Comprar Portatil - O que recomendam ?

v7

Banido
Tenho que comprar um portatil o que recomendam ?

Quais são as características que actualmente vos parecem adequadas ?

- Velocidade de processamento
- Memória RAM
- Disco Rigido

Que processadores são mais recomendáveis ? que marcas de computador ?

Estou inclinado para o tamanho 15/15,5 polegadas

O computador será para trabalhar e para usar várias aplicações como SPSS, convém ser potente.

Isso assim só para mim é chinês [:D]

Que características tem ? Quanto custa ? porque é que o recomendas ?

É, provavelmente, um dos melhores portáteis em termos de processamento, gráfica, ram, altamente configurável (podes trocar componentes ao longo dos anos de forma bastante fácil). É do melhor que podes encontrar...

É, provavelmente, um dos melhores portáteis em termos de processamento, gráfica, ram, altamente configurável (podes trocar componentes ao longo dos anos de forma bastante fácil). É do melhor que podes encontrar...

e mais ? onde se compra ? garantias ? assistências, etc. ?

Que características pode ter ?

Tenho ideia que já estás habituado a um Mac (fixo) podes comprar um portátil da mesma marca que deves ficar bem servido, eu não conheço bem a marca, é só uma sugestão.

Eu só compro HP's.

Quando andava na faculdade, os meus amigos perguntavam-me sempre "então onde está a impressora?!"... fartavam-se de gozar com os seus Asus [:D] todos esses Asus deram chatices... (essa serie que eles compraram foram algo problemáticas, pelo que não quer dizer nada obviamente)

Ate hj, 7 portateis HP, mais dois de torre, Todos a funcionar actualmente, inclusivamente o que comprei para a faculdade, aos anos e anos, e que, como normal num curso de eng informática, levou doses e doses de porrada a programar, a encher aquilo de trabalho, e ate hj foi formatado apenas uma vez, porque queria limpar aquilo do lixo. Funciona hj, tal como no dia em que foi comprado.

Uma colega comprou um igual na altura, decidiu fazer uma recuperação total do sistema, no entanto a meio decidiu que estava farta de esperar, e arrancou a bateria do gajo.. resultado? nunca mais ligou [:D]

Ligou para a assitencia, o gajo depois de ouvir a história diz-lhe: "Olhe, essa historia fica entre nós, a partir de agora se lhe perguntarem, o computador estava bom e de repente deixou de funcionar, ok? Vou ja enviar uma equipa para lhe irem buscar o portatil a casa."

Dia seguinte foram la, e ao fim de uma semana e pouco, telefonaram a dizer que o portatil estava com dificil resolução, e como o tempo máximo de reparação estava a chegar, decidiram dar-lhe um novo.

O meu pai teve uma questão com o dele, por causa da bateria, resolveram-lhe o problema por telefone, apesar do PC estar fora da garantia.

Em termos de assistencia, tanto a HP como a Toshiba, 5 estrelas.

Eu dou muito valor a este ponto, e alem de que a marca nunca me deu problemas, por isso compro HP.

Fica o meu relato, espero ter ajudado.

Pela minha experiência garanto-te que os vaio são produtos medianos com um Value for money péssimo.

Dependendo do budget e do tipo de utilização opta por modelos profissionais e vinca qual o tipo de uso que lhe vais dar, nomeadamente, se usas ferramentas gráficas, se só processamento de texto, se só internet, SPSS e/ou SAS...

Valorizas ecran maior? É que há modelos da Samsung que têm optimo preço para as especificações que possuem.

EDIT:

Exemplos:

http://www.fnac.pt/Samsung-300E5A-S.../a547012?PID=10&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=3&Fr=0

Última edição:
Como as opiniões variam...

Eu tive um HP, um LG e agora tenho um ASUS. Não volto nem ao HP nem ao LG. Tive imensos problemas com os anteriores... e a assistência HP para mim é péssima.

