Comprar ou alugar casa

O crédito habitação, mesmo nessa janela de tempo, poderá não ter sido boa para muita gente. Muitas vezes, a compra, mesmo com bons juros, pode ser um mau negócio, dependendo muito da compra.

Por outro lado, mesmo na actual situação difícil do crédito habitação, ainda haverá situações que compense face ao arrendamento. E o crédito tem sempre uma vantagem: pode ser negociado a qualquer momento. O arrendamento não, ou pagas, ou sais de casa e o preço será sempre a subir.

Não percebo essa...

o credito pode ser sempre negociado e a renda nao?

o credito ou pagas ou sais e a renda também, se não gostas da renda tentas negociar com o senhorio ameaçando que sais.
Na situação actual conheço muita gente que negociou uma baixa de renda para nao sair ou mesmo manter a renda estável durante uma série de anos.

No arrendamento tens aliás uma margem negocial muito superior à do empréstimo !

Última edição:
Não percebo essa...

o credito pode ser sempre negociado e a renda nao?

o credito ou pagas ou sais e a renda também, se não gostas da renda tentas negociar com o senhorio ameaçando que sais.
Na situação actual conheço muita gente que negociou uma baixa de renda para nao sair ou mesmo manter a renda estável durante uma série de anos.

No arrendamento tens aliás uma margem negocial muito superior à do empréstimo !

A situação actual de transição de rendas é uma situação excepcional.

Tu num arrendamento ficas sujeito a negociar com uma entidade (senhorio), que pode até ter mais interessados na casa (mercado a funcionar). Por outro lado, num crédito bancário podes fazer o contrário e meter os bancos a "concorrer" com propostas para ficarem com o teu crédito, e olha que tens algumas dezenas de bancos em PT para negociar.

A "concorrência" entre oferta de arrendamento é muito mais "fechada/limitada" do que a concorrência no crédito bancário.

É claro que não podem ser 400€ a 30 anos, apenas é credível algo como 400€ em 40 anos, que dá qualquer coisa como 192.000€, que representa os juros baixos envolvidos, ficando apenas à mercê da EURIBOR.

Comprar uma casa nestes moldes é um bom negócio e representa uma excelente taxa bancária, mas ainda assim representa um risco, dado que 40 anos é imenso tempo e porque nada garante que uma casa de 150.000€ em 2004 não valha "apenas" 100.000€ em 2024.

É claro que o custo do usufruto (viver na casa) ajuda bastante a racionalizar a depreciação do bem, mas custa muito a aceitar que se está a pagar um bem há 20 anos que ao fim dos mesmos depreciou em 50.000€ (mais de 33%) e... não esqueçamos que os custos com o condomínio, multiplicados por 40 anos podem ser bastante relevantes

Isso é correcto, mas quem arrenda também perde sempre.

Pegando no meu exemplo atrás, uma casa comprada por 150k e vendida por 110k, mesmo a perder 40k, continua a ser melhor negócio do que arrendar no mesmo local.

Em arrendamento o valor é 100% "perdido", na compra é variável, mas desde que seja uma compra feita com algum cuidado a probabilidade de perder será bem menor.

Nisso estamos todos de acordo. Eu referi isso . Mas tambem salientar que hoje em dia ou se tem dinheiro na mão (o que raro) ou entao tem de ser um GRANDE negocio...

A malta que compra a casa tambem com a ideia de que um dia vai ser deles... Bem...Para alguns sim. Mas para a maioria sera um dia dos seus descendentes (ou nem isso pq entretanto sao vendidas)... Muita gente esquece q ate pagar o ultimo valor a casa nao é propriamente deles.

Como referi comprar compensa mas tem muitos mas... O principal naturalmente a incapacidade de pagar a pronto.

A desvantagem de arrendar continua a ser o preço. Muito proximo de valores de prestacoes de compra. Se a diferença fosse metade mesmo em termos matematicos a questao de "financeiramente compensar" desaparece pq tens de considerar que o dinheiro que sobra pode ser direcionado para investimentos... As pessoas esquecem-se disso. De qq modo arrendar tem valores proximos a comprar. Quando a diferença ja ronda os 30 a 50% ( o que raro ou quase nunca) aí arrendar compensa (como era mais antigamente )

O exemplo anterior remonta a condições de 2004, talvez até finais de 2008.

De facto, actualmente ainda, com as condições actuais de mercado o factor crítico passou a ser o "crédito", não sendo minimamente compensador! Acresce ainda a incerteza do bicho Papão no futuro (Euribor subirá.... de certeza).

Então porque vale a pena sequer pensar em comprar casa em 2013/2014?

PORQUE o preço das casas está a grosso modo mais acessível 30% do que em 2004/2008, por isso é fazer as contas e tomar a decisão acertada

Tu num arrendamento ficas sujeito a negociar com uma entidade (senhorio), que pode até ter mais interessados na casa (mercado a funcionar). Por outro lado, num crédito bancário podes fazer o contrário e meter os bancos a "concorrer" com propostas para ficarem com o teu crédito, e olha que tens algumas dezenas de bancos em PT para negociar.

A "concorrência" entre oferta de arrendamento é muito mais "fechada/limitada" do que a concorrência no crédito bancário.

Não sei se será excepcional, o tempo o dirá, o que eu tenho a certeza que foi excepcional foi o periodo de juros baixos;spreads baixos que o colega forista utilizou para fazer os cálculos de compra de casa [:p]

Não vejo lógica nisso que diz, camarada forista, vai-me desculpar [:D]
Nessa situação que descreveu vários bancos lutam por um cliente e se nao ficarem com um cliente ficam com outro, situação paralela se passa nas casas.

é o mercado que funciona, no caso dos bancos, dinheirodisponivel e bancos vs clientes, no caso das casas, possiveis senhorios vs possiveis inquilinos.

Um bom inquilino vale muito e vi recentemente senhorios a fazerem bons descontos.
Vagou uma casa ao lado a 2/3 do preço e os inquilinos acercam-se do senhorio pedindo uma baixa de preço e o senhorio so tem é que baixar. Se os
inquilinos forem pessoas fiáveis ate baixa mais, para evitar ter a casa desocupada, pagar comissoes a imobiliarias e meter dentro de casa pessoas que nao conhece.

Algo que ainda não vi falado aqui é que os preços das rendas andaram inflacionados muito tempo em PT devido ao risco que era arrendar .
Se se legislar, como já tem sido feito para eliminar parte desse risco, os preços das rendas descem

Última edição:

No mercado de arrendamento cada um sujeita-se ao que se quer ;) O senhorio pode ter muitos interessados, mas de que vale isso se eu não estiver minimamente interessada na casa dele?!

No mercado de arrendamento cada um sujeita-se ao que se quer ;) O senhorio pode ter muitos interessados, mas de que vale isso se eu não estiver minimamente interessada na casa dele?!
Vale que não precisará sequer de iniciar uma negociação contigo, pois tem outros interessados.

Não sei se será excepcional, o tempo o dirá, o que eu tenho a certeza que foi excepcional foi o periodo de juros baixos;spreads baixos que o colega forista utilizou para fazer os cálculos de compra de casa [:p]

Não vejo lógica nisso que diz, camarada forista, vai-me desculpar [:D]
Nessa situação que descreveu vários bancos lutam por um cliente e se nao ficarem com um cliente ficam com outro, situação paralela se passa nas casas.

é o mercado que funciona, no caso dos bancos, dinheirodisponivel e bancos vs clientes, no caso das casas, possiveis senhorios vs possiveis inquilinos.

Um bom inquilino vale muito e vi recentemente senhorios a fazerem bons descontos.
Vagou uma casa ao lado a 2/3 do preço e os inquilinos acercam-se do senhorio pedindo uma baixa de preço e o senhorio so tem é que baixar. Se os
inquilinos forem pessoas fiáveis ate baixa mais, para evitar ter a casa desocupada, pagar comissoes a imobiliarias e meter dentro de casa pessoas que nao conhece.

Algo que ainda não vi falado aqui é que os preços das rendas andaram inflacionados muito tempo em PT devido ao risco que era arrendar .
Se se legislar, como já tem sido feito para eliminar parte desse risco, os preços das rendas descem
Os juros falados são actualmente difíceis mas não impossíveis. As Euribor estão muito baixas e o que está a fazer o credito caro é o spread em geral, e este é sempre negociável e mesmo hoje em dia em situações particulares é possível ter spread a menos de 1%. Até porque muitos imóveis estão na mão dos bancos e o nosso poder negocial é maior.

Quanto ao funcionamento de mercado as coisas não são tão simples. Se eu quero morar num determinado local, tanto faz qual o banco que me financia a casa, todos os bancos são possíveis de contratar, e estamos a falar de muitos mesmo. Basta eu encontrar a casa que pretendo.

mas se eu no local que pretendo morar encontrar apenas duas ou três casas para arrendamento, fico sujeito a negociar apenas com eventuais dois ou três senhorios.

se eu tiver um bom imóvel não vou fazer descontos a ninguém, principalmente se a zona tiver muita procura e pouca oferta. O que o inquilino pode fazer é procurar noutras zonas, mas isso ja não será bem a mesma coisa, pois tem de prescindir da zona que queria.

I told you so.

Esta subida (ou melhor, o fim da descida das rendas) tem paralelo com a parca melhoria económica do país (ou melhor, o fim da descida económica).
Assim que o país melhorar em termos económicos reais (ou seja, quando a população o sentir) vamos assistir à subida das rendas, como defendi anteriormente. Mas estes sinais são ainda muito insignificantes.

É claro que aumentam pois actualmente os bancos só emprestam em condições muito rigorosas e a malta vê-se obrigada a optar mais pelo arrendamento.

Aumenta a procura e os preços acompanham.

Quer a ERA quer a REMAX têm hoje em dia departamentos exclusivamente dedicados ao arrendamento.
eu recentemente (6/4 meses) não senti isso

É claro que aumentam pois actualmente os bancos só emprestam em condições muito rigorosas e a malta vê-se obrigada a optar mais pelo arrendamento.

Aumenta a procura e os preços acompanham.

Quer a ERA quer a REMAX têm hoje em dia departamentos exclusivamente dedicados ao arrendamento.

Aumenta a procura e a oferta está praticamente na mesma :sh)

Continuamos com um parque habitacional preso a tanto enredo legal que nos próximos anos duvido que este cenário mude um mm sequer...

Voltar
Superior