Consumos e rotações?

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A questão colocada foi esta:
citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
qual é menor o consumo?
Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]

sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
Dás-me cá uma trabalheira... :D

O Worldtiki é que lhe falou na eficiência energética e ele depois perguntou pela tabela. :)

A questão colocada foi esta:
citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
qual é menor o consumo?
Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]

sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
Dás-me cá uma trabalheira... :D

O Worldtiki é que lhe falou na eficiência energética e ele depois perguntou pela tabela. :)

ah, ok!! :D

citação:Originalmente colocada por worldtiki

como assim um bocado abaixo?
Rotações.

A última que vi (não me recordo onde foi, acho que até foi aqui no AHO) era de um motor Honda, a rotação onde o motor iria ter o valor de eficiência energética máxima era umas rotações abaixo da rotação do binário máximo (500, 1000 rpms).

hum.. estranho. mas isso não será concerteza igual em todos os motores.
por exemplo, um 1.3 mjet 90cv tem binário máximo à 1750rpm. acho dificil conseguir ter melhor rendimento às 1250rpm.

citação:Originalmente colocada por whereagles

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Se o motor for em esforço apesar de menos injecções por minuto em cada uma delas a quantidade de combustível injectado é muito maior.
Porquê?
Ora, porque sim :D

Recorrendo ao velho exemplo da bicicleta numa mudança alta.

Fazes (as tuas pernas vá lá) menos rotações por minuto certo?

Logo é natural que gastes menos calorias certo?

Errado, porque o esforço que tens que fazer é muito maior. Só para manter a bicicleta em andamento e não te espetares no chão tens que comer um bife :D

hum.. estranho. mas isso não será concerteza igual em todos os motores.
por exemplo, um 1.3 mjet 90cv tem binário máximo à 1750rpm. acho dificil conseguir ter melhor rendimento às 1250rpm.
Claro que não, foi só um exemplo ;)

Os +/-500, 1000 não era uma média, era a diferença para este motor (Honda a gasolina) específico. Não me recordo do valor exacto mas sei que andava dentro deste intervalo.

Num diesel os gráficos devem-se (quase) sobrepor :)

Existe um grafico k tem exactamente a eficiencia energetica desse motor...
Posso te dizer k se for em plano gasta menos as 1200rpm em 4a k as 2000rpm em 3a... se for a descer tb gasta menos em 4a... se for a subir gasta menos em 3a! Sera k me fiz perceber? hehe

O caso k falas , 1000rpm é uma rpm estupidamente baixa para o motor e so deveria ser usada a descer... fora isso esse motor so consegue gerar alguma força as 1200rpm +-

TDIConsumo.JPG

Como podem ver a eficiencia energetica maxima situa se perto das 1500rpm (um pouco dps) e sera entao nessa rotaçao k o motor gasta menos.

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Como podem ver a eficiencia energetica maxima situa se perto das 1500rpm (um pouco dps) e sera entao nessa rotaçao k o motor gasta menos.

Cumps
O gráfico da eficiência energética é bom para ter uma ideia dos consumos/rotação, mas continua a depender do esforço a que o motor está sujeito.

É que esse gráfico é dinâmico e os consumos também vão depender da posição do acelerador.

Numa subida o gráfico já seria diferente...

Uiii , isso ja era complexo de mais trazer aki o valor em cargas parciais!
Mas estas enganado , esse valor é o maximo , ou seja carga maxima do motor(a subir ou sobe freixo em teste).

Na linha de baixo tens a "mistura" de gasoleo... qt mais alta a linha mais gasoleo tem por gramas de ar...

Tudo isto depende da eletronica , o meu carro cm repro é mais eficiente entre as 2000 e 2500rpm k stock...é so um exemplo.

Cumps

Mas estas enganado , esse valor é o maximo , ou seja carga maxima do motor(a subir ou sobe freixo em teste).

Na linha de baixo tens a "mistura" de gasoleo... qt mais alta a linha mais gasoleo tem por gramas de ar...

Tudo isto depende da eletronica , o meu carro cm repro é mais eficiente entre as 2000 e 2500rpm k stock...é so um exemplo.