Não podia ter uma opinião mais antagónica do amigo WV

Eu tive um HP problemático (hp dv6149eu, creio) comprado em 2007....mas foi essa série que deu problemas, pelo que pesquisei na net, na altura....algum defeito de concepção...no entanto a assistência foi OK. Avariou na semana anterior a ir para Tenerife (tinha pouco mais de 6 meses), e ficou cá, para arranjar....E no 2º ano de garantia, já em Tenerife, avariou outra vez (mesma coisa).....Apesar de não serem obrigados a dar o 2º ano de garantia noutro país, após um telefonema, mandaram a transportadora a minha casa, e voltou Ok...
Actualmente é a minha irmã que o tem, e está ok, aparte da bateria, que morreu.

Última edição:

Esse portátil Sony é "ultrapassado", utiliza ainda a geração antiga Core i5. Os novos são Sandy Bridge e caso não estejas muito por dentro do assunto, são apresentados com quatro dígitos, por exemplo i5 2430M.

Além de terem muito mais performance, fruto também das novas instruções, nomeadamente o AVX e outras, consomem menos energia, poupando a bateria.

Eu neste momento aconselho sempre SSD, por 150€ já se compram bons de 120GB e é um componente que revoluciona qualquer PC recente. O único entrave é mesmo a capacidade, quem precisar de muitos GB, tem de andar com um disco externo atrás, caso o portátil não possibilite a instalação de dois discos.

Agora tens de ver, se realmente vais usar muito CPU, um Quad Core não seria mal pensado. 8GB também considero obrigatório, principalmente por estarem praticamente ao preço da chuva, se o portátil não tiver de origem, compram-se já kits a menos de 50€ e é sempre uma mais valia.

Quanto a marcas, sinceramente nem merece grande discussão, todas dão problemas quando têm de dar, por isso, é uma escolha pessoal. Vão aparecer aí pessoas a rogar pragas à HP, outras à Asus, outras à Toshiba, Acer, etc... o importante é encontrar a melhor qualidade/preço para o que pretendemos, porque de problemas nenhum está isento de os ter.

Última edição:
Eu não percebo nada de informática a não ser o básico, um utilizador absolutamente normal.

A minha experiência com portáteis e marcas é estranha, já deu inclusivé algumas discussões aqui por casa.

Quando tinha 18 anos comprei o primeiro portátil para a faculdade, um Acer, eu fiquei contentissimo tive o pc durante uns 2 anos, como todos os meus portáteis sempre o transportei à bruta para todo o lado, jogava tudo e mais alguma coisa e nunca avariou. Pela minha experiência recomendei à minha namorada na altura, ela comprou 2 de um modelo semelhante, para ela e para a mãe, foi um desastre, avariaram ambos ainda no primeiro mês, foram para a garantia e sempre tiveram problemas.

Devido a isso mudei para a HP, meu deus que desastre, foi três vezes para a garantia, mudaram-lhe motherboards e discos rigidos, depois mais uma coisa qualquer, depois diziam que era software, depois já não era, tive de comprar o seguinte sem nunca lhe dar o devido uso porque simplesmente não dava para funcionar com aquele computador, demora 10 minutos a ligar, sempre a emperrar.. Tive mais um amigo com HP na altura com problemas semelhantes, para mim queimou-se a HP. A única coisa boa era a assistência que realmente funcionava bem.

Tive depois um Insys, trabalhou bem até que se derreteu todo por dentro e quase que não salvava o disco.

Depois tive para comprar um Asus mas ouvi umas opiniões de amigos que tiveram uns problemas e por isso desisti.

Acabei por comprar Toshiba e (por agora [:D] ) tem sido fantástico, comprei o primeiro à 3 anos, nunca avariou, ainda hoje funciona lá em casa perfeitamente, a assistência é boa, já comprei mais 2 a seguir e sempre sem qualquer tipo de problemas, os 3 trabalham muito bem.

Resumindo para mim (experiência muito vasta!) marca é Toshiba.

Tenho este hà uns meses e tem sido muito bom: Satellite L735-13L - Características do produto - Toshiba

Apenas desiludido com a bateria, mas isso porque vinha de um T130 que tinha 8 horas reais de bateria.

Voltar
Superior