Consultor de software

Boa noite,

Poderei vir a ter a possibilidade de estar nesta área.
Alguém trabalha nesta área?
Que faz um consultor de software ou consultor técnico?

Qual a remuneração média para um iniciado? e no futuro, qual o salário médio? e que perpectivas de futuro se tem com estas funções?

a quem souber algo sobre consultoria de software, que diga qualquer coisinha [;)]

obrigado

Para consultor, seja de que área for, é necessário ter conhecimentos da área em que se vai ser consultor!

Se não percebes (não estou a dizer que não percebes) nada de pcs, software, etc, não me parece que seja boa ideia ires para consultor na área de informática!

Como já foi dito o termo consultor é muito abrangente: podes ir só aconselhar, como até meter as mãos e desenvolver o que o cliente quer!

Depois podes trabalhar na empresa que te paga ou em outsourcing (na empresa que paga à tua empresa)...

Eu na empresa em que trabalho sou o que eu chamo um "McGuyver", faço desenvolvimento, documentação, suporte a clientes, publicidade, consultoria, etc! Daí estar a dizer que podes ir fazer mil e uma coisas distintas e para isso precisas de dominar a área.

Espero ter ajudado[;)]

Última edição:
isto é para começar como estagiário, e pelas indicações do coordenador do curso, o estagiario não vai tirar fotocópias, e caso a empresa queira fazer-lhe isso, o coordenador, coloca o estagiario noutra empresa... nisso, esta escola parece boa [;)]

E se precisares de uma fotocópia? quem é que ta tira [:)] ? Estou a brincar...não "deixes" que te ponham a tirar fotocópias para eles...tiras as tuas e pronto! No outro dia fui a um cliente e ouvi lá uma pessoa a chamar por uma Engª qualquer que lá estava para lhe ir fechar a porta porque tinha o cu pesado de mais para se levantar ela...enfim! Comigo isso não dava...as pessoas sujeitam-se a cada uma!

desde já agradeço todas as respostas... apr:)

quando for à entrevista, tenho mesmo que perguntar o que irá o consultor fazer.

já agora, que questões acham importantes eu fazer? claro que depende muito da empresa, mas há sempre aquelas questões mais gerais, que convém fazer... e como a minha experiencia de entrevistas é pouca, todas as ajudas são bem vindas [;)]

convém demonstrar interesse, por isso, essas questões podem ser fundamentais....

Que questões acham importantes eu fazer? claro que depende muito da empresa, mas há sempre aquelas questões mais gerais, que convém fazer... e como a minha experiencia de entrevistas é pouca, todas as ajudas são bem vindas [;)]

convém demonstrar interesse, por isso, essas questões podem ser fundamentais....

Que questões acham importantes eu fazer? claro que depende muito da empresa, mas há sempre aquelas questões mais gerais, que convém fazer... e como a minha experiencia de entrevistas é pouca, todas as ajudas são bem vindas [;)]

questões importantes:

perguntar em que consiste o trabalho, quais serão as tuas funções e as tuas responsabilidades.

se iras trabalhar nas instalações da empresa ou nas instalações de algum cliente.

apesar de estares em estágio, pergunta com é a sensibilidade da empresa para tirares uma manha ou uma tarde se precisares de ir tratar de assuntos pessoais, mas nem fales em férias.

se tens que usar roupa formal (fato e gravata) ou informal (limita-te aos jeans normais ás camisas/polos porque t-shirts, calções ou jeans rasgados e a mostrar as cuecas não são roupa informal, são roupa pirosa) enquanto esperar pela entrevista podes ir topando o ambiente da empresa, mas se não conseguires topar como as pessoas se vestem, então pergunta.

questões importantes:

perguntar em que consiste o trabalho, quais serão as tuas funções e as tuas responsabilidades.

se iras trabalhar nas instalações da empresa ou nas instalações de algum cliente.

apesar de estares em estágio, pergunta com é a sensibilidade da empresa para tirares uma manha ou uma tarde se precisares de ir tratar de assuntos pessoais, mas nem fales em férias.

