Conduzir alcoolizado e contraprova

rafaelbr

New member
Boa tarde!

Em janeiro deste ano, um colega de trabalho foi apanhado a conduzir alcoolizado com uma taxa ja considerada crime. No entanto ele pediu para efectuar a contraprova através de exame de sangue. O agente na altura informou-lhe que o resultado chegaria em casa dentro de 15 dias a 2 meses, no entanto ja la vão quase 10 meses e o resultado da análise ainda não chegou. Alguem sabe como funcionam essas coisas? É normal tanta demora? Sei que multas e julgamentos costumam demorar, mas neste caso o que esta a demorar é o simples resultado da contraprova.

Cumprimentos

Boa tarde!

Em janeiro deste ano, um colega de trabalho foi apanhado a conduzir alcoolizado com uma taxa ja considerada crime. No entanto ele pediu para efectuar a contraprova através de exame de sangue. O agente na altura informou-lhe que o resultado chegaria em casa dentro de 15 dias a 2 meses, no entanto ja la vão quase 10 meses e o resultado da análise ainda não chegou. Alguem sabe como funcionam essas coisas? É normal tanta demora? Sei que multas e julgamentos costumam demorar, mas neste caso o que esta a demorar é o simples resultado da contraprova.

Cumprimentos

E ele já contactou a ANSR ou a autoridade que o autuou para se informar do que se passa...?

Essas análises são realizadas pelo Instituto de Medicina Legal e podem demorar vários meses, sendo que em Lisboa não é descabido apontar para os 6 meses.

Embora não saiba os prazos normais nos restantes IML's, 10 meses parece-me muito tempo....

Essas análises são realizadas pelo Instituto de Medicina Legal e podem demorar vários meses, sendo que em Lisboa não é descabido apontar para os 6 meses.

Embora não saiba os prazos normais nos restantes IML's, 10 meses parece-me muito tempo....

Realmente acho estranho o tempo, inda pra mais aconteceu numa cidade mto menor que lisboa e que possuí o IML ao lado do Hospital onde foi recolhido.

Realmente acho estranho o tempo, inda pra mais aconteceu numa cidade mto menor que lisboa e que possuí o IML ao lado do Hospital onde foi recolhido.

O ser ao lado é irrelevante pois são feitos por ordem de chegada, a não ser que haja algum pedido urgente do MP ou da PJ. A questão está na área/numero de ocorrências, sendo Lisboa dos mais congestionados como seria de esperar.

Acho que é errado. O crime de desobediencia é quando recusa-se a fazer qualquer tipo de analise

Sim, desobediência só se se recusar a fazer. Se fizer e requerer contra-prova não há desobediência nenhuma, só se exerce um direito.

Boa tarde!

Cumprimentos

Como já foi dito por alguns users , após a contra-prova a análise sanguinia vai para o IML da área. de facto demora meses até sair o resultado. Após a saída do mesmo a entidade fiscalizadora PSP ou GNR , é notificada do resultado. Se for inferior a 1,2 g/l vai ser levantado o respectivo auto de contra-ordenação e enviado ao infractor. Se for igual ou superior a 1,2 g/l, a PSP ou GNR levantam um auto de notícia por crime de condução sob efeito do alcoól, e esse auto é enviado ao tribunal competente para efectuar depois o julgamento.

Voltar
Superior