person: Jerome DOROTHE
address: AMEN - Agence des Medias Numeriques
address: 12/14, rond-point des champs elysees
address: 75008 Paris, France
phone: +33 8 92 55 66 77
fax-no: +33 1 40 87 76 89
e-mail: ripeinfo@amen.fr
nic-hdl: JD2263-RIPE

Resumindo, o gajo que escreveu esse email é burro. Ou então, tem que se queixar à Amen.pt por ter comprado gato por lebre, porque os servidores da Amen não estão em Portugal, mas sim em França.

citação:Originalmente colocada por jts

Mundano, nem fazia ideia do que era a amen sinceramente... mas vou alertar o individuo em causa. Thks ;)

MAs isto acho que é mais complicado... Penso que a Amen usa dominios que correspondem a IP's nacionais, mas redirecciona o trafego para os servidores em França ou uma cena assim...

Um gajo que vi ai num forum explicou isso bem, mas já perdi a mensagem..

De qualquer forma, se analisares os IP's do tracert, vês que o trafego entra na Marconi, vai pos Amesterdão e entra em França.. Por isso, seria impossível ser considerado nacional.

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por jts

Mundano, nem fazia ideia do que era a amen sinceramente... mas vou alertar o individuo em causa. Thks ;)

MAs isto acho que é mais complicado... Penso que a Amen usa dominios que correspondem a IP's nacionais, mas redirecciona o trafego para os servidores em França ou uma cena assim...

Um gajo que vi ai num forum explicou isso bem, mas já perdi a mensagem..

De qualquer forma, se analisares os IP's do tracert, vês que o trafego entra na Marconi, vai pos Amesterdão e entra em França.. Por isso, seria impossível ser considerado nacional.

Sim, os servidores da Amen estão num datacenter em França.

Por acaso este mês passado saquei 42gb nacional e internacional so contou 300mb.

Edit: e este mes ja sacou 5gb nacional e 168mb internacional, e eu saquei pelo menos 1 gb internacional:D

Aqui também está muito esquisito. Já me contou 2.5 gb de tráfego nacional e só 140 mb de internacional e eu já usei muito mais do que isso. No mês passado foi a mesma coisa, contou 30 de nacional e 4.5 de internacional. Não é que os limites me preocupem (tenho 43 gb de internacional e nacional ilimitado), mas lá que é estranho, é. :P

Já descobri aqui uma das possiveis causas do mistério. Está no site da CPRM...

citação:
16 Out 2006
Estabelecido peering directo com a Limelight, um dos maiores fornecedores de conteudos da Internet

Como devem saber, para a PT é nacional aquilo que vem através de um peering directo, e internacional tudo aquilo que não vem por peering directo.

Por isso, com este novo peering, muito daquilo que era anteriormente internacional, passou a ser nacional.

E 16 de Outubro, foi precisamente a altura em que os contadores começaram a ficar marados..

Voltar
Superior