se tens que usar roupa formal (fato e gravata) ou informal (limita-te aos jeans normais ás camisas/polos porque t-shirts, calções ou jeans rasgados e a mostrar as cuecas não são roupa informal, são roupa pirosa) enquanto esperar pela entrevista podes ir topando o ambiente da empresa, mas se não conseguires topar como as pessoas se vestem, então pergunta.

obrigado pelas dicas apr:)
são valiosas [;)]

aguardo mais pessoal [kiss]

questões importantes:

Acho que deve perguntar tudo o que precise: férias, ordenado, outras regalias como telemovel, carro, etc, subsidios de alimenteção e de deslocação, tempo previsto de trabalho e se após esse tempo entra para os quadros ou não, se tem ou não contrato a termo ou sem termo! Eles têm que responder a isto tudo porque o LH vai querer saber se lhe interessa ou não...Horário de entrada, saída e almoço...Mais mais importante que isto tudo é o que se vai fazer...só depois de se saber isso é que se vê tudo o resto...porque se as funções não interessam ou não se adpatam aos teus conhecimentos, esquece!

Eu acho que o termo "consultor" é um pouco mal abordado na área da Informática. De facto o consultor deveria ser aquela pessoa que ajuda nas tomadas de decisão, mais de alto nível, aconselhando, analisando perspectivas de mercado/negócio/tecnologia.

Em Portugal existem vários termos como consultor funcional, júnior senior, mas muitas vezes na prática o que acontece é que se faz um pouco de tudo - Ajuda-se na tomada de decisão, analisa-se software, programa-se software, instala-se e dá-se manutenção/formação. Isto é de facto o que pode acontecer em diversos casos.

Tenho familiar em Lisboa que é Consultor e tanto está nas suas tarefas de consultor como está a programar ou a arranjar um pc...não há milagres!!!

E fica também um conselho: para as empresas um trabalhador geralmente significa apenas um gasto em retorno de mão-se-obra, que pode ser dispensável quando as suas funções não forem necessárias, isto independentemente da área!!!

fui agora ver os tópicos criados por mim e lembrei-me de dar feedback disto...

pois é, lá fui eu para consultor técnico do software artsoft...

comecei com formação e fui acompanhar os colegas mais experientes para efectuar actualizações, algumas configurações e acompanhei-os também em formações...

fiz o estágio e fiquei por mais 1 mês... no entanto, estava exausto do trabalho (mais tarde descobri porque me sentia tão cansado) e como estava muito cansado desisti daquilo... mas até gostava do trabalho, das saídas às empresas, tinha carro, portatil... e ganhava-se 1000€ (mais ou menos)... eu acabei por não os ganhar, estive lá em estágio...

não gostei de estar ao help-desk, mas tinha que ser, calhava a todos...mas não ligo nada àquilo... talvez por algumas das questões colocadas eu não as saber responder, e não tinha apoio dos colegas experientes em tempo útil...

Última edição:
Sabes tirar cafés e fotocópias?

Treina-te para não teres dissabores. [;)]

E só daí a uns 5 anos é que metes as unhas num ERP. [:D]

nesses aspectos tive sorte...

cafés tirava-os só para mim, ou por cortesia, ou cavalheirismo à minha colega e eram de borla quantos eu quizesse... lol

fotocópias acho que só tirei uma cópia do meu bi...

e meti as unhas em menos de 5 dias no erp...

nesses aspectos tive sorte...[;)]

mas chega a acontecer isso. O que é ingrato para quem andou a estudar... já parece aqueles que vão para uma oficina e começam só por limpar peças... mas uns anos mais tarde têm eles uma grande oficina...

fiz o estágio e fiquei por mais 1 mês... no entanto, estava exausto do trabalho (mais tarde descobri porque me sentia tão cansado) e como estava muito cansado desisti daquilo... mas até gostava do trabalho, das saídas às empresas, tinha carro, portatil... e ganhava-se 1000€ (mais ou menos)... eu acabei por não os ganhar, estive lá em estágio...

