Conflitos Armados !

Excalibur

Banido
Á pouco, na hora do jantar surgiu-nos uma duvida.

Quais as principais razões para os conflitos armados/guerras ?

E ai surgiram maioritáriamente 3 duvidas.

Qual é a vossa opinião ?

Bem isso é demasiado complexo pra se "escarrapachar" assim! Mas um mix de ignorância, com uma pitada de jogos de poderes e um toque de bem forte de intolerância religiosa...

Mas quem diz isto poderia dizer muito mais. Existe um ponto no nosso globo que para semrpe irá ter guerra, o médio-oriente, mais concretamente Israel/Palestina.

Até na Bíblia o diz...

Abraço!

O poder, sempre. É através dele que tudo o resto vem. Não é só o que motiva os conflictos armados é o que motiva praticamente tudo. E vai desde a busca de poder lagítima à obsessiva. Mas é sempre o poder, porque o resto vem por acréscimo.

Acho que neste momento a principal razão dos conflitos armados é o petróleo, já que a economia depende muito disso. Mas outras alturas houve em que divergências religiosas eram a principal razão das guerras..

Bem, eu responderia que os motivos religiosos (Fé/cultos/credos diferentes) são a desculpa cega, imponderada, fanática, moldada ao longo dos tempos pelos motivos culturais/etnicos/raciais, da especificidade de cada família, tribo, nação, país, que, de uma forma ou de outra, acaba por martelar no espírito dos homens a ânsia de poder dominar, ser mais forte que os outros, subjugar o seu semelhante, enaltecer-se pela riqueza que, para muitos, lhes traz a presunção de que são melhores, superiores aos demais...

É a eterna discussão de que "a minha é maior que a tua", "tão bem (...) esgrimida" aqui no fórum e também, por exemplo, nas nossas estradas onde se adora a superioridade relativamente aos demais!...

Ou seja, qualquer motivo serve para motivar os homens a fazerem a guerra, mas a justificação, a desculpa, assenta naqueles três grandes vectores que elencaste!

O ser humano é um ser violento, associado à barbárie em toda a sua história evolutiva conhecida, com uma capacidade incomensurável de fazer mal, de incutir sofrimento do mais vil e atroz ao seu semelhante e de... sentir prazer nisso!...[xx(]

É o único animal que mata por prazer e não por necessidade e o único que, de uma forma canalha, maltrata impiedosamente os seus maiores amigos! Veja-se a forma como, por exemplo, por cá se abandonam os cães e gatos que acabam estraçalhados nas estradas de todo o país na altura das férias...

Por regra temos de ser diferentes. O branco quer ser diferente do preto, o preto quer ser diferente do amarelo, o amarelo quer ser diferente do azul... E quando as cores são todas iguais inventam-se outros motivos. Uns são de um clube, outros de outro...

Quando os clubes não chegam acabamos por embirrar com as manias dos vizinhos e estes com as nossas, com o barulho que eles não deviam fazer a respirar e com os passos que não devíamos dar nas escadas! Os exemplos, estes ou outros, são multiplicados por "n" e quando não existem motivos inventamo-los, simplesmente porque somos assim!...

Peço desculpa pela qualidade da imagem, foi o que se arranjou...

Autor: Bill Watterson;

calvin1er6.jpg

Poder riqueza mas um dos motivos já mto antigo tb é o motivo territorial que motivou mtas guerras ao longe da história.
A guerra pelo território é praticada por grande parte do reino animal ,o homem incluído:)

A minha opinião é que muito provávelmente em partes iguais as principais causas para a ocorrência de conflitos/guerras tenha a ver com os credos/religiões, a ansia do poder/riqueza históricamente também se encontra um pouco associada a cultos religiosos diversos.

Actualmente o poder, o controlo, o dinheiro, comandam e encabeçam as razões para o surguimento de conflitos, não sem que contudo apareçam associados a questões etnicas e religiosas (Bósnia/Kosovo).

O tráfico de armas meus caros não se iludam, embora os EUA tenham grandes interesses na venda de armamento a paises e governantes, é da China, Coreia do Norte e Russia que provêm o grosso do armamento para sublevações, guerrilhas e revoluções por esse mundo fora, e com a queda da Ex URSS, todo aquele arsenal está hoje em "mãos amigas", mãos essa que são amigas do lance mais elevado para a compra do lote de AK47,ou RPG ao Katyusha e LAV anfibio.

No meu entender não é por aqui (tráfico de armas) que os conflitos aumentam, lógicamente quando estes existem alguém se interessa em mantê-los para que o negócio não decaia.

Voltar
Superior