Comprar carro até 3000€

As velas, se forem velas normais, deveriam ter sido trocadas nesta última revisão de Maio (uma vez que o carro tem cerca ade 120K kms. No entanto, se o estado das mesmas foi verificado e estavam em boa condição, não é grave. Mudas na próxima revisão ou mandas tu verificar o estado das mesmas.

Atenção que são 8 velas, 2 por cilindro.

Fiz check-up geral na Honda, é só acusou desgaste da bateria, que eventualmente terá de ser trocada. Tudo o resto aparenta estar em boas condições.

Agora, para uma revisão dos 120k + substituição da correia e ajuste de tensores fizeram-me um orçamento de 1100€. Isto é um bocado abusado, não? :sh)

Fiz check-up geral na Honda, é só acusou desgaste da bateria, que eventualmente terá de ser trocada. Tudo o resto aparenta estar em boas condições.

Agora, para uma revisão dos 120k + substituição da correia e ajuste de tensores fizeram-me um orçamento de 1100€. Isto é um bocado abusado, não? :sh)

Como? Qual foi o concessionário que te deu esse orçamento? Isso só pode ser piada. Isso é um roubo! Nem percebo que substituição de correia é essa. Só pode ser a correia dos acessórios e isso é barato. O Jazz não tem correia de distribuição (o motor é de corrente) como tal não precisa de a substituir. Os carros que usam correia de distribuição é que têm um prazo/quilometragem para a sua substituição (geralmente aos 100k ou 120K) e nessa altura substitui-se também a bomba de água. Essa é uma operação de manutenção algo dispendiosa (mas nunca 1100 euros, muito longe disso). Mas no Jazz isto não se faz porque, como já referi, o motor é de corrente.

Se te fizeram um orçamento, coloca aqui o que eles incluíram nesse orçamento (material e M.O.) para percebermos como chegaram a esse valor absurdo.

O carro não tinha feito recentemente uma revisão? Se foi ao check-up e só apresentou desgaste de bateria, apenas tens que investir numa bateria nova. Atenção que a bateria para o teu Jazz tem um formato pouco habitual. Nem todas as marcas de baterias têm essa medida/formato. A VARTA tem e as baterias desta marca são de boa qualidade. A bateria da VARTA que tens para o teu Jazz é a VARTA BlueDynamic A14 12v 40Ah 330A (Refª 540 126 033). A última que comprei (em Jan de 2019) custou-me €50,38, na Norauto.

Última edição:
Como? Qual foi o concessionário que te deu esse orçamento? Isso só pode ser piada. Isso é um roubo! Nem percebo que substituição de correia é essa. Só pode ser a correia dos acessórios e isso é barato. O Jazz não tem correia de distribuição (o motor é de corrente) como tal não precisa de a substituir. Os carros que usam correia de distribuição é que têm um prazo/quilometragem para a sua substituição (geralmente aos 100k ou 120K) e nessa altura substitui-se também a bomba de água. Essa é uma operação de manutenção algo dispendiosa (mas nunca 1100 euros, muito longe disso). Mas no Jazz isto não se faz porque, como já referi, o motor é de corrente.

Se te fizeram um orçamento, coloca aqui o que eles incluíram nesse orçamento (material e M.O.) para percebermos como chegaram a esse valor absurdo.

O carro não tinha feito recentemente uma revisão? Se foi ao check-up e só apresentou desgaste de bateria, apenas tens que investir numa bateria nova. Atenção que a bateria para o teu Jazz tem um formato pouco habitual. Nem todas as marcas de baterias têm essa medida/formato. A VARTA tem e as baterias desta marca são de boa qualidade. A bateria da VARTA que tens para o teu Jazz é a VARTA BlueDynamic A14 12v 40Ah 330A (Refª 540 126 033). A última que comprei (em Jan de 2019) custou-me €50,38, na Norauto.

Foi na Santogal Alfragide. Falei com eles por telefone e foi aí que me falaram pela primeira vez dos 1100€. Disse que iria pensar mas que gostava de ver um orçamento em papel. Quando lá fui buscar o carro entregaram-me uma folha a dizer “revisão 120000km + óleo cx + subst correia e ajuste tensor = 1100€”. Sai a achar que me poderiam estar a passar a perna.

Será melhor comprar eu os óleos e filtros que me indicaste num post anterior, mais a bateria na norauto, e dirigir-me a uma oficina independente para fazerem à substituição ?

Foi na Santogal Alfragide. Falei com eles por telefone e foi aí que me falaram pela primeira vez dos 1100€. Disse que iria pensar mas que gostava de ver um orçamento em papel. Quando lá fui buscar o carro entregaram-me uma folha a dizer “revisão 120000km + óleo cx + subst correia e ajuste tensor = 1100€”. Sai a achar que me poderiam estar a passar a perna.

