conducir pela direita dá multa????

offpring

Banido
boas!! ontem taba um pouco atrazado e tive que fazer algumas ultrapasagens pela direita a mais de 120kms/h, na ic19, não sei porque, mais a esquerda tava pessoal a "pastar" mais na direita não havia quase nimguem é a mania do poessoal ir a e empatar os outros, em essas ultrapasagens pasei um traço continuo, será que é possivel eu vir ter uma multa em casa daqui alguns dias?? naõ é costume fazer isto, é alguma contra-ordenção grave ou nem por iso?

Última edição:
Quanto a coima:

Regulamento sinalização e trânsito

Artigo 60.​
​
o​

Marcas longitudinais​
1 — As marcas longitudinais, referidas no presente
artigo, são linhas apostas na faixa de rodagem, separando
sentidos ou vias de trânsito e com os significados
seguintes:
M1 — linha contínua: significa para o condutor
proibição de a pisar ou transpor e, bem assim,
o dever de transitar à sua direita, quando aquela
fizer a separação de sentidos de trânsito;​

...

Artigo 65.​
​
o​

Sanções​
Quem infringir as prescrições impostas pelas marcas
rodoviárias é sancionado:​
a​
​
​
) Com coima de 10 000$ a 50 000$, quando se
trate das marcas M1, M3, quando a linha mais
próxima do condutor for contínua, M7, M8 e
M8a;
​

CE
Artigo 146.º​
Contra-ordenações muito graves​
No exercício da condução consideram-se muito graves as seguintes contra-ordenações:
...​
​
​

o) A transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua delimitadora de
sentidos de trânsito ou de uma linha mista com o mesmo significado;
​

...

boas!! ontem taba um pouco atrazado e tive que fazer algumas ultrapasagens pela direita a mais de 120kms/h, na ic19, não sei porque, mais a esquerda tava pessoal a "pastar" mais na direita não havia quase nimguem é a mania do poessoal ir a e empatar os outros, em essas ultrapasagens pasei um traço continuo, será que é possivel eu vir ter uma multa em casa daqui alguns dias?? naõ é costume fazer isto, é alguma contra-ordenção grave ou nem por iso?

Estás a perguntar em relação ao texto...
ao facto de ires a mais de 120...,
ultrapassares pela direita... ou a pisar o traço contínuo?

Pelo texto não me parece, aqui a malta é tudo na boa. Em relação a quaisquer uma das outras...põe-te a toques.[:D] [:D]

post: isto foi no trajecto entre alfragide-sintra, em donde não á nenhum radar,nem operação stop e nem fui mandado parar por algum agente da autoridade.

Estás a perguntar em relação ao texto...
ao facto de ires a mais de 120...,
ultrapassares pela direita... ou a pisar o traço contínuo?

Pelo texto não me parece, aqui a malta é tudo na boa. Em relação a quaisquer uma das outras...põe-te a toques.[:D] [:D]

Pois, tens razão, não são duas, mas 3.

Excesso de velocidade, no IC 19, dependendo do trajecto são 80 ou 90 a velocidade máxima (não me recordo se há zonas de 100)

post: isto foi no trajecto entre alfragide-sintra, em donde não á nenhum radar,nem operação stop e nem fui mandado parar por algum agente da autoridade.

Se vais apanhar ou não, ninguem sabe, mas é provavel que não...

Se chegar alguma coisa a casa, pode ser por qq uma das 3, maior probabilidade para o excesso de velocidade.

Respondendo à questão inicial:

"Conduzir pela direita dá multa????"... a resposta é não.

Se fosse "Ultrapassar pela direita dá multa????" ... a resposta aí já é sim.

conducir pela derecha??? si, vale, me gusta, cariño...

Como o Jarod já disse, conduzir pela direita não dá multa, mas tu não andaste a conduzir pela direita...

tu andaste a fazer slaloms em excesso de velocidade, por cima de linhas contínuas... e isso acho que dá multa, e apreenssão de carta...

Ultrapassar significa mudança de faixa de rodagem ou não?

Se for na minha faixa e passar um carro que circule mais á esquerda, sem nunca mudar de faixa, é considerado ultrapassagem ou não?

Ultrapassar significa mudança de faixa de rodagem ou não?

Se for na minha faixa e passar um carro que circule mais á esquerda, sem nunca mudar de faixa, é considerado ultrapassagem ou não?
sim, é ultrapassagem. a única altura em que não é considerada ultrapassagem é quando:
- segues em transito compacto e a faixa da direita vai mais rápida que a da esquerda.
- segues em faixas com destinos diferentes, em transito citadino

Pois, tens razão, não são duas, mas 3.

Excesso de velocidade, no IC 19, dependendo do trajecto são 80 ou 90 a velocidade máxima (não me recordo se há zonas de 100)

Se vais apanhar ou não, ninguem sabe, mas é provavel que não...

Se chegar alguma coisa a casa, pode ser por qq uma das 3, maior probabilidade para o excesso de velocidade.

O limite de velocidade no IC19 é 100, existe zonas com curvas que limita a velocidade em 80

Depende, numa qualquer via com múltiplas faixas de rodagem, podes ir na da direita por exemplo, sem ultrapassar os limites de velocidade, mas mais rápido que outros veículos à tua esquerda. Nestes casos não é considerada ultrapassagem pela direita.

Depende, numa qualquer via com múltiplas faixas de rodagem, podes ir na da direita por exemplo, sem ultrapassar os limites de velocidade, mas mais rápido que outros veículos à tua esquerda. Nestes casos não é considerada ultrapassagem pela direita.

Remeto para as palavras do utilizador Luís Capelo:

"sim, é ultrapassagem. a única altura em que não é considerada ultrapassagem é quando:
- segues em transito compacto e a faixa da direita vai mais rápida que a da esquerda.
- segues em faixas com destinos diferentes, em transito citadino"

É complectamente impossivel se circular em Portugal sem pisar os traços continuos, e com um veiculo ligeiro, pk com um pesado então...[:cool:]

isto pk os traços na sua maioria estão mal feitos e impossiveis de não serem pisados

se não mostrares que vais ultrapassar de propósito pela direita, n és multado, agora se fores no meio, passares para a dta e ultrapassares é multa...

resumindo... se fores sempre na direita nunca apanhas multa (teoricamente)

Remeto para as palavras do utilizador Luís Capelo:

"sim, é ultrapassagem. a única altura em que não é considerada ultrapassagem é quando:
- segues em faixas com destinos diferentes, em transito citadino"

Foi o que eu disse [;)] .

se não mostrares que vais ultrapassar de propósito pela direita, n és multado, agora se fores no meio, passares para a dta e ultrapassares é multa...

resumindo... se fores sempre na direita nunca apanhas multa (teoricamente)

completamente errado. volta a ler o meu post anterior para ficares a saber as situações em que realmente não és multado.

Voltar
Superior