Consumos e rotações?

mjm

New member
Tenho uma dúvida...[8)]

Diz-se que quanto maior for a mudança usada, menor será o consumo...

Mas, a questão que coloco é a seguinte,
qual é menor o consumo?

4ª em 1000 e poucas rotações?

ou

3ª em 2000 rotações?

Isto por tenho a ideia que se formos numa mudança maior mas em baixa rotação o motor aumenta o consumo...

Tenho um ibiza 1.9tdi, qual a rotação onde o consumo é menor?

Alguém pode-me esclarecer...
:)

No meu caso, gasolina, 4ª a pastar em 2000rpm +/- gasto pouco, apartir das 3000rpm entra o kick e o consumo começa a disparar.

Ou 3ª messssssmo a pastar ás 2000rpm.

citação:Originalmente colocada por mjm

Tenho uma dúvida...[8)]

Diz-se que quanto maior for a mudança usada, menor será o consumo...

Mas, a questão que coloco é a seguinte,
qual é menor o consumo?

4ª em 1000 e poucas rotações?

ou

3ª em 2000 rotações?

Isto por tenho a ideia que se formos numa mudança maior mas em baixa rotação o motor aumenta o consumo...

Tenho um ibiza 1.9tdi, qual a rotação onde o consumo é menor?

Alguém pode-me esclarecer...
:)

Nessa situação deve gastar menos em 3ª às 2000rpm!

MJM isso tambem tem a ver com o facto de estares ou nao com o motor em esforço tipo uma subida ou isso. Nem sempre isso da mudança é certo pois se forem em 5ta as mil e pcs rpm e pisares ele gasta mais do k s puseres uma 4ta e acelerares um pc pk o motor nao vai com tanto esforço..

Mas isto varia de motor para motor pois ha motores com bastante força ao relanti e outros com mais força nas rotaçoes masi avançadas portanto existem muitos factores para analisares..

cumps

Depende da situação.

Se fores a rotações demasiado baixas (carro a morrer), apesar de menos injecções por minuto a quantidade de combustível injectada vai ser maior.

Procura a tabela de eficiência energética desse motor que pode ajudar, mas lembra-te que depende sempre da situação e do esforço do motor.

o consumo não depende somente da rotação, depende tb da posição do acelerador, pelo que é relativo.
pode-se ir em 5ª ás 1500rpm a gastar 25l/100 ou ir na mesma em 5ª à 1500rpm a gastar 5l/100.

citação:Originalmente colocada por DreamerBoy

MJM isso tambem tem a ver com o facto de estares ou nao com o motor em esforço tipo uma subida ou isso. Nem sempre isso da mudança é certo pois se forem em 5ta as mil e pcs rpm e pisares ele gasta mais do k s puseres uma 4ta e acelerares um pc pk o motor nao vai com tanto esforço..

Mas isto varia de motor para motor pois ha motores com bastante força ao relanti e outros com mais força nas rotaçoes masi avançadas portanto existem muitos factores para analisares..

cumps

Pois...
Em subida ou esforço tinha essa ideia.

Mas e se for em situação plana...?

Onde encontro essa tabela da eficiência energética?

Cumps.

Se estiveres numa estrada sem inclinação e fores a uma velocidade já estabilizada, talvez a 4ª seja melhor opção. Se estiveres a subir ou quiseres ganhar velocidade a 3ª é melhor escolha. Mas nenhum carro anda à mesma velocidade com uma 4ª a 1000rpm ou uma 3ª a 2000rpm, portanto o exemplo é algo extremo e não pode se pode generalizar.

Isso de ser junto à zona de binário máximo tem que se diga.

Estamos a falar para consumos.

Num carro a gasolina muito pontudo, estilo CTR, tens que andar sempre acima das 7,000. Ok, dá gozo, mas mama gasosa como tudo.

Num carro a Diesel, geralmente as zonas de binário máximo são baixas, lá para as 1,800 tá-se bem.

Mas também depende da caixa de velocidade.

Nos TDI em 5ª, diria que a 1,800 vai numa boa. [8D]

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por AF147

onde tens melhor rendimento é no regime de binário máximo.
Pelo que tenho visto fica um bocado abaixo...

Melhor redimento é no regime de binário máximo, melhor consumo será sempre abaixo. Se um carro tem o binário máximo às 3500rpm, tudo o que seja abaixo disso fará consumos baixos

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Isso de ser junto à zona de binário máximo tem que se diga.

Estamos a falar para consumos.

Num carro a gasolina muito pontudo, estilo CTR, tens que andar sempre acima das 7,000. Ok, dá gozo, mas mama gasosa como tudo.

Num carro a Diesel, geralmente as zonas de binário máximo são baixas, lá para as 1,800 tá-se bem.

Mas também depende da caixa de velocidade.

Nos TDI em 5ª, diria que a 1,800 vai numa boa. [8D]

melhor rendimento não significa que consome menos. melhor rendimento é onde existe a melhor relação consumo/prestações. isso é conseguido no regime de binário máximo.

Cada rotação implica uma certa quantidade de combustível a entrar nos cilindros. Portanto eu diria que: menos rotação = menos consumo, POR MINUTO.

Se quiseres consumo POR QUILÓMETRO já temos que entrar com as mudanças, e aí geralmente um carro gasta menos na zona dos 80-100 à hora, na mudança mais elevada.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Cada rotação implica uma certa quantidade de combustível a entrar nos cilindros. Portanto eu diria que: menos rotação = menos consumo, POR MINUTO.

Se quiseres consumo POR QUILÓMETRO já temos que entrar com as mudanças, e aí geralmente um carro gasta menos na zona dos 80-100 à hora, na mudança mais elevada.
Errado.

Se o motor for em esforço apesar de menos injecções por minuto em cada uma delas a quantidade de combustível injectado é muito maior.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A questão colocada foi esta:
citação:Mas, a questão que coloco é a seguinte,
qual é menor o consumo?
Consumo. O rendimento foste tu a invocá-lo. [8D]

sim, mas ele depois perguntou pela "eficiência energética"

ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.

ao nivel dos consumos, o maior nivel eficiencia é atingido no regime de binário máximo.
Erhm... não...

Normalmente é um bocado abaixo (os máximos)...

A tabela de binário não entra com os consumos.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Erhm... não...

Normalmente é um bocado abaixo...

como assim um bocado abaixo?

como assim um bocado abaixo?
Rotações.

A última que vi (não me recordo onde foi, acho que até foi aqui no AHO) era de um motor Honda, a rotação onde o motor iria ter o valor de eficiência energética máxima era umas rotações abaixo da rotação do binário máximo (500, 1000 rpms).

Voltar
Superior