Podes explicar a razão da tua "exaustão"? Fiquei curioso... (estou a perguntar de forma séria [;)] )

Coincidência o meu 1º post neste tópico coincide com o início da minha carreira nas grandes empresas. Actualmente como consultor, acho que um gajo tem que aturar muita coisa. A maioria dos problemas (99,9%) tem a ver com as pessoas. Ou porque as empresas dependem do fulano xx para fazer isto, ou porque eu é que sei e sou o melhor faço o que quero, enfim, atura-se muita coisa mesmo.

Há muita pressão, stress, responsabilidade, e muitas vezes a atitude do "somos uma equipa de xx", mas é o desgraçado que faz e no fim se correr mal é o desgraçado que come na cabeça!!!

Embora ache que o mal não é geral, acontece um pouco por todo o lado. Felizmente conheço casos de pessoas muito satisfeitas. De alguma forma as experiências que tenho tido enriqueceram-me muito a experiência profissional, mas de uma forma quase geral, desmoralizam um pouco as pessoas. Nota-se entusiasmo, força de vontade, de inovação, é ver alguns passado 2 ou 3 meses [:D]

Felizmente nem toda a experiência foi assim, já tive coisas que correram muito bem, outras que gostei menos, mas de uma forma geral até agora o esforço tem sido recompensando em vários sentidos [;)]

Podes explicar a razão da tua "exaustão"? Fiquei curioso... (estou a perguntar de forma séria [;)] )

cansaço provocado pela hepatite c... na altura nem sabia que tinha... mas como não me sentia bem fui fazer análises ao sangue e acusou... disserem-me que o cansaço ocorre muitas vezes e de forma bastante acentuada... já o senti na pele e ainda hoje me sinto muito cansado... se tivesse bem, o corpo e o cerebro aguentariam muito mais...

Coincidência o meu 1º post neste tópico coincide com o início da minha carreira nas grandes empresas. Actualmente como consultor, acho que um gajo tem que aturar muita coisa. A maioria dos problemas (99,9%) tem a ver com as pessoas. Ou porque as empresas dependem do fulano xx para fazer isto, ou porque eu é que sei e sou o melhor faço o que quero, enfim, atura-se muita coisa mesmo.

Há muita pressão, stress, responsabilidade, e muitas vezes a atitude do "somos uma equipa de xx", mas é o desgraçado que faz e no fim se correr mal é o desgraçado que come na cabeça!!!

Embora ache que o mal não é geral, acontece um pouco por todo o lado. Felizmente conheço casos de pessoas muito satisfeitas. De alguma forma as experiências que tenho tido enriqueceram-me muito a experiência profissional, mas de uma forma quase geral, desmoralizam um pouco as pessoas. Nota-se entusiasmo, força de vontade, de inovação, é ver alguns passado 2 ou 3 meses [:D]

Felizmente nem toda a experiência foi assim, já tive coisas que correram muito bem, outras que gostei menos, mas de uma forma geral até agora o esforço tem sido recompensando em vários sentidos [;)]

Concordo. Comigo aconteceu o mesmo e eu fui consultor fiscal, mas fazia de tudo e mais alguma coisa. Era serviço externo, era traduzir e pesquisar coisas para por na newsletter para mandar aos clientes, fotocópias, mandar faxs, e-mails, fazer pedidos de fundos aos clientes, tratar do correio, fazer pesquisas para o patrão... Enfim... trabalho não faltava, ordenado acima do razoavel para um estagiario (950 € com SA e ST incluidos), meia hora de viagem ir e vir, mas a sensação de ter um lugar na empresa no futuro não era muita, e algumas colegas vai pra lá vai[8b]. Desanimei e despedi-me. E agora ando à procura de outro.

cansaço provocado pela hepatite c... na altura nem sabia que tinha... mas como não me sentia bem fui fazer análises ao sangue e acusou... disserem-me que o cansaço ocorre muitas vezes e de forma bastante acentuada... já o senti na pele e ainda hoje me sinto muito cansado... se tivesse bem, o corpo e o cerebro aguentariam muito mais...

Fónix... Não estava à espera de algo tão trágico :sh) Espero que tenhas recuperado minimamente bem :)

Fónix... Não estava à espera de algo tão trágico :sh) Espero que tenhas recuperado minimamente bem :)

a vida tem-me sido bem lixada... ainda não estou nada bem... só me sinto menos cansado, porque agora estou mais "folgado"... mas mesmo assim, sinto-me cansado e com muitas dificuldades de concentração... infelizmente ainda não foi possível iniciar o tratamento... tenho as plaquetas muito baixas [s)]

Trata da tua saúde em 1º lugar, deixa o resto para depois [;)]

Sem ela não conseguirás fazer nada!!! Não te vais arrepender vais ver!!!

Vejo imenso pessoal que põe as responsabilidades num nível tão prioritário que se esquecem de viver a sua vida um pouco que seja e tratar da sua saúde e qualidade de vida. E é facil caminhar para essa situação principalmente nesta área. A gente deixa sempre esticar a corda mais um bocado porque não custa nada e fazem-se coisas de boa vontade. As vezes temos que nos perguntar a nós mesmos se a situação na qual estamos nos é favorável e tomar medidas.

Principalmente com a saúde no teu estado, eu não hesitava [;)]

Saúde aparte, pessoalmente continuo e continuarei na consultoria. Dado o tipo de mercado e como sou deslocado, já que vim para tão longe (quase 500Kms de casa), aposto na carreira. Quando sinto que a minha missão chegou ao seu cume, ou que começo a estagnar ou ganhar "calos" a mais, toca a mudar! Felizmente tem corrido bem e não me arrependo. Tenho conseguido evoluir em termos profissionais e salariais que vão ao encontro da qualidade do meu trabalho!

Trata da tua saúde em 1º lugar, deixa o resto para depois [;)]

Sem ela não conseguirás fazer nada!!! Não te vais arrepender vais ver!!!

Vejo imenso pessoal que põe as responsabilidades num nível tão prioritário que se esquecem de viver a sua vida um pouco que seja e tratar da sua saúde e qualidade de vida. E é facil caminhar para essa situação principalmente nesta área. A gente deixa sempre esticar a corda mais um bocado porque não custa nada e fazem-se coisas de boa vontade. As vezes temos que nos perguntar a nós mesmos se a situação na qual estamos nos é favorável e tomar medidas.

Principalmente com a saúde no teu estado, eu não hesitava [;)]

Saúde aparte, pessoalmente continuo e continuarei na consultoria. Dado o tipo de mercado e como sou deslocado, já que vim para tão longe (quase 500Kms de casa), aposto na carreira. Quando sinto que a minha missão chegou ao seu cume, ou que começo a estagnar ou ganhar "calos" a mais, toca a mudar! Felizmente tem corrido bem e não me arrependo. Tenho conseguido evoluir em termos profissionais e salariais que vão ao encontro da qualidade do meu trabalho!

infelizmente não está ao meu alcance fazer nada... tenho que aguardar análises clinicas, os médicos têm que ir estudando a evolução do estado... depois tem que se iniciar o tratamento para as plaquetas e só depois posso iniciar o tratamento para hepatite... contudo a médica diz que a evuloção da hepatite é muito lenta e que não há perigo em se avançar na recuperação com calma, aliás é o recomendado... convém eu estar preparado fisica e psicologicamente para o tratamento que pelos vistos é bem complicado e doloroso...

infelizmente apanhei isto (só pode ter sido por isso) quando precisei de transfusões de sangue... em 1988 ou 1989 onde o controlo da qualidade do sangue não era tão rigoroso... eu nunca na minha adolescencia cometi riscos de apanhar doenças ou de ficar agarrado a drogas, e mesmo assim tive que apanhar doenças que normalmente estão associadas a este contexto...

obrigado... [;)]

diz-me lá no outro tópico, se o auris puxa bem ou não... lol... queria saber se puxa como aquele corolla que meti no link...

Voltar
Superior