Consumo de Oleo-Astra

lazyandcrazy

New member
Boas, queria a vossa ajuda para me esclarecer uma dúvida:

Tenho um Astra 1.4 Caravan de 2001, com 97.600 Km. Na última mudança de óleo troquei do óleo habitual para um óleo da MIDAS (por razões de preço), verifiquei que tendo mudado o óleo aos 90 000 Km (em Agosto de 2008) tive que repor o nível hoje de manha, a quente a vareta indicava 2 riscas (onde 5 riscas correspondem a 100%).

Não noto perca de potencia, não tenho fumo azulado qd acelero, não tenho resíduos de óleo no liquido de refrigeração (o motor está limpo sem resíduos gordurosos) e nem muito menos pingas de óleo no chão..

Trabalho a 6 minutos (em via rápida) de distancia de casa e apenas faço cerca de 120 Km uma vez por semana na sexta-feira.

Será da qualidade do oleo? Garantiram-me que colocaram o oleo equivalente para 10 000Km..

Obrigado a todos.

Consumos de Xlt/km são preconizados pelas respectivas marcas, desde que não excedam o normal estipulado pelo fabricante, nada de novo.

13 - É NORMAL HAVER CONSUMO DE ÓLEO NOS MOTORES?

É normal que haja algum consumo de óleo. Isso deve-se a perdas por evaporação, a alguma passagem de óleo para a câmara de combustão e a outros fenómenos de pouca importância (fugas pelas juntas ou pelo bujão, etc).

Consoante as tecnologias dos motores, assim haverá maior ou menor consumo de óleo. Compete ao construtor do veículo indicar o máximo admissível deste consumo dentro de um nível que seja normal.

Quando há consumo excessivo, algo está mal. Isso pode dever-se a:

• Deficiências mecânicas;

• Apertos a precisarem de ajustes;

• Lubrificante inadequado

• Condução demasiado severa.

14 - QUANDO SE DEVE VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO DE MOTOR?

Durante o funcionamento de qualquer motor, haverá sempre algum consumo de óleo.

Infelizmente, uma quantidade enorme de automobilistas nunca verificam o nível do óleo do motor. Muitos não sabem onde fica a vareta de óleo nem o local onde se fazem os atestos. E conhecem-se casos caricatos de automobilistas que tentam atestar através do orifício da vareta…

A verificação do nível do óleo de motor deveria constituir uma rotina periódica (de 500 em 500 km) do automobilista e a par, por exemplo, da verificação da pressão dos pneus e do nível do líquido de refrigeração.

A passagem do nível do traço máximo para o traço mínimo da vareta do óleo, corresponde à falta de uma quantidade significativa na carga do carter. Deixar o nível do óleo descer abaixo do traço mínimo da vareta corresponde a entrar-se num regime de lubrificação problemático, com risco de ocorrer uma gripagem do motor.

A verificação do nível de óleo deve ser feita com o veículo sobre uma superfície plana e o óleo não deve estar muito quente.

E o consumo que eu apresentei estará dentro do normal da Opel?? Já não tenho o manual do carro..já se foi numa das mudanças de casa...

O consumo que apresentas andará na ordem dos 4dl em 7600km.

Há motores que gastam 1l em cada 5000km. Mudas-te o óleo na MIDAS, qual óleo? Qual era o que lá estava antes? Isto de andar a mudar de óleos como quem muda de camisa tem muito que se lhe diga. Agora 4dl e pelos trajectos (curtos) que fazes não me parece nada de mais.

Voltar
Superior