Cumps
Ok, numa descida ia ser diferente :D ;)

Sempre pensei que os valores fossem médias [8)]

N sao medias pq o grafico é feito por gramas de gasoleo por kwh (força do motor) Logo é calculado cm a força maxima do motor(potencia) juntamente cm a sua capacidade maxima de injecçao. ;)

Numa descida o carro gasta 0 em maior parte das situaçoes... ah , ja k tamos a falar nisto , um TDI enqt esta a akecer a pior coisa k se pode fazer é engatar uma mudança mais alta e deixar "andar"... o motor akece cm o gasoleo e se n meterem gasoleo demora a akecer e nem "fecha" direito os segmentos. Entre as 1600 e 2500 é o ideal para o motor akecer.

Cumps

Cumps

estás a querer dizer que esse motor por exemplo, em 5ª em esforço às 1500rpm gasta menos que às 1200 em esforço?

Sim AF147 , sao precisas grandes quantidades de gasoleo para colocar o motor a rodar qd a sua força é pouca.

Repara k para manter o relanti precisas de cerca de 4mg/r ... para por o carro a trabalhar precisas de pelo menos 20mg/r para o fazer subir de rpm(ganhar rotaçao)

Outro factor mto importante k nos estamos a eskecer é a relaçao velocidade consumo... em 3a em carga maxima gastas +- + 50% k eu 5a!
Assim de cabexa o meu carro cm repro faz no CB 23L/100 em 3a qd piso afundo , e 16L/100 qd piso em 5a...

Cumps

Sim AF147 , sao precisas grandes quantidades de gasoleo para colocar o motor a rodar qd a sua força é pouca.

Repara k para manter o relanti precisas de cerca de 4mg/r ... para por o carro a trabalhar precisas de pelo menos 20mg/r para o fazer subir de rpm(ganhar rotaçao)

Outro factor mto importante k nos estamos a eskecer é a relaçao velocidade consumo... em 3a em carga maxima gastas +- + 50% k eu 5a!
Assim de cabexa o meu carro cm repro faz no CB 23L/100 em 3a qd piso afundo , e 16L/100 qd piso em 5a...

Cumps

correcto.
eu tinha entendido que tinhas dito que 1500 era onde o motor gastava mais sobre carga, e como percebi que não seria bem isso que querias transmitir é que te questionei.
forget. :)

não liguem tanto às rotações do motor. Liguem mais à carga que metem no acelerador. Eu, sempre que posso, vou em velocidade constante, pressionando o acelerador o mais levemente possível. Assim, o consumo apenas é mais elevado nas acelerações e nas subidas, onde obviamente se tem de carregar mais no acelerador ;)
Dessa forma, em plano consigo consumos instantaneos (indicados no c.b.) de 1 ou 2 l. Em 5ª isso equivale no meu caso a circular a uma velocidade de 85 Km/h...

Teoricamente o consumo é mínimo quando o binário é máximo, mas por experiência própria só se aplica a carros atmosféricos.
Nos turbinados, quanto mais baixa a rotação melhor, evitando assim que o turbo entre em rotações mais altas e consequentemente aumente o caudal de ar a combustível injectado.

É verdade k o carro consome menos em rotaçoes próximas do binário máximo. No caso de um motor a gasolina isso passa-se entre as 3000 e as 3500.

Já tentei conduzir a passar de mudança as 2000RPM e apenas reduzir para subir, mantendo a velocidade em torno dos 50/60, a média deu entre 6,7 a 7,5.

Já a conduzir em torno das 3000RPM, entre 4ª a 5ª velocidade, utilizando a 3ª para ultrapassagens ou para ganhar velocidade, tentando manter um ritmo entre os 70 e os 90, o consumo ficou pelos 6,5, e o carro anda mais solto.

Temos que ter em conta k em torno do regime de binário máximo o carro anda mais descansado, e qq aceleração mais ou menos brusca origina um desempenho superior com menor consumo, o que sucede em maioria das situaçoes de transito.

Cumps!

exacto e se tivermos o carro as 1000 RPM e acelarar com força.. akilo não desenvolve, consome mais, e esforça muito a caixa.. Cumps Citro4EVER

Voltar
Superior