Comprar ou não comprar eis a questão...

pontocom1

New member
Comprar ou não comprar eis a questão...

Boas malta,
Sou novo por estes lados sendo este o meu 1º post.
Chamo-me Ricardo, sou do Porto e gostaria de saber a vossa opinião para o seguinte:

Tenho em vista um negócio de um Cherokee Sport de 12/1999 com 260.000kms azul por 5.500 euros.
Estou com um pouco de receio porque pelo que já li, uns dizem que o motor não é fiavel, outros que se tivermos cuidados não há carro melhor.

O Jeep de aspecto está otimo, os estofos em pele nao apresentam desgaste, apenas o do passageiro, foi sempre assistido na marca.

Acham que devo arriscar a compra?
Que conselhos dão a quem não percebe nada de carros muito menos de motores?
Alguma recomendação para quando for fazer um pequeno test-drive??

Boas

Uma boa forma de obter informação (confusa) é efectuar uma pesquisa por “Cherokee XJ” (nome de código do modelo em causa) ou “VM 2,5 TD” (que é o motor que equipa este modelo) aqui no fórum ou noutro qualquer (p.ex. no Fórum Jeep: http://www.jeepzone.eu/).

De qualquer forma reforço a opinião que já lhe transmiti nas mensagens privadas: se quer um carro que não lhe dê dores de cabeça pela certa, não opte por nenhum equipado com o VM 2.5 TD…digam o que lhe disserem…
Se fosse possível, eu não hesitaria em colocar um motor japonês no meu velhinho Cherokee (mesmo pagando o preço de um pequeno utilitário…[8b]) …foi uma pena a Jeep ter feito esta borrada com um carro estruturalmente e esteticamente quase perfeito (opiniões)…

Abraço e boa sorte.

Boas pontocom,

Bom sei o que estás a pensar há cerca de 2 anos antes de comprar o meu Grand Cherokee 2.5 TD de 99 passei pelo mesmo, toda a gente falava mal do motor VM 2.5, julgo ser o mesmo do que queres comprar. Contra tudo o que me disseram optei por comprar, mesmo o proprio vendedor falou mal dele, arriscando mais ainda o comprei sem garantia para sair mais 1500 ou 2000 euros não me recordo, mais barato.
Posso te dizer que ao longo destes quase 3 anos só gastei dinheiro em revisões e em pneus (pois estes não eram novos).

Acho que a questão é a seguinte, Realmente gostas do Cherokee 2.5 td?
Se ela for positiva vais respeita-lo logo vais ter menos problemas e se os azares acontecerem vai-te custar menos gastar dinheiro em reparações.

Quem corre por gosto não cansa, se gostares mesmo e perceberes um pouco de mecanica podes encontrar peças na internet certamente mais em conta.

Voltando ao motor VM, eu entendo o porquê de tantos problemas, o motor anda, se não sentires o carro vais levar-lo a um maior desgaste, alta rotação combinado com ar condicionado ligado, temperatura sobe. Para os mais distraidos isso resulta em tudo que ouviste "colassas" já cheguei a ouvir "colassas é mato para o VM 2.5" tretas, respeitem o jeep, não é um bmw ou mercedes para andar a mais de 180 na auto-estrada.

Tambem já ouvi dizer "cherokee é 0 no monte" bem não fiz muito tt nem tenho o jeep kitado para tal, mas garanto zerinho não é.

Se realmente gostares do carro, força...

Tem atenção só aos mais de 200.0000 Kms

Última edição:
Boas. Alem de tudo o que ja foi dito se realmente gosta do carro, compra. se tiveres um mecanico de confiança que possa ir contigo ver o jeep era o ideal. Em relação ao preço tem de ser negociado, esse preço vem mais para baixo!

Calma...
Digo atenção aos mais de 200.000 kms porque como não foram feitos por ti, podem ter sido feitos sem cuidado, convem reparar no estado do motor das juntas, do óleo (se possivel saber quantos litros levam de origem e quantos litros está a levar para ficar no nivel certo), verificar se o motor está a babar óleo, dar uma volta para ver o estado do turbo (se ele tiver em mau estado vais notar certamente embora não seja um carro com biturbo [:D])
Todos os Jeeps trazem um guia de revisões se ele o tiver, veja o que foi feito, se não tiver anotado veja os pontos que com esses kms devem ser verificados ou mesmo mudados (tipo correias, polias, estado dos tubos) pelo o aspecto muitas as vezes sabemos mais ao menos o tempo que elas tem. Verificar o estado do radiador, dar uma vista de olhos por baixo ver se tem moças (normalmente associadas ao TT), ver estado dos casquilho, o alinhamento.

Dificilmente estará tudo impecável são coisas que só com o tempo vamos ganhando tacto, mas se tudo que falei tiver pelo menos aceitável já é muito bom.

Concordo com o post anterior em negociar o preço, a não ser que tenha uma garantia 5 *s e a queiras. Se bem que não é um preço exagerado.

Conselho... se for para comprar a primeira coisa a fazer é uma revisão, mesmo que o anterior proprietário a tenha feito. Faça ou mande fazer mas veja tudo que é feito, por experiência próprio muitas vezes os mecánico é sempre a andar quando surge um problema deixam estar como está.

boas de novo
vi o livro de revisoes, esta tudo la. Revisoes feitas antes do tempo, tudo o que tinha de levar levou. levou colassas aos 177mil kms. o antigo dono nunca o meteu no mato.
continuo com receio, mas mais inclinado a fechar negócio.[br:)]

se assim é, força, basta só fazer as revisões na hora certa e fazer kms.

Os receios acho que temos todos em qualquer carro, se o comprares quando andares com ele basta ter atenção ao esforço, claro que faz bem acelarar de vez enquando, mas controlado, não manter o carro durante muito tempo acima das 3700 rotações ele dá-te sinais, se a temperatura começar a ficar mais perto dos 100 graus, é só levantar um pouco o pé ou talvez desligar o ar condicionado. Isto em auto-estradas nas restantes tá sempre ok.

No monte, sinceramente por experiência própria é só te preocupares em não bater numa árvore ou ficar no meio de um lago. Não que me tenha acontecido, que me lembre nunca perdi tracção, o unico problema que tive foi a falta de mais 40mm de altura para ter maior ângulo, mas em breve vai deixar de ser problema [:)]

Se o problema for só receio, compra, como já disse anteriormente se gostares mesmo do bicho, vai-te a ele é uma grande máquina, em todo o tipo de piso, claro que para puro TT precisa de umas alterações como qualquer outro jipe.

Mesmo em JEEPs novos é preciso ter alguma sorte na compra, eu tambem comprei um de 98 com mais de 200.000KM e estou bem satisfeito com ele, faço mato e algumas trialadas e não fica atras dos outros. Como não tenho alterações na suspenção preciso de ir com mais cuidado mas faço tudo e a unica coisa que lhe montei foi uns pneus mistos terra/estrada para maior tracção em off road.

Não tens jipe mais confortavel que esse, que te permite durante a semana ir para o trabalho e ao fim de semana curtires umas passeatas no monte.

Bons JEEPanços

Zorba1960

Boas malta
Muito obrigado a todos pelas respostas e opiniões.
Gostaria de deixar mais uma questão?
É normal não haver uma divisória para tapar a mala do Sport? Tipo uma chapeleira que esconda o que está na mala?
É que este não tem. Se existe alguem sabe onde posso adquirir uma e o preço?

Queria colocar aqui umas fotos do menino, mas nao sei como.

Abraço

Voltar
Superior