Conduzir mata!

Sim.. e as pedras da calçada,os lápis afiados, os lençóis, e tudo o resto também são.. basta quereres.

Claro que são, mas não são usados de forma totalmente irresponsável pelo mais comum dos mortais.

No caso do povo português o automóvel é uma afirmação e não um meio de locomoção, logo é utilizado para exteriorizar todas as suas frustrações e medos.

No caso de um automóvel não é absolutamente necessário que queiras que ele seja uma arma. Um acidente mata ou mutila pessoas e eu não quero crer que as pessoas têm acidentes propositadamente.

Cumprimentos

Não estou a entender onde é que queres chegar.

Tu com uma pistola não tens obrigatoriamente que matar uma pessoa. Mas podes... Sendo uma pessoa normal, ao volante de um carro, voluntaria ou involuntariamente podes ou não causar um acidente mortal.

O Salazar caiu da cadeira e morreu. A cadeira é um objecto feito para matar? Definição de cadeira: objecto que mata?

Não é um bocado forte para não lhe chamar outra coisa, dizer que um automóvel é uma arma? Ele devia era ser processado pelos responsáveis das marcas em Portugal. É um demagogo ao mais alto nível, discute ideias e está à frente de uma associação com ideais completamente ridículos que nada servem a população, fruto de um trauma que está a viver e respeito (para quem conhece a história do aparecimento da ACAM).

a ver se percebes:

o uso irresponsável de um carro transforma-o numa arma.
o que é uso irresponsável de uma cadeira? é inclinares-te nela e caíres ao chão? o mal aí é teu, e não dos outros.
também não é suposto atirares pedras Às pessoas, nem espetares-lhes canetas no pescoço, nem nada desse género.

o problema é que os carros, no ambito da sua normal utilização, são bastante perigosos. não só para os próprios como para os transeuntes inocentes. assim sendo faz sentido a analogia da arma.

Não estou a entender onde é que queres chegar.

Tu com uma pistola não tens obrigatoriamente que matar uma pessoa. Mas podes... Sendo uma pessoa normal, ao volante de um carro, voluntaria ou involuntariamente podes ou não causar um acidente mortal.

Com uma pistola podes realmente matar, ou não matar um ser humano. Mas, neste país tens de ter uma licença de porte de arma. A mesma é considerada perigosa e é (ou deveria ser) exigida uma licença que teoricamente não está ao alcance de todos.

Quanto ao automóvel, chamar-lhe arma num sentido literal da palavra é realmente muito forte, porém não deixa de o ser.

A principal causa de morte não natural em Portugal é rodoviária, isto é, as pessoas morrem vitimas de um automóvel e de um automobilista.

A culpa não é, como é óbvio, dos automóveis, mas sim dos automobilistas (grupo no qual me insiro). As armas por si só não matam ninguém, o homem mata outros homens, de forma deliberada ou não.

A única coisa que queria transmitir é que conduzir deve ser um acto responsável e não deve ser considerado de ânimo leve.

Cumps.

PS: também não concordo inteiramente com todas as ideias da ACAM.

a ver se percebes:

o que é uso irresponsável de uma cadeira? é inclinares-te nela e caíres ao chão? o mal aí é teu, e não dos outros.
também não é suposto atirares pedras Às pessoas, nem espetares-lhes canetas no pescoço, nem nada desse género.

o problema é que os carros, no ambito da sua normal utilização, são bastante perigosos. não só para os próprios como para os transeuntes inocentes. assim sendo faz sentido a analogia da arma.

Voilà! :D

Eu não diria melhor.

Última edição:
a ver se percebes:

Infelizmente há muita gente que não percebe o que o Luis Capelo disse aqui e muito bem. Mas também as pessoas estão sempre a aprender, e espero que já tenho servido para alguma coisa.

Em relação ao tópico inicial, parece-me excessivo, especialmente tendo em conta a realidade do nosso pais em que a alternativa ao carro em muitos sitios é inexistente.

Não existem ciclovias nem transportes colectivos de qualidade em grande parte do pais. Assim sendo em Portugal vai ter poucas consequências positivas para o planeta.

Infelizmente há muita gente que não percebe o que o Luis Capelo disse aqui e muito bem. Mas também as pessoas estão sempre a aprender, e espero que já tenho servido para alguma coisa.

Em relação ao tópico inicial, parece-me excessivo, especialmente tendo em conta a realidade do nosso pais em que a alternativa ao carro em muitos sitios é inexistente.

Não existem ciclovias nem transportes colectivos de qualidade em grande parte do pais. Assim sendo em Portugal vai ter poucas consequências positivas para o planeta.

Nem infra-estruturas rodoviárias decentes para estes circularem em condições com os respectivos utilizadores.

Grave problema estrutural e de concepção aquitectónica e não só nos ditos aglomerados urabanos que traz graves consequências para o país.

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) com o apoio da Associação Europeia de Editores de Jornais (ENPA), tenta travar a aprovação da directiva comunitária para limitar a publicidade automóvel com frases como as dos maços de tabaco, de que é exemplo: ‘Deixar de conduzir um veículo automóvel reduz as emissões de CO2 e o risco de doenças pulmonares’.

CM

É a dita liberdade de expressão a funcionar.

Voltar
Superior