Será melhor comprar eu os óleos e filtros que me indicaste num post anterior, mais a bateria na norauto, e dirigir-me a uma oficina independente para fazerem à substituição ?

Como já referi, coloca aqui, discriminado, o valor da M.O. e das peças, para podermos avaliar bem esse orçamento. Se te deram um papel apenas com isso que referes escrito, não estamos na presença de um orçamento fidedigno pois não discrimina os valores, apenas apresenta um valor final. Tens que pedir um orçamento discriminado.

O meu conselho é que faças o que já sugeri atrás. Vais à Norauto e mandas substituir a bateria por uma nova da marca VARTA (não tem que ser desta marca, mas é a que eu aconselho). Quanto ao resto, não tens que te preocupar, pois o check-up mostrou estar tudo ok. Com calma, procuras uma oficina independente e vais pedindo orçamento para realizar a manutenção que desejas fazer ao Jazz.

Esquece os concessionários oficiais, porque esse preço é perfeitamente descabido para o valor comercial desse Jazz.

A maioria das oficinas não permite que leves tu o material para eles colocarem (eles também ganham no material), ainda assim sairá mais barato do que levar a um concessionário oficial. Tens é que arranjar uma oficina de confiança. Se conseguires combinar com eles que tu levas o material e eles aceitarem cobrar apenas o trabalho deles, melhor. Mas convém saber o que tens que comprar e, sobretudo, que há material que dá para comprar sem ser na marca e material que convém ser original, p.ex. o líquido de refrigeração, o filtro de gasolina, a panela de escape (cara, mas com uma durabilidade muitíssimo superior, típico caso "o caro sai mais barato"), convém comprar na marca ou igual ao original.

Outra coisa importante, verifica sempre o preço das peças na Honda. Por vezes o original não é muito mais caro. Nestes casos, é preferível optar pelo material original, ainda que possa sair um pouco mais caro.

Última edição:
É preciso é saber o que inclui essa revisão dos 120 mil KM.
Ás tantas inclui amortecedores e mais umas quantas coisas.

Não, será apenas o que está contemplado ser mudado as 120K. A mudança de amortecedores não é considerada uma operação de manutenção regular. A ser necessária a sua substituição, viria discriminada à parte (como o fizeram com a correia de acessórios e ajuste de sensor).

A revisão dos 120K é uma revisão "grande/principal". Existem operações adicionais que devem ser feitas aos 120K. Não é como fazer a revisão dos 80K (que também é considerada uma revisão grande/principal). Penso que já falei nisto, mais para trás neste tópico.

A questão é que o saldanha92 referiu que o carro fez uma revisão recentemente, onde foi trocado algum material. Como tal, não faz sentido voltar a trocar. A Honda ao apresentar no orçamento "revisão dos 120K", está a cobrar uma revisão de 120K com tudo o que está preconizado pela Honda fazer neste tipo de revisão, independentemente do que já foi feito antes.

Seja como for, cobrar €1100 por fazer uma revisão de 120K + substituição correia e ajuste de tensor, num Jazz, é um absurdo.

Última edição:
Vou então proceder à troca de bateria na Norauto, que já me deixou ficar mal uma vez, e pedir o orçamento descriminado no concessionário oficial, só para perceber onde foram desencantar este valor. Entretanto vou procurando uma oficina de confiança e que saiba trabalhar bem com estes automóveis.

Conseguem fazer alguma recomendação de uma oficina na zona de Lisboa/Margem Sul? (se preferirem enviem PM).

Continuo a achar que esses 1100 euros só pode ser com mais coisas alem da revisão normal.
Afinal, que oficina iria na parvoíce de fazer uma revisãoe pouco mais a mais de 1000 euros?

Vou então proceder à troca de bateria na Norauto, que já me deixou ficar mal uma vez, e pedir o orçamento descriminado no concessionário oficial, só para perceber onde foram desencantar este valor. Entretanto vou procurando uma oficina de confiança e que saiba trabalhar bem com estes automóveis.

Conseguem fazer alguma recomendação de uma oficina na zona de Lisboa/Margem Sul? (se preferirem enviem PM).

Trocar uma bateria não tem nada que saber. Até tu o podes fazer. Não vejo que a Norauto (passe a publicidade) possa fazer mal esse serviço. Apenas referi a Norauto pois foi lá que comprei essa bateria e o preço foi muito em conta. Mas não tem que ser na Norauto, muitas casas vendem baterias da VARTA. É só pesquisar e ver onde encontras a melhor preço.

Quanto a oficinas eu moro na Margem Sul e levava o Jazz a uma oficina em Lisboa onde trabalha (em horário pós-laboral, só depois das 19h) um mecânico da Santomar. É pessoa de confiança e muito competente. Se estiveres interessado envia PM.

Voltar